NOVA AURORA

PARANÁ

No Show Rural, IDR-PR vai orientar sobre aplicação de dejetos de criação nas lavouras

Publicado em

A aplicação de dejetos da criação de aves, suínos e bovinos nas lavouras pode reduzir custos, aumentar o retorno econômico e ainda melhorar o solo na propriedade. Essa é a mensagem que o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) divulgará em sua vitrine de tecnologias para manejo do solo e água no Show Rural Coopavel, em Cascavel, no Oeste.

Há anos, pesquisadores do IDR-Paraná desenvolvem estudos para aprimorar o tratamento desses materiais e definir margens seguras para sua aplicação agrícola, pois é rico em nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio.

“Bem utilizados, reduzem a necessidade de adubos químicos, aumentam a produtividade das lavouras e promovem melhorias no solo, principalmente pelo incremento da matéria orgânica e da atividade biológica”, explica a pesquisadora Graziela Barbosa.

Esses resíduos têm alto potencial de poluição do solo e de cursos de água e podem causar impactos ambientais se descartados incorretamente. Por outro lado, podem comprometer as lavouras quando utilizados sem critério. “É preciso entender como usar, o produtor não deve simplesmente descartar o dejeto, tem que aplicar a dose correta”, orienta a pesquisadora.

Leia Também:  Mostra arqueológica traz estudos e peças encontradas durante obras da Ponte da Integração

Na vitrine que o IDR-Paraná montou no Show Rural, o visitante poderá comparar o desempenho da soja submetida a quatro tipos de adubação: fertilizante químico, cama de aviário e dejeto líquido resultante da criação de suínos e de bovinos.

“Vamos ensinar os produtores a avaliar o teor de nutrientes dos dejetos, calcular seu potencial de substituição aos fertilizantes químicos e analisar a viabilidade econômica dessa prática”, destaca Graziela.

OUTRAS AÇÕES – O IDR também tem outras ações no Show Rural. Abordar a fruticultura do ponto de vista técnico e apresentar inovações para o produtor é o objetivo da Vitrine de Fruticultura. O espaço evidencia os avanços na fruticultura e sua relevância no fortalecimento da agricultura familiar. 

A Vitrine apresenta uma ampla variedade de espécies frutíferas, entre elas a acerola, a amora-preta, a banana, os citros, o figo, a goiaba, o mamão, o maracujá, a pitaya e a uva. O público poderá conhecer técnicas modernas de manejo e práticas sustentáveis. A Vitrine foi concebida por uma equipe de profissionais, fruto da integração entre especialistas em extensão e pesquisa do IDR-Paraná que estarão à disposição dos visitantes para compartilhar orientações e esclarecer dúvidas sobre o cultivo de frutas.

Leia Também:  Paraná registra o maior crescimento do Brasil nas exportações no 1º trimestre

O público que visitar o espaço do IDR-Paraná durante o Show Rural Coopavel também terá a oportunidade de conhecer a Vitrine Tecnológica de Agroecologia Vilson Nilson Redel (Vital). Trata-se de uma unidade demonstrativa onde os extensionistas e pesquisadores mostram tecnologias voltadas à agricultura orgânica e agroecologia. Já a Feira da Agricultura Familiar dá uma mostra da diversidade e qualidade do que é produzido. Tradicionalmente o espaço é ocupado por empreendedores que expõem novidades em diversos segmentos como o alimentício e o artesanato.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Investimento de R$ 1,1 milhão vai ampliar abastecimento em Santa Cruz do Monte Castelo

Published

on

By

Santa Cruz de Monte Castelo, no Noroeste do Estado, terá este ano mais um poço para abastecer os moradores da cidade. A Sanepar está finalizando a nova unidade de produção de água que aumenta a capacidade do sistema de abastecimento. Estão sendo investidos mais de R$ 1,1 milhão nas obras e em toda infraestrutura para a operacionalização do poço.

Esse investimento vai garantir o abastecimento da população de Santa Cruz de Monte Castelo de forma contínua, com aumento da produção, com melhorias nas unidades, gerando equilíbrio no sistema. “Vamos aprimorar a disponibilidade de água na cidade de forma geral, garantindo o abastecimento para os próximos cinco anos”, destaca o gerente de Obras da Sanepar na região Noroeste, Marcelo Dias.

O novo poço, perfurado junto ao centro de reservação na área central da cidade, vai contribuir com cerca de 90 mil litros de água por hora. As obras, que devem ser concluídas até outubro, contemplam ainda a casa de tratamento, linhas de recalque e estruturas elétricas que, junto com a estrutura existente, vão manter o índice de 100% de atendimento com água tratada para toda população da cidade. Atualmente o sistema de abastecimento da cidade conta com três poços, duas estações de bombeamento de água, três reservatórios e 93 quilômetros de redes de distribuição de água que levam água tratada e de qualidade para 3.261 imóveis da área urbana.

Leia Também:  Formatura na Academia Militar do Guatupê celebra a conquista de 114 novos aspirantes a oficial

O gerente regional, Heterley Ubaldo de Souza, explica que o serviço de abastecimento de água promove mudanças sociais positivas. “Ele não apenas melhora a saúde, a educação e o meio ambiente, mas também estimula o desenvolvimento, fortalecendo a economia nos municípios”, ressalta Heterley.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA