PARANÁ
Colégio Agrícola de Palotina lidera projeto que já recuperou mais de 260 nascentes na região
Publicado em
25 de abril de 2025por

O “Projeto Educação Ambiental – Recuperação de Nascentes”, que conta com a colaboração de 90 alunos do Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo, da zona rural de Palotina, no Oeste do Estado, está transformando a paisagem da região. Ao unir educação, meio ambiente e responsabilidade social, a iniciativa, que surgiu há quase dez anos, é responsável pela recuperação de 265 nascentes, além da proteção de diversos mananciais da região de Palotina.
O trabalho surgiu como solução para uma demanda antiga dos agricultores da cidade: a falta de água de qualidade para o plantio. Idealizado pela Itaipu Binacional, com o apoio da Prefeitura de Palotina, o projeto propõe – por parte da própria idealizadora – a inclusão dos estudantes como oportunidade de aproximar a escola das necessidades reais da comunidade, ao mesmo tempo em que promove o aprendizado prático.
O convite foi feito com o intuito de enriquecer a formação dos alunos, que agora atuam diretamente na execução do projeto, aplicando em campo os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de geografia, estudo do solo, infraestrutura rural, legislação ambiental e agronegócio.
Sob a orientação de técnicos da prefeitura, os estudantes são responsáveis pelo levantamento dos materiais necessários (geralmente PVC, cascalho, cimento e areia), agendamento com os proprietários da região e mão de obra.
“A participação dos alunos tem sido essencial para o andamento do projeto. Eles não apenas contribuem diretamente com as melhorias nas propriedades rurais, mas também vivenciam, na prática, o que aprendem em sala de aula. É uma troca que beneficia tanto a comunidade quanto a formação dos estudantes”, destaca o técnico agrícola e ambiental da Itaipu Binacional, Nivaldo Antônio Domingos.
MÃO NA MASSA – Funcionando de maneira integrada, a ação é financiada pela Itaipu Binacional, enquanto o município, por meio dos técnicos agrícolas, identifica os pontos de nascentes. Na sequência, ocorrem visitas técnicas e operações de pré-limpeza. Então, os alunos entram em ação.
Com materiais fornecidos pelos proprietários das áreas beneficiadas e contando com transporte e alimentação por parte do município, a cada semana, as turmas saem a campo com a missão de transformar pequenos espaços em fontes renovadas de vida para a produção rural da região.
Equipados com as ferramentas e guiados por professores e técnicos, eles participam de todas as etapas da recuperação das nascentes: desde a escavação e limpeza dos terrenos até a instalação dos materiais para proteção e canalização das águas.
“Esse projeto é uma oportunidade única para os nossos alunos. É quando o conhecimento técnico ganha vida fora da sala de aula. Eles aprendem na prática, atuam junto à comunidade e ainda contribuem para a preservação ambiental”, afirma o diretor do Colégio Agrícola, Gelso Dalla Costa.
Para os estudantes, a vivência vai além do conteúdo técnico. A execução das atividades em campo promove laços, desenvolve habilidades e desperta um novo olhar sobre o papel do profissional agrícola. “Além do conhecimento que me proporcionou sobre preservação, cuidado e importância das nossas águas, também me ajudou a conhecer melhor meus colegas, fazer mais amizades e conhecer novos lugares e ideias”, conta Caio Cesar Rizzo, 17 anos, aluno do 3° ano.
Dariane Amanda Schmidt de Oliveira, 16 anos, também do 3° ano, reforça: “Durante todo o meu período até o momento no Colégio Agrícola, a recuperação de nascentes foi a vivência mais divertida e cheia de conhecimento que eu participei. Desde a identificação da nascente até a recuperação dela, são experiências inimagináveis para quem nunca teve a oportunidade de conhecer e participar desse projeto”.
IMPACTO SOCIAL – Por meio da recuperação das nascentes e garantia do acesso a água de qualidade, a iniciativa tem promovido melhorias diretas na qualidade de vida dos moradores e produtores locais.
“Recuperar nascentes é fundamental para garantir o abastecimento contínuo de água limpa, recurso vital para as lavouras e para a própria sobrevivência das comunidades rurais. Ao restaurar esses pontos de captação, assegura-se não apenas o aumento da quantidade de água disponível, mas também a sua qualidade, uma vez que nascentes bem conservadas filtram naturalmente impurezas e mantêm o equilíbrio dos ecossistemas locais”, explica o diretor da escola.
“É gratificante ver nossos alunos engajados em ações tão importantes, que fortalecem a agricultura familiar e contribuem para a segurança hídrica do nosso Estado”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “Além dos ganhos ambientais, esse projeto ressalta o papel social da escola e de seus estudantes, porque promove o desenvolvimento de cidadãos engajados com a realidade local e comprometidos com a sustentabilidade”.
DESTAQUE NA EXPO PALOTINA 2025 – Assim como em edições anteriores, a Expo Palotina deste ano, que será entre os dias 15 e 18 de maio, contará com a exposição de uma maquete demonstrativa do programa de recuperação de nascentes.
Ao apresentar de forma didática como funciona o processo de preservação e revitalização das nascentes, a iniciativa contribui para sensibilizar o público sobre a importância da proteção dos recursos hídricos, fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas e para o abastecimento das comunidades. A ação reforça o papel da educação ambiental como ferramenta transformadora e estimula o engajamento da sociedade em práticas mais responsáveis com o meio ambiente.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
De Verê para todo o Paraná: agroindústrias familiares conquistam o selo Susaf
Published
33 segundos agoon
25 de abril de 2025By

As agroindústrias Paraíso das abelhas e Tio Bita – Queijos Artesanais, de Verê, no Sudoeste do Estado, já podem comercializar seus produtos por todo Estado após receberem o selo Susaf – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte. O selo é entregue pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).
O chefe do núcleo regional da Seab de Francisco Beltrão, Claudimar Isidoro de Carli, destacou como a conquista do selo Susaf pode potencializar as agroindústrias de Verê.
“A certificação permite que as empresas deem voos maiores, comecem a olhar para fora da janela e ver novos mercados, buscar clientes mais longe do seu município. Permite a comercialização de volumes maiores e, assim, trazer desenvolvimento à sua família e à sua comunidade, lançando produtos cada vez mais saborosos e saudáveis na sua para seus consumidores” disse.
A agroindústria Tio Bita – Queijos Artesanais é de uma pequena propriedade rural de herança familiar do município que desde sua criação produz leite, mas que em 2019 iniciou também a produção de queijos coloniais – o carro-chefe da empresa, destinado em maior parte para merenda escolar.
- Supermercado do mundo: Paraná exporta mais alimentos que países como Japão, Portugal e Coreia do Sul
Com a conquista do selo, Marcos Ambrósio Alves, um dos administradores da empresa, explica que a previsão é expandir a produção. “A indústria produz cerca de 100 quilosde queijo por mês e 300 litros por dia. Agora, com o Susaf, a previsão é aumentar a produção para 500 litros por dia” afirma. Marcos conta que desde que o município de Verê aderiu ao Susaf, no final de 2023, a agroindústria já ansiava por ele.
Paraíso das Abelhas, localizada na comunidade de Plano Azul, na mesma cidade, também é uma agroindústria familiar. Os proprietários Izidoro Itcak e a Lucila Itcak deram continuidade aos trabalhos da apicultura que o pai dela já exercia na propriedade anteriormente.
O casal inicialmente investia em produção de mel a granel em tambores para empresas especializadas, mas em 2023, com o incentivo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em parceria com o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), a família começou a investir na industrialização do mel. Atualmente, conta com aproximadamente 400 colmeias e uma produção anual de 7 toneladas de mel.
Silvonei Pontes, zootecinista do CAPA que representa o casal, fala das possibilidades que a comercialização estadual pode oferecer para o Paraíso das Abelhas. “As agroindústrias com o selo conseguem acessar mercados institucionais. Temos a merenda escolar, por exemplo, que tem demanda por mel, tem o programa Compra Direta também, que é do Governo do Paraná”.
Ele completa que os efeitos da conquista podem ir ainda mais longe. “As agroindústrias conseguem acessar esses mercados e, como consequência, acaba dando mais viabilidade e possibilitando que as famílias ampliem a sua produção com maior sustentabilidade”.
SUSAF – O Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) é um programa do governo estadual criado em 2013, com a lei regulamentada em 2020. A adesão a ele é feita pelo município ou por consórcio de municípios, que garantem que o Serviço de Inspeção Municipal é de excelência e pode ser equiparado ao serviço oferecido pelo Estado.
Em razão disso, as agroindústrias indicadas e certificadas por esse serviço podem vender para todo o território paranaense. O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. Ao aderir ao sistema, as empresas se comprometem a seguir rigorosos padrões de produção e higiene, o que garante a segurança dos alimentos e a satisfação dos consumidores. A fiscalização é feita pelo poder público municipal.
183 municípios já aderiram ao Susaf e entregaram o selo para 113 agroindústrias do Estado. Leila Spengler, chefe do escritório regional de Dois Vizinhos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) explica como o Susaf está beneficiando as agroindústrias e trazendo mais mão de obra.
“Está todo mundo feliz, satisfeito, com a Adapar, com o Governo de Estado e com o IDR-Paraná, por proporcionarem a eles um crescimento da renda familiar. A mão de obra é de jovens que sairiam de suas casas para trabalhar em outros locais, mas com a adesão ao Susaf, retornaram e tomaram a atividade das propriedades de seus pais, dando continuidade a esse trabalho” explica.
Fonte: Governo PR

De Verê para todo o Paraná: agroindústrias familiares conquistam o selo Susaf

PCPR prende cinco pessoas e apreende milhares de unidades de produtos de saúde ilegais

Projeto inclui Feira e Convenção Paranaense de Supermercados (ExpoApras) no Calendário Oficial de Eventos do Paraná

Homenagem aos trabalhadores do Paraná marca a agenda legislativa

Deputados prestigiam sanção da lei que cria Câmara Criminal dedicada a crimes contra a mulher, aprovada em 48h pela Assembleia
PARANÁ


De Verê para todo o Paraná: agroindústrias familiares conquistam o selo Susaf
As agroindústrias Paraíso das abelhas e Tio Bita – Queijos Artesanais, de Verê, no Sudoeste do Estado, já podem comercializar...


PCPR prende cinco pessoas e apreende milhares de unidades de produtos de saúde ilegais
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou uma operação para o combate à comercialização de produtos proibidos pela Agência Nacional...


Estado fortalece vigilância em saúde com novo repasse de R$ 50 milhões aos municípios
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), autorizou o repasse de incentivo financeiro aos...
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade de entrega do Espadim Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta sexta-feira (25), foi realizado o evento de entrega do Espadim Tiradentes, que celebra mais uma etapa do...


Polícia Militar promove reunião comunitária com sindicatos rurais da Região Metropolitana de Curitiba
No período da tarde do dia 23 de abril de 2025, foi realizada uma reunião comunitária promovida pelo Núcleo Regional...


32° Batalhão de Sarandi celebra seu primeiro aniversário
Na manhã desta quinta-feira, 24 de abril, o 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), sediado em Sarandi, celebrou seu...
ENTRETENIMENTO


Bruna Biancardi dá spoiler de enxoval de Mel, nos EUA: ‘Bem acompanhada’
Bruna Biancardi, de 31 anos, que está grávida da segunda filha com Neymar, de 33 anos, está nos Estados Unidos...


Graciele Lacerda e Zezé celebram 4 meses da filha Clara: ‘4 meses da nossa princesa!!!’
Graciele Lacerda, de 44 anos, celebrou, nesta sexta-feira (25), os quatro meses da sua filha com o cantor Zezé Di...


Gretchen faz manutenção capilar e exibe antes e depois: ‘Aguentar três meses’
Gretchen, de 65 anos, fez uma manutenção capilar antes de entrar para o reality show Power Couple com o marido, Esdras de Souza,...
ESPORTES


Bahia brilha na Fonte Nova, vence Atlético Nacional e assume a liderança do grupo F na Libertadores
Em uma noite mágica na Arena Fonte Nova, o Bahia conquistou uma importante vitória sobre o Atlético Nacional, da Colômbia,...


Cruzeiro afunda na Sul-Americana com mais uma derrota
A crise no Cruzeiro se agrava na Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira, o time mineiro visitou o Palestino no Estádio Francisco...


Palmeiras desafia altitude e vence Bolívar na Libertadores com show de Flaco López
Em uma partida emocionante e disputada na altitude de La Paz, o Palmeiras superou o Bolívar por 3 a 2...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça6 dias ago
Desembargador Guido Dobeli
-
PARANÁ6 dias ago
Uyara Torrente no Guairinha e visitas guiadas nos museus integram a agenda cultural
-
POLÍTICA PR3 dias ago
Deputado italiano fala sobre o decreto que restringe a concessão de cidadania italiana
-
POLÍCIA3 dias ago
Comandante-Geral da PMPR visita sede da Axon nos Estados Unidos