NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) reafirma a importância de fortalecer os municípios

Publicado em

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) participou nesta sexta-feira, 08, em Londrina, de um encontro de prefeitos eleitos e reeleitos de quatro associações de municípios da região Norte do Paraná. Coordenador da Frente Parlamentar de Promoção Municipalista, das Associações de Municípios e Consórcios Municipais da Assembleia Legislativa, Romanelli destacou a importância de fortalecimento das cidades.

“O tempo passa, as atribuições dos municípios aumentam, e a realidade continua sendo a concentração de poder e de recursos em Brasília. O Brasil precisa de um novo Pacto Federativo para fortalecer os municípios”, defendeu Romanelli. “Quem conhece a realidade local são prefeitos e vereadores. É quem está na lida das cidades que tem melhores condições para definir a aplicação para os recursos públicos”, acrescentou.

O deputado ressaltou que a Frente Municipalista da Assembleia Legislativa foi criada para apoiar e dar voz para prefeitas e prefeitos, associações de municípios e consórcios municipais. “Temos reuniões periódicas para debater temas de interesse dos gestores e da população. A participação efetiva de prefeitas e prefeitos é fundamental para que possamos fazer avançar a agenda municipalista”, observou Romanelli.

Leia Também:  Homenagem da Assembleia aos 15 anos dos campi Realeza e Laranjeiras do Sul da UFFS

Parceria

Ele também pontuou a boa parceria do legislativo com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), presidida pelo prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, e com toda a equipe do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). “O nosso governador é um verdadeiro municipalista”, afirmou o deputado, ao citar iniciativas como o programa Paraná Mais Cidades, que é executado com recursos da Assembleia e do governo estadual.

O encontro foi realizado em Londrina, e reuniu prefeitos eleitos e reeleitos de cidades que integram a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI), Associação de Municípios do Norte do Paraná (AMUNOP), Associação de Municípios do Vale do Ivaí (AMUVI) Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (AMEPAR).

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Capacitações diversificadas e reconhecimento nacional marcam o ano da Escola do Legislativo

Published

on

By

Com um ano marcado por avanços significativos e reconhecimento nacional, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná encerra 2024 reafirmando seu papel como instrumento fundamental de formação e educação cidadã. A instituição, que promove capacitações para servidores, estudantes e a população em geral, obteve uma área de abrangência ampliada e diversificada, reforçando a sua importância no fortalecimento das instituições democráticas.

Entre os principais destaques de 2024, a Escola conquistou o 2º lugar no Prêmio ABEL 2024, oferecido pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas. A premiação reconheceu a Revista do Legislativo Paranaense, cuja 8ª edição trouxe o dossiê “Mulheres na Política”. A publicação apresentou seis artigos que abordam o papel feminino no cenário político, contribuindo para o debate sobre igualdade e representação.

“O prêmio da ABEL reflete a qualidade do trabalho que realizamos e o compromisso da Escola em oferecer conteúdo relevante e de alta qualidade”, destacou Dylliardi Alessi, diretor Legislativo da Assembleia. “É um reconhecimento que nos motiva a seguir em frente e inovar ainda mais em nossas iniciativas.”

Leia Também:  CCJ aprova projeto de lei que propõe campanha pela paz nas escolas

A Escola do Legislativo ofertou diversas capacitações ao longo de 2024, com temas que variaram de questões técnicas, como licitações e direito do consumidor, a discussões sobre comunicação profissional e inclusão social. Durante o ano, mais de mil pessoas participaram de cursos, palestras e oficinas. Entre os eventos de maior destaque esteve a palestra “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral”, que reuniu 240 participantes e demonstrou a relevância de temas voltados à lisura do processo eleitoral.

No segundo semestre, a instituição lançou a cartilha “Guia para Implementação de Parlamentos Jovens nas Câmaras de Vereadores”, uma ferramenta voltada para estimular a participação política de jovens em todo o estado. A coordenadora pedagógica Roberta Picussa, destacou a importância da publicação: “A cartilha é uma iniciativa que fortalece a democracia desde a base, incentivando os jovens a se engajarem no debate político e contribuírem para o futuro do Paraná.”

Apesar das limitações impostas pelo ano eleitoral, que impediram a realização de programas tradicionais como o Parlamento Universitário e o Geração Atitude, a Escola planeja retomar essas atividades em 2025 com força total. A coordenadora Francis Fontoura Karam destacou que o ano foi de aprendizado e adaptação: “Conseguimos promover eventos diversificados e atingir um público amplo. Para o próximo ano, a expectativa é expandir nossa oferta de cursos e capacitações, impactando ainda mais pessoas.”

Leia Também:  Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) celebra mais recursos do orçamento para entidades sociais

Com um balanço positivo e metas ambiciosas para o futuro, a Escola do Legislativo do Paraná se firma como referência, aproximando a Assembleia da sociedade e contribuindo para a formação de servidores, estudantes e cidadãos.

“O trabalho realizado em 2024 demonstra o compromisso da Escola com a formação cidadã e o desenvolvimento de um espaço de diálogo e aprendizado. Acreditamos que, por meio da educação, é possível transformar realidades e fortalecer os valores democráticos em nossa sociedade”, finalizou a coordenadora pedagógica Roberta Picussa.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA