POLÍTICA PR
Emoção e bom humor marcam homenagem aos Especialistas da Alegria realizada na Assembleia Legislativa
Publicado em
28 de novembro de 2024por
Itajuba Tadeu
Por onde passam eles espalham sorrisos, bom humor, sonhos e gestos de afetos que curam. Esse impacto único do projeto “Especialistas da Alegria” – que tem a marca indelével da solidariedade e da esperança, e é desenvolvido em ambientes hospitalares, foi reconhecido, na noite desta quinta-feira (28), durante solenidade promovida na Assembleia Legislativa do Paraná, por iniciativa do deputado Fabio Oliveira (Podemos).
Segundo o parlamentar, o momento era de celebrar e homenagear os “Especialistas da Alegria”, grupo de palhaços formado por voluntários, que acaba de completar 12 anos. Ele destacou que a presença e a animação deles, representantes de uma arte antiga e universal, transformam os corredores dos hospitais, causando um efeito especial no processo de recuperação, de cura dos pacientes. Oliveira, que durante a sessão usou uma despojada e colorida gravata borboleta, adereço comum entre os palhaços, frisou que os pacientes e seus familiares, passam por situações delicadas, enfrentando momentos de insegurança. O encontro com os “Especialistas da Alegria” acaba fazendo toda a diferença nos tratamentos: “Eles oferecem conforto para quem está nos hospitais”, elogiou.
O compromisso de levar esperança é o que move, há mais de uma década, o voluntário Jefferson Bertoldi, o palhaço Dr. eNe, um dos fundadores do projeto, responsável pela coordenação das atividades. Emocionado com a homenagem, ele falou sobre a trajetória do grupo, que atua desde 2012 em Curitiba, e começou a escrever sua história a partir do encontro de propósitos de um pequeno grupo de amigos. A emoção estava refletida também no rosto e nas palavras da palhaça Drª Fófys (a Regiane Menin), que participa do projeto desde o início, em 18 de outubro de 2012. Ela ressaltou que a trupe de palhaços surgiu embalada por um desejo de desenvolver uma ação nos hospitais. A iniciativa foi crescendo, ganhando forma e hoje tem a missão de humanizar ambientes hospitalares por meio de intervenções artísticas que envolvem pacientes de todas as idades, familiares e profissionais da saúde. “Vocês não sabem a diferença que faz a presença dos voluntários. Muitos estão sozinhos num quarto de hospital”, contou.
Para a voluntária Flávia Bertoldi, a Drª Filó, diretora executiva do projeto, que também se emocionou ao relembrar diversos momentos dessa história e falar sobre os objetivos dos “Especialistas da Alegria”, os contatos com os pacientes, que ocorre com a promoção das inúmeras ações, representam uma verdadeira lição de vida. “Quero agradecer e admirar a coragem do deputado Fabio de colocar 31 palhaços neste Plenário”, brincou. “Cada um de vocês é uma peça única, que brilha e dá força para esse projeto”, disse, ao se dirigir aos presentes. “Atuamos num ambiente desafiador. Transformar a dor em sorrisos não é fácil”, frisou.
Os integrantes do grupo relataram que as intervenções – mais de 500 mil em 12 anos – são feitas em quatro hospitais de Curitiba. Nesse momento, os voluntários se transformam: vestem jalecos brancos, enfeitados com muitos adereços, e o rosto é coberto com a tradicional maquiagem dos palhaços. Assim, vão invadindo os corredores e quartos hospitalares, levando cores e sorrisos. Ali, através de uma linguagem leve, lúdica e com muito humor, buscam se conectar com crianças, adultos, idosos, acompanhantes, funcionários e colaboradores, despertando sentimentos positivos e a alegria.
Primeiro curso de pós-graduação
“A presença deles alivia o sofrimento das nossas crianças com câncer, reduz a ansiedade. Estudos científicos comprovam que fazer rir aumenta a imunidade”, garantiu o médico Robson de Castro Coelho, diretor técnico do Hospital Erastinho, primeira instituição oncopediátrica do Sul do Brasil, onde o grupo atua. “O Erastinho não é o mesmo sem eles”, comentou. O médico, que enalteceu a importância dos “Especialistas da Alegria”, explicou que as atividades lúdicas implementadas nos hospitais exigem um preparo específico e técnico dos voluntários. Por isso, foi lançado pela Escola de Palhaçaria Hospitalar (EPAH) em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a primeira pós-graduação em palhaçaria hospitalar do mundo, um curso inovador que une arte e saúde de forma multidisciplinar, capacitando palhaços para atuarem profissionalmente em ambientes hospitalares e contribuírem para a humanização dos cuidados de saúde.
“São eles que levam saúde em forma de sorrisos”, assegurou Ângela Maria Pattene, paciente oncológica do Hospital Erasto Gaertner, que falou em nome de todos os beneficiados com essa convivência. “Tive a sorte de ser acompanhada, durante meu tratamento, por esses especialistas. Foi muito forte esse apoio, guardo muitas lembranças. Foram momentos inesquecíveis”, complementou. “Sejamos todos como eles, vamos espalhar alegria”, convocou.
Para participar do projeto “Especialistas da Alegria” uma das principais exigências é ter sensibilidade, estar disponível e comprometido a desenvolver a arte da “palhaçaria” no ambiente hospitalar. Atualmente, o grupo conta com uma estrutura fixa formada por voluntários e contratados, que se dedicam a transformar momentos de dor e dificuldade em sorrisos, especialmente entre pacientes oncológicos. Há três anos, eles estão também presentes em Paranaguá, promovendo ações em instituições, escolas e ilhas do Litoral.
Uma encantadora “Palhaçata de Natal”
O clima natalino acabou contagiando a cerimônia. Uma encantadora e mágica apresentação, intitulada “Palhaçata de Natal”, foi interpretada pelos integrantes do grupo “Especialistas da Alegria Kids”, reforçando o clima de celebração e esperança. Durante a solenidade, foram entregues 31 diplomas de Menção Honrosa aos integrantes do projeto, como gesto de reconhecimento pelo trabalho altruísta e impactante, que realizam em prol da saúde emocional e mental de pacientes. Nos diplomas, destaque para a seguinte mensagem: “Votos de congratulações por fazer florescer tudo o que é bom – alegria, esperança, saúde, fé, sonhos e, é claro, muita diversão”.
Presentes na sessão solene, aprovada por unanimidade pelo Parlamento estadual, que lotou o Plenário Waldemar Daros, representantes de inúmeras instituições, amigos, convidados e autoridades. A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais oficiais, e já está disponível no canal oficial do YouTube.
Fonte: ALPR PR
POLÍTICA PR
IFPR anuncia criação de curso de Técnico em Defesa Civil em reunião on-line promovida pelo deputado Goura (PDT)
Published
2 dias agoon
11 de abril de 2025By

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) vai ofertar 500 vagas do curso Técnico em Defesa Civil, sendo que as primeiras 250 poderão estar disponíveis ainda no segundo semestre deste ano. A previsão é que, em 2026, sejam 250 vagas por semestre.
“O anúncio foi feito durante a reunião on-line que promovemos, nesta quinta-feira (10), em favor do fortalecimento da Defesa Civil no Paraná e sobre o nosso PL 689/2024, que institui a Semana Estadual de Prevenção de Desastres e o Dia dos Agentes da Defesa Civil”, informou o deputado estadual Goura (PDT).
“A oferta do curso Técnico em Defesa Civil pelo IFPR é consequência da ação da Reitoria, em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), que está coordenando o processo, e com o Ministério da Educação”, informou Goura.
Novo curso no IFPR
O deputado explicou que a informação foi divulgada pela pró-reitora de Ensino do IFPR, que estava representando o Reitor Adriano William Pereira no evento, Sheila Cristiana de Freitas. “O curso técnico em Defesa Civil terá três anos de duração e está em fase final de aprovação pelo MEC”, disse ela.
A pró-reitora explicou que a oferta do curso no IFPR é resultado de uma parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), que já oferece essa formação.
“O IFC coordena a oferta do curso em Defesa Civil para as cinco regiões do país. O objetivo é fomentar a profissionalização em gestão de riscos e desastres, com a continuidade da oferta de vagas ao longo dos anos”, explicou ela.
“Graças a isso, vamos conseguir fazer com que o IFPR também se torne um polo na oferta desse curso tão importante, levando essa capacitação essencial, com esses quadros de profissionais tão necessários para a prevenção de desastres”, destacou Goura.
Reitor do IFPR
O reitor do IFPR, Adriano Willian da Silva Viana Pereira, parabenizou o deputado Goura pela iniciativa de propor o PL 689/2024. “Uma iniciativa importante diante de um cenário em que muitas pessoas, inclusive políticos, negam as mudanças climáticas e o que o nosso planeta está enfrentando”, comentou.
“Trazer essa reflexão, por meio da criação de uma semana estadual de prevenção de desastres, é muito relevante. Isso porque muitos dos desastres poderiam ser evitados por meio de ações e políticas públicas de contenção e prevenção desses fenômenos e também por novas práticas mais sustentáveis”, destacou o reitor Adriano.
Reunião em favor da Defesa Civil
A reunião on-line para a promoção da Defesa Civil reuniu representantes de instituições estratégicas para a prevenção e a gestão de riscos no estado. Esse evento marcou mais uma etapa de articulação interinstitucional para fortalecer a formação técnica, a capacitação de agentes e a valorização das Defesas Civis Municipais.
Entre os participantes, a pesquisadora Fernanda Dalla Libera Damacena, do Projeto Elos (parceria entre PNUD, SEDEC e CEMADEN), compartilhou os principais dados do diagnóstico nacional sobre as capacidades e necessidades das defesas civis municipais.
Segundo ela, dados do Diagnóstico Municipal em Proteção e Defesa Civil, resultado de levantamento feito em 1.993 municípios brasileiros, realizado pelo Projeto Elos, uma iniciativa do Sedec/MDR, em parceria com o PNUD (ONU) e Cemaden/MCTI, escancara a fragilidade estrutural desses órgãos no país.
Diagnóstico Defesas Municipais
“Os dados revelam que 30% das defesas civis municipais não possuem sequer um computador e mais de 60% operam sem viaturas ou acesso a softwares básicos”, destacou Fernanda. “Mais da metade não conta com celular com internet para comunicar ações de prevenção e apenas 28% têm orçamento próprio, o que limita a autonomia e a capacidade de resposta.”
O diagnóstico mostra que quase metade das defesas civis está lotada diretamente no gabinete do prefeito, “o que pode comprometer a continuidade das ações técnicas.”
Para a especialista, a maior dificuldade apontada no diagnóstico está na fiscalização e controle de ocupações em áreas de risco. “Em meio a tudo isso, um desejo aparece com força: valorização profissional e reconhecimento do trabalho realizado”, destacou.
Importância do PL 689/2024
“Por isso, projetos como o PL 689/2024, que cria a Semana Estadual de Prevenção de Desastres e institui o Dia dos Agentes da Defesa Civil no calendário oficial do Paraná proposta perlo deputado Goura, são importantes”, afirmou.
Também presente na reunião, o major Daniel Lorenzetto, da Defesa Civil do Paraná, falou sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas no estado. Ele chefia a Divisão de Gestão de Riscos e Desastres da CEDEC-PR e é diretor do Centro Universitário de Estudos sobre Desastres.
A coordenadora nacional do curso Técnico em Defesa Civil, Cleonice Maria Beppler, do Instituto Federal Catarinense (IFC), destacou os avanços na oferta da formação a distância, feita em parceria com outras instituições federais. Cleonice é mestre em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial pela UFSC e especialista em Gestão de Emergências.
Reconhecimento profissional
A reunião também contou com a presença de Maicon de Lima Soares, coordenador da Defesa Civil de Campo Largo. Mestrando em Inovação e Tecnologia pelo IFPR e aluno do curso Técnico em Defesa Civil, Maicon trouxe a perspectiva dos gestores municipais e defendeu o reconhecimento dos profissionais que atuam na linha de frente.
“Essa reunião é mais um passo na articulação entre instituições de ensino, órgãos estaduais e gestores locais, em busca de ações mais integradas e efetivas para enfrentar os impactos da crise climática e fortalecer a cultura da prevenção. Por isso, é importante esse PL 689/2024 e a valorização e capacitação das defesas civis municipais”, destacou Maicon.
Construção coletiva
“A nossa proposta, que está sendo construída com a participação de diversos entes e colaboradores, reconhece o trabalho essencial da Defesa Civil e amplia o debate sobre os efeitos da crise climática no estado”, disse.
Pelo projeto, a Semana de Prevenção de Desastres será realizada anualmente na segunda semana de outubro, com ações voltadas à educação, capacitação e mobilização social.
O Dia dos Agentes da Defesa Civil será celebrado todo 10 de abril, como forma de valorização profissional e institucional.
Segundo Goura, além de homenagear os agentes, a iniciativa busca ampliar a cultura da prevenção. “Queremos criar um ambiente permanente de conscientização e resiliência. A Defesa Civil tem um papel estratégico nesse cenário e precisa de mais apoio, estrutura e visibilidade.”
“A crise climática tem intensificado eventos extremos como enchentes, inundações e ondas de calor. É urgente que a sociedade esteja preparada e que os profissionais da Defesa Civil sejam reconhecidos e fortalecidos”, afirmou Goura.
A proposta prevê a realização de palestras, mutirões, campanhas educativas e outras atividades durante a semana, com foco em comunidades de risco. Também abre espaço para parcerias com entidades da sociedade civil e setor privado.
.O texto do projeto também prevê a publicação de materiais educativos, operações de fiscalização e ações de formação continuada. Entre os principais objetivos estão o estímulo à percepção de risco, o fortalecimento das boas práticas e a construção de respostas mais eficazes aos desastres.
“Não é só uma data no calendário. É uma política pública de prevenção e valorização de quem está na linha de frente. Esperamos contar com o apoio dos colegas parlamentares para aprovar essa pauta tão necessária”, finalizou o deputado.
Fonte: ALPR PR

Fortaleza e Internacional empatam em jogo polêmico no Castelão

Atlético-MG empata com o Vitória em jogo dramático no Mineirão

Santos sofre derrota nos acréscimos para o Fluminense e aumenta pressão sobre o técnico

Flamengo assume a liderança do Brasileirão com vitória sobre o Grêmio em Porto Alegre

São Paulo cede empate ao Cruzeiro e segue sem vitória no Brasileirão
PARANÁ


Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento...


Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos
O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do...


Com golf-7 e mais modalidades, Festival Paradesportivo já percorreu três cidades em abril
Na programação de abril, o Festival Paradesportivo das Regionais percorreu três cidades – Paranavaí (04/04), Cascavel (08/04) e Laranjeiras do...
POLÍCIA


PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três homens, de 21, 38 e 45 anos, por tráfico e associação para...


PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação deflagrada em combate a uma organização criminosa voltada...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Sarandi
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem investigado pelo homicídio que vitimou Carlos Eduardo Garcia da Silva....
ENTRETENIMENTO


Mariano e Jakelyne exibem ensaio pré-wedding às vésperas de casamento: ‘3 dias’
Mariano, de 38 anos, compartilhou o álbum do ensaio pré-wedding com a influenciadora Jakelyne Oliveira, de 32, neste sábado (12),...


Sabrina Petraglia abre álbum de cliques do aniversário do filho Leo, o caçula: ‘Meu Leo’
Sabrina Petraglia, de 41 anos, compartilhou com os seguidores do Instagram, neste sábado (12), um álbum de cliques do aniversário...


Dani Souza celebra aniversário das filhas e declara: ‘Gêmeas mais lindas do mundo’
A modelo Dani Souza, de 44 anos, celebrou o aniversário das filhas neste sábado (12), e declarou todo seu amor...
ESPORTES


Atlético-MG empata com o Vitória em jogo dramático no Mineirão
Em um jogo tenso e cheio de reviravoltas, o Atlético-MG empatou em 2 a 2 com o Vitória neste domingo,...


Fortaleza e Internacional empatam em jogo polêmico no Castelão
Fortaleza e Internacional ficaram no 0 a 0 neste domingo, no Estádio Castelão, em partida válida pela terceira rodada do...


Santos sofre derrota nos acréscimos para o Fluminense e aumenta pressão sobre o técnico
O Santos continua sua saga sem vitórias no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o Peixe foi derrotado pelo Fluminense por 1...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
Expogrande segue até dia 13 e espera comercializar R$ 600 milhões
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
Preços dos ovos fecham março em queda, mas carne de frango sobe