No fim da tarde desta segunda-feira (11), o Espaço cultural da Assembleia Legislativa recebe exposição da artista Celeste Quiroga com a mostra “O Universo de Celeste” que reúne fotos, pinturas e peças da artista. O convite partiu da segunda-secretária da Assembleia, deputada Maria Victória (PP) que destacou a originalidade e autenticidade das peças e obras da artista.
“Celeste é uma artista plástica que estuda pintura desde os 5 anos de idade. Veio da Argentina e mora aqui em Curitiba desde os 12 anos. É uma artista completa, ela faz desde pinturas até bolsas, sempre com couros orgânicos e produtos reciclados. Ela é uma das primeiras pessoas que eu conheço que faz compostagem em casa e é um ser humano diferenciado, visionário. Ela também faz bijuterias, jóias e vários tipos de arte moderna, de arte contemporânea. Ela é uma artista plástica que é um orgulho aqui para o Paraná. As obras estarão expostas aqui no Espaço Cultural ao decorrer da semana e todos podem vir, conhecer e visitar. Com certeza vão gostar bastante.
Na abertura da exposição, a deputada Maria Victória entregou diploma de Menção Honrosa oferecido pela Assembleia Legislativa para a artista Celeste Quiroga, em reconhecimento a sua contínua contribuição para a arte e para cultura do estado do Paraná.
A mostra “O Universo de Celeste” apresenta fotografias, pinturas e bolsas da marca “Cruda 1989” que exemplifica, em uma pequena linha do tempo, algumas das criações de Celeste Quiroga, conhecida por utilizar em suas obras materiais como barro, lixo, plástico, tecido e outros que encontra em seu ateliê ou em caminhadas pelas ruas de Curitiba.
A artista
Nascida na Argentina, Celeste Quiroga mora em Curitiba desde os 12 anos. Cresceu acompanhando e observando a mãe produzindo arte em acessórios e convites e o pai em caricaturas e fotografias.
Aos cinco anos começou a fazer aulas de artes e desde então não parou mais de desenhar, pintar e criar. Artista plástica faz telas abstratas e desenhos focados no feminino e no Universo. Na fotografia trabalha mais com moda fashion e editoriais. Também tem a marca “Cruda 1989” criada para juntar suas paixões pela arte e moda.
“Eu sou Celeste Quiroga, artista plástica, tenho 35 anos e moro em Curitiba há 23 anos. Eu fiquei muito feliz com o convite da deputada Maria Victoria, eu posso felizmente chamá-la de amiga, então eu fiquei muito feliz de ela reconhecer o meu trabalho e eu fico feliz também em estar no espaço que é um lugar da sociedade paranaense, do povo do Paraná. E poder mostrar a minha arte para que as pessoas possam ver um pouquinho mais de um trabalho de ressignificação de materiais e como eu repenso o uso de alguns materiais. Eu trabalho ressignificando retalhos de couro, fazendo bolsas e acessórios em uma marca que eu tenho que se chama Cruda 1989. Nas minhas pinturas, muitas vezes utilizo as misturas de tinta óleo e a tinta acrílica com lixo, tipo plástico, barro, lixo mesmo, literalmente lixo. Meu objetivo é de repensar o consumo, repensar a reutilização dos materiais, de reciclar. É sempre repensar, como a gente pode viver num mundo melhor, cuidando do meio ambiente e mesmo assim, curtindo, estando bem vestido, tendo obras de arte em casa, essa é a ideia”.
A exposição permanece de 11 de novembro até 22 de novembro no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa das 9h às 18h com entrada gratuita.
Fonte: ALPR PR