NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), participa de seminário do TCE para novos prefeitos

Publicado em

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE) promoveu nesta quinta-feira (27), em Campo Mourão, mais uma edição do seminário Início de Mandato – Desafios e Responsabilidades: Preparação para a Abertura de Exercício e Prestação de Contas Eficiente. O deputado estadual Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, foi um dos convidados a falar para os novos gestores de municípios da região.

Curi ressaltou a importância da orientação do TCE para a boa gestão dos recursos públicos. Ele citou que a cooperação entre a Assembleia e o tribunal contribuiu para que o Poder Legislativo do Paraná recebesse o Selo Diamante de Transparência, concedido pela Associação de Tribunais de Contas do Brasil. “Alcançamos a melhor avaliação entre todos os órgãos públicos do Estado”, observou.

“O Tribunal de Contas deixa de ser um órgão apenas punitivo e passa a promover orientação”, acrescentou Curi. Segundo o deputado, a gestão pública precisa avançar na aplicação de tecnologias e inovações, e há determinação dos novos gestores em usar as soluções disponíveis. Ele alertou, contudo, que é fundamental observar os aspectos formais. “É importante, na hora de firmar um contrato ou um convênio, ter este acompanhamento do Tribunal de Contas, para que não haja riscos de questionamentos no futuro”.

Leia Também:  Nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa toma posse na próxima segunda-feira (3)

O deputado também reforçou que a integração e da harmonia entre os poderes é fundamental para o bom momento vivido no Paraná. “É por isso que aqui no Paraná as coisas acontecem. Há bom relacionamento entre os vários Poderes. No mesmo momento, a Assembleia se desloca ao interior em um programa itinerante, o governo estadual promove ações de regionalização e o Tribunal de Contas percorre o Estado orientando os municípios, inclusive com a participação do Ministério Público”, afirmou Curi.

ProGov

O presidente do TCE-PR, conselheiro Ivens Linhares, alertou para os cuidados que os gestores precisam tomar para evitar irregularidades no início do novo mandato. Ele explicou que a Corte passou a avaliar, além das questões formais das contas, os resultados das políticas públicas em cada município, por meio do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov).

O conselheiro Augustinho Zucchi, também presente ao evento em Campo Mourão, destacou a importância da presença do tribunal no Interior. “Nada substitui uma reunião como essa: olho no olho e conversa franca. É uma oportunidade de trocar informações e tirar dúvidas”, apontou ele.

Leia Também:  Deputado Fabio Oliveira (Podemos) apresenta requerimento à concessionária após deslizamento na BR-277

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Em fórum, deputado Fabio Oliveira (Podemos) reforça papel da indústria no desenvolvimento do Paraná

Published

on

By

O deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos), coordenador da Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Paraná, participou nesta sexta-feira (28) do Fórum Regional da Indústria, promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Guarapuava. O evento reuniu mais de 220 lideranças empresariais da regional Campos Gerais/Centro.

Durante sua fala, o parlamentar destacou a importância de descentralizar os debates sobre o setor produtivo, valorizando as realidades regionais do estado:

“A Fiep acerta ao sair de Curitiba e ir até as regionais, mostrando na prática o quanto está comprometida com o desenvolvimento do estado. É ouvindo quem está na ponta que conseguimos avançar de forma consistente”, afirmou.

Fabio Oliveira também chamou atenção para o peso estratégico da indústria no Paraná, especialmente da agroindústria, que representa mais de 50% da produção do setor:

“Quando falamos em desenvolvimento, precisamos entender o papel central da indústria no Paraná. O G7 responde por 98% do PIB estadual, e mais de 30% disso vem diretamente da indústria. A agroindústria é um motor econômico que conecta o campo à cidade, gera empregos e movimenta toda a cadeia produtiva”, destacou.

Leia Também:  Projeto que cria a "Semana Estadual da Economia Criativa’’ é aprovado e segue para sanção do governador

A Fiep, integrante do G7 — grupo das principais entidades do setor produtivo paranaense —, atua em parceria com a Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura, especialmente na fiscalização dos novos contratos de pedágio no estado, evidenciando o compromisso conjunto com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da infraestrutura no Paraná.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA