NOVA AURORA

POLÍCIA

11º BPM celebra 48 anos de fundação com solenidade em Campo Mourão

Publicado em

Na manhã desta quarta-feira (23), o 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) comemorou seus 48 anos de existência com uma solenidade marcada por homenagens e reconhecimentos, realizada na cidade de Campo Mourão. O evento reuniu autoridades civis e militares, representantes da comunidade e familiares dos homenageados, em um momento de celebração da história, dos valores e da missão da Polícia Militar do Paraná na região Centro-Oeste do estado.

A história da Polícia Militar em Campo Mourão começou a se consolidar em 25 de junho de 1968, com a instalação da 2ª Companhia subordinada ao 7º BPM, com sede em Cruzeiro do Oeste. Em 31 de agosto de 1976, foi criada a Companhia Independente de Campo Mourão. Finalmente, por meio do Decreto nº 3.239, de 19 de abril de 1977, nasceu oficialmente o 11º BPM, inicialmente instalado no Jardim Flórida, onde hoje funciona o Tiro de Guerra. Em 1997, a unidade foi transferida para suas atuais instalações.

Leia Também:  PCPR divulga foto de suspeito de homicídio em Curitiba

Atualmente, o 11º BPM é responsável pelo policiamento ostensivo em vinte municípios da região, atuando com diversas modalidades de policiamento e foco na prevenção, combate à criminalidade e proximidade com a comunidade. Mais do que uma unidade operacional, o Batalhão representa o compromisso da Polícia Militar do Paraná com a ordem pública e a paz social.

Durante a solenidade, foram entregues diversas condecorações a militares e civis que se destacaram por suas contribuições à segurança pública. Entre elas, a Medalha “Sentinela do Centro-Oeste”, instituída pela Portaria nº 822/2013 do Comando-Geral da PMPR, concedida a personalidades e instituições pelos relevantes serviços prestados à corporação nos municípios da área de atuação do 11º BPM.

Também foram entregues a Medalha de Sangue, destinada ao policial militar ferido gravemente em serviço, e a Medalha de Ouro, concedida ao militar estadual que completa 30 anos de serviço com conduta exemplar. Além disso, policiais com 10 anos de dedicação à corporação foram agraciados com a Medalha de Bronze, símbolo de reconhecimento pela lealdade, comprometimento e serviço prestado à sociedade paranaense.

Leia Também:  PCPR prende homem condenado de tráfico por drogas e receptação em Piraí do Sul

A solenidade destacou não apenas o passado de conquistas, mas também o presente de dedicação dos homens e mulheres que integram o 11º BPM. O evento foi encerrado com o sentimento de honra e gratidão a todos que contribuíram e seguem contribuindo para a construção de uma Polícia Militar cada vez mais próxima e eficaz junto à comunidade.

A solenidade contou com a presença do comandante-geral em exercício da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer; do prefeito de Campo Mourão, Douglas Fabrício; do diretor de Inteligência da Polícia Militar, coronel Elielton Márcio Paz da Rocha; do coronel QOPM Edson Kamakawa, respondente pelo 3º Comando Regional de Polícia Militar e comandante do 7º BPM; do promotor de Justiça de Campo Mourão, Linson Luis Pereira; do comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Campo Mourão, tenente-coronel Willian Dieimes Silveira; além de demais autoridades civis e militares.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍCIA

PMPR lança Operação Diakopí I no Noroeste do Estado

Published

on

By

Na tarde desta quarta-feira (23), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) deu início à Operação Diakopí I, uma ação estratégica voltada ao reforço da segurança pública em toda a área do 3º Comando Regional de Polícia Militar (3º CRPM), que abrange 116 municípios do Noroeste paranaense.

Com o objetivo de intensificar o policiamento ostensivo em pontos estratégicos — locais com grande circulação de pessoas e áreas com maior incidência criminal —, a iniciativa visa ampliar a segurança da população e contribuir diretamente para a redução dos índices de criminalidade na região.

A solenidade de lançamento foi realizada na cidade de Cianorte, que servirá como base operacional das equipes destacadas para a missão. Estão empenhadas na operação as equipes de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) das unidades subordinadas ao 3º CRPM, além das Rondas Ostensivas com Motocicletas (ROCAM), e do Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE). Unidades especializadas como o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), o Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAMB-FV) e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) também participam da ação, reforçando a atuação integrada em toda a área de abrangência. Além da Polícia Civil do Paraná.

Leia Também:  PCPR prende homem condenado por estupro de vulnerável em Araucária

A cerimônia contou com a presença do Comandante-Geral da PMPR em exercício, coronel Paulo Henrique Semer; do Secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira; do comandante do Comando de Missões Especiais da PMPR, coronel Paulo Renato Aparecido Siloto; coronel Edson Kamakawa, respondente pelo 3º Comando Regional de Polícia Militar e comandante do 7º BPM, o prefeito de Cianorte, Marco Franzato, a prefeita de Japurá, Adriana Polizer; o prefeito de Jussara, Moacir Luiz Pereira (Tatinha, demais autoridades civis e militares.

A Operação Diakopí I representa mais uma etapa do planejamento estratégico da Polícia Militar do Paraná, com foco na presença ostensiva, no enfrentamento à criminalidade e na promoção de um ambiente mais seguro para os cidadãos paranaenses.

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA