Com o objetivo de capacitar os alunos e toda comunidade escolar sobre noções de primeiros socorros, o deputado Ney Leprevost protocolou na Assembleia Legislativa o projeto de Lei que cria a “Semana Semestral de Orientação sobre Primeiros Socorros nas Escolas do Paraná”.
“Algumas medidas simples quando tomadas no momento certo podem salvar vidas”, disse Leprevost.
De acordo com o projeto, durante a Semana Semestral de Orientação sobre Primeiros Socorros, os alunos do ensino fundamental e médio, deverão ter aulas sobre primeiros socorros, com o objetivo de informar crianças e jovens sobre os cuidados que podem ser tomados em situações de emergência.
“Conhecer técnicas de primeiros socorros é indispensável em momentos de emergência, enquanto se espera o atendimento médico especializado. Se engasgar ao comer algo, por exemplo, não é raro. Mas quando a situação se agrava, atitudes devem ser tomadas rápido para que o pior não aconteça“, afirma Ney Leprevost.
As crianças requerem uma atenção especial. Eventos simples, como brincar com os colegas no pátio da escola ou comer um lanche na cantina, podem resultar em acidentes inesperados. Isso inclui quedas, fraturas e asfixia por engasgo, por exemplo.
Balas, amendoim e pipoca são alguns dos alimentos mais comuns que causam sufocamento.
Se os primeiros socorros não resolverem é importante que se busque ajuda o quanto antes. A vítima deve ser levada imediatamente ao pronto socorro. Caso não existam unidades próximas, os serviços de emergência Samu (192) ou Bombeiros (193) devem ser acionados.
Da Assessoria