NOVA AURORA

PARANÁ

No Paraná, conferência do G20 + Favelas é realizada no Complexo Penitenciário de Piraquara

Publicado em

A Etapa Paranaense da Conferência Nacional do G20 + Favelas aconteceu no Complexo Penitenciário de Piraquara, nesta quinta-feira (22), com foco em ouvir e dar voz a pessoas privadas de liberdade. No caso do sistema prisional, participaram mulheres de 19 a 26 anos e homens na faixa etária de 19 a 35.

A ação, realizada no Centro de Integração Social de Piraquara (CIS) e na Penitenciária Estadual de Piraquara – Unidade de Segurança (PCE – US), foi organizada pela Central Única das Favelas (CUFA) e pelo Núcleo de Política sobre Drogas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp/PR).

Por meio de rodas de conversa e escuta ativa, o encontro, que contou com integrantes de CUFA, abordou temas como trajetórias de vida, moradia, pobreza, aliciamento, evasão escolar, oportunidades e projetos para um futuro melhor.

A iniciativa foi realizada em vários estados com diferentes grupos de juventudes em situação de vulnerabilidade social: quilombolas, indígenas, ribeirinhos, pessoas em situação de rua e LGBTQIA+, sempre buscando dar voz às pessoas marginalizadas e permitindo uma abordagem mais inclusiva na agenda internacional do G20. No Paraná, a ação foi voltada para as pessoas privadas de liberdade, sendo essa a primeira vez que algo semelhante ocorre nas conferências.

O diretor adjunto da PPPR, Maurício Ferracini, destacou a importância da ação nas unidades penais. “Quando recebemos essa possibilidade de ter apoio institucional, participando de palestras e contando com todo esse trabalho realizado pelo G20, abraçamos a oportunidade, pois são instituições que têm uma visão humana, digna e buscam a justiça social. Realizar esse trabalho em um ambiente com pessoas privadas de liberdade é uma maneira eficaz de prepará-las para o convívio social”.

Leia Também:  Após missão internacional, Estado firma acordo com empresa japonesa de tratamento de esgoto

Para o presidente estadual da CUFA Paraná, José Antonio Campos Jardim, a união entre as instituições é muito importante ao propor que todos os setores da sociedade possam expressar seus pontos de vista.

“Esse encontro marca um passo crucial para amplificar as vozes. Nossa proposta é, sobretudo, ouvir e debater as questões levantadas, proporcionando a oportunidade para que todos possam participar dessa discussão”, disse. “Ter essa chance de estar dentro do sistema penitenciário é de suma importância para nós, considerando que são vozes que, na maioria das vezes, são silenciadas pela condição em que se encontram”, destacou Jardin.

A assessora técnica do Núcleo de Política sobre Drogas Sesp, a policial penal e facilitadora da iniciativa nas unidades prisionais, Renata Himovski Torres, pontuou que a ação é um instrumento da democracia participativa, destacando a importância da parceria entre a PPPR e a Central Única das Favelas (CUFA).

“O foco dessa conferência do G20 Favelas é dar voz e escutar os jovens que estão presos. No Paraná, tivemos a oportunidade de viabilizar a conferência dentro do sistema prisional. A parceria com a CUFA é muito importante para a Secretaria de Segurança Pública, considerando que eles são uma organização da sociedade civil de grande relevância nacional. Estamos muito orgulhosos de termos sido contemplados com essa proposta”, disse ela.

Leia Também:  Estado inicia entrega de 112 mil carteiras aos colégios estaduais, algumas com formato inédito

G20 –  O G20 é um fórum internacional que reúne as 20 maiores economias do mundo para discutir e coordenar políticas econômicas globais. O Brasil está na presidência até dezembro de 2024, o que tem permitido ao país liderar importantes discussões em nível global.

Dentro desse contexto, foi criado o G20 Social, uma plataforma voltada para o debate de questões sociais, como a redução das desigualdades, direitos humanos e sustentabilidade. O G20 Favelas é uma extensão dessa iniciativa, focando em dar voz às populações marginalizadas, como moradores de favelas e periferias, abordando os desafios globais enfrentados por essas comunidades.

As conferências do G20 Favelas, realizadas em todos os estados brasileiros e em outros 41 países, oferecem um espaço para que moradores e lideranças dessas áreas vulneráveis compartilhem suas vivências e proponham soluções para problemas como a fome, pobreza e exclusão social. Ao incluir essas vozes na agenda internacional, o G20 busca criar políticas mais inclusivas e representativas para todos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com 3 mil vagas, inscrições para a Corrida do Porto estão na reta final

Published

on

By

Com o intuito de estreitar os laços com a comunidade local e celebrar o aniversário de 90 anos do Porto de Paranaguá, a 3ª Edição da Corrida do Porto já está movimentando os meios esportivos, turísticos e de ação social. Em menos de 20 dias desde a abertura das inscrições, 2.000 vagas já foram preenchidas. Atualmente, 80% das inscrições foram ocupadas, restando apenas o último lote disponível.

Entre os atletas que irão participar este ano está o parnanguara Tiago Hamilton Rodrigues Teodoro, que irá correr no dia do aniversário de seu pai. “Eu tenho muito orgulho de meu pai ter sido um portuário, de como ele tratou o porto como uma casa. Essa corrida será uma homenagem a ele; vou correr com todo o coração, do início ao fim”, afirmou.

Além do aumento no número de vagas, que passou de 2.000 para 3.000, este ano o evento também contará com um percurso ampliado. Os competidores poderão escolher entre três trajetos: 5,5 km (caminhada e corrida), 10 km (corrida) e 15 km (corrida). Na edição de 2024, a maioria dos competidores eram de outras cidades e estados, o que movimentou o turismo e o comércio da região.

“Com 55% dos atletas vindos de fora de Paranaguá, temos um impacto positivo na rede hoteleira, na gastronomia e no comércio em geral. Além disso, eventos como esse reforçam a identidade cultural e histórica da cidade, valorizando nosso patrimônio e estimulando novas oportunidades para o turismo esportivo e de experiência”, afirmou a secretária de Turismo de Paranaguá, Paula Patrícia Torres Teixeira.

Leia Também:  Estão abertas as inscrições da Corrida de Rua da Sanepar em Ponta Grossa

Além de movimentar a economia e fortalecer a relação porto-cidade, a Corrida apoia ações sociais. As inscrições são revertidas em doações para comunidades vulneráveis. Em 2024, por exemplo, R$ 75 mil foram doados para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, e outra parte da arrecadação foi convertida em 20 toneladas de alimentos, distribuídas para comunidades em Paranaguá.

Neste ano, o valor total arrecadado será revertido para melhorias na infraestrutura do Lar dos Idosos Perseverança e do Asilo São Vicente de Paula, ambos localizados em Paranaguá.

Os atletas podem se inscrever até o dia 13 de maio pelo site Ticket Sports. Cada participante receberá um kit contendo uma mochila, viseira e camiseta personalizadas, que serão entregues em Curitiba, no dia 15 de maio (horário e local a confirmar), e em Paranaguá, nos dias 16 e 17 de maio, no Palácio Taguaré — sexta-feira, das 14h às 18h, e sábado, das 10h às 19h.

Os patrocinadores do evento este ano são as empresas Engine e Cattalini. Após a corrida, os atletas poderão utilizar o espaço de massagem, o espaço Kids e os painéis interativos para fotos dos atletas.

Leia Também:  Após missão internacional, Estado firma acordo com empresa japonesa de tratamento de esgoto

CORRIDA DO PORTO – O evento é pioneiro no Brasil e no mundo, sendo a primeira competição atlética dentro de um cais portuário e entrou no calendário oficial de eventos do município. Para a realização da corrida, as operações portuárias são suspensas durante o evento, e a segurança é reforçada.

A iniciativa também alcançou reconhecimento internacional ao ser premiada na Exposição e Convenção Anual da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), realizada nos Estados Unidos em 2023, na categoria “Eventos Especiais”, destacando-se por sua contribuição ao fortalecimento dos vínculos com a comunidade.

Serviço:

Venda de inscrições online – Corrida do Porto 2025

Valor:  3º lote – R$ 159,00

Site: Ticket Sports

Inscrições até: 13 de maio, às 12h

Data da corrida: 18 de maio

Horário da Corrida: 08h

Local: Porto de Paranaguá

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA