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TV Assembleia: programa Arte & Cultura conversa com o organizador do Antonina Blues Festival

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O entrevistado desta semana do programa Arte & Cultura, produzido pela TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Paraná, é um dos grandes agitadores culturais do Litoral paranaense. O programa conversa com o empresário Marcos Maranhão, responsável pela criação do Antonina Blues Festival, que leva grandes nome do gênero à cidade litorânea. Durante o bate-papo, ele falou sobre as origens do festival e sua repercussão. A entrevista vai ao ar nesta quinta-feira, às 13h10, no Canal 10.2 da TV Assembleia, com reprises às sextas-feiras às 17 horas. Na quinta, às 13h30, a atração está disponível no canal do YouTube do Poder Legislativo.

A primeira edição do Antonina Blues Festival ocorreu em 2015, com a participação de músicos paranaenses. Já a última, realizada em agosto de 2024, reuniu atrações nacionais e internacionais do blues e do jazz. Além destes gêneros, o evento gratuito celebra a música instrumental brasileira, o rock e ritmos regionais. “Antes do festival, eu organizava vários shows, mas percebi que o blues tem um público mais cativo. Em 2015 lançamos o primeiro festival com a ideia de que iríamos atender o público desses shows, que era em torno de 150 pessoas. Mais de mil compareceram. Tivemos de reorganizar para a segunda edição”, conta.

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Na edição mais recente, o festival recebeu 32 shows, entre elas três atrações norte-americanas: Big Walker, Michael Dotson e Lorenzo Thompson. Além disso, bandas brasileiras consagradas participaram do line-up. É o caso dos catarinenses da The Headcutters. “Segundo a Polícia Militar, o evento reuniu cerca de 17 mil pessoas. Esta é a mesma população do município, de acordo com o Censo”, revela Maranhão. Neste ano as atrações acontecerem também em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, e em Guaratuba, no Litoral.

Durante o festival, os artistas se apresentam em vários pontos da cidade histórica, como a Praça Feira Mar, a Ponta da Pita, a Estação Ferroviária e o calçadão cultural. Os shows permitem que os turistas conheçam diferentes pontos turísticos. O festival movimenta a gastronomia, hotelaria e lazer da cidade e de municípios da região, como Morretes. “No começo, eu e minha esposa fazíamos tudo. Depois começamos a melhorar, trazendo cervejarias e food tucks para alimentar a cidade. Nos anos seguintes, a própria Antonina começou a criar seu mercado para atender os visitantes”, diz Maranhão. Além dos shows, o festival promove oficinas musicais, palestras sobre a história do blues, capacitação de crianças em contação de histórias e oficina de luthieria, a arte de criar instrumentos de corda.

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O evento nasceu da parceria dos sócios do Hotel Pousada Camboa Antonina, Marcos Maranhão e Vivian Ludwig, e dos proprietários do restaurante Cantina Casa Verde, Andre Furlaneto e Gleisi Catani. Além de empresário, agitador cultural e um dos idealizadores do Antonia Blues Festival, Marcos Maranhão é entusiasta do carnaval e das manifestações artísticas e culturais caiçaras. Antes do festival de blues, o hotel abria espaço para apresentações de músicos paranaenses. “Quando pensamos no formato, era para ser o primeiro festival gratuito do sul do Brasil. A ideia sempre foi a questão da cultura popular, como é o caso do fandango, com o qual tive muito contato”, comenta.

O programa Arte & Cultura traz artistas, músicos, cineastas e comunicadores paranaenses e brasileiros para debater a produção cultural e histórica do Paraná e do Brasil. A cada semana, atração recebe grupos folclóricos, coreógrafos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes. O programa é gravado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, num cenário com piano de cauda e obras do artista paranaense Poty Lazzarotto.

Fonte: ALPR PR

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As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista

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Impulsionar o setor de eventos e do turismo de negócios. Esse é o principal objetivo da Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade presidida pela empreendedora Gislaine Queiroz, entrevistada do programa “Assembleia Entrevista”, que já está no ar na TV Assembleia. Durante um bate-papo descontraído, ela faz uma análise do segmento e fala sobre as expectativas para o ano de 2025, destacando o desejo de estabelecer Curitiba como um destino estratégico e atraente.

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gislaine Queiroz acaba de ser reeleita presidente da CCVB, entidade de fomento turístico, que é independente e sem fins lucrativos, centrada na promoção da Capital do Estado e Região. Para fomentar o setor, a Curitiba Convention atua buscando trazer novos negócios para os associados, fortalecer a representatividade e ampliar a visibilidade do mercado, explorando nichos como o turismo corporativo, industrial e de inovação. “Estamos vendo um crescimento extremamente considerável”, comenta.

“Curitiba sempre foi uma cidade que teve um chamariz para eventos e turismo de negócios”, garante a presidente do CCVB, ao defender o potencial da Capital paranaense. Na opinião dela, uma das principais dificuldades ainda é a ausência de espaços, de uma estrutura com capacidade para atender os grandes eventos. Cita como exemplo, as importantes feiras técnicas que acontecem nos principais centros urbanos do país, e ainda não vêm para a cidade. Enfatiza o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico e social – com benefícios para toda a sociedade, para uma região.

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Na entrevista, aponta também os inúmeros atrativos de Curitiba, como as soluções urbanas, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, culinária diversificada e agenda cultural atraente, e aborda os resultados alcançados pelo segmento. Quando uma empresa se associa ao Curitiba Convention & Visitors Bureau, fundada em 2000, passa a fazer parte de uma comunidade de negócios, e tem acesso a uma série de benefícios. Confira alguns deles: networking (é possível participar de rodadas de negócios e conversas com organizadores de evento de todo o Brasil); visibilidade premium (ao fazer parte de um portfólio de associados indicado ao mercado com a chancela de qualidade); parcerias estratégicas (conhece parceiros para potencializar suas ações); além de eventos de capacitação e inovação, ao ter acesso a workshops e treinamentos.

É só sintonizar na TV Assembleia

O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.

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Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!

Fonte: ALPR PR

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