NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Deputado Goura (PDT) faz homenagem à Defesa Civil e promove seminário sobre educação para prevenção de desastres

Publicado em

As ações da Defesa Civil estarão no foco de dois eventos promovidos nesta quinta-feira (21) pelo deputado estadual Goura (PDT). Na parte da manhã, a partir das 9 horas, será realizada uma Sessão Solene em homenagem aos agentes da Defesa Civil. No período da tarde, a partir das 14 horas, as homenagens darão lugar ao seminário sobre Boas Práticas em Educação para Prevenção de Desastres.

A sessão de agradecimento e reconhecimento ao trabalho dos agentes será realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e o seminário no Auditório Legislativo. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição. Até o momento, mais de 20 municípios paranaenses já confirmaram presença.

“Uma justa homenagem àqueles que protegem a nossa população, previnem desastres e minimizam seus impactos no Paraná”, destacou o deputado Goura ao falar sobre a importância dos eventos.

Na Sessão Solene, além das homenagens, o Instituto Federal Catarinense fará uma apresentação sobre o Curso Técnico em Defesa Civil.

Leia Também:  Deputada Marli Paulino (SD) entrega Menção Honrosa a Pedro Joanir Zonta pelos 50 anos do Condor

Educação para Prevenção de Desastres

À tarde, o seminário vai compartilhar experiências e estratégias eficazes na promoção da cultura de prevenção de desastres, em uma troca de conhecimentos para fortalecer ações por um Paraná mais seguro.

O seminário conta com as seguintes participações: Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) Educação, Defesa Civil Nacional, Pernambuco, Recife, Paraná e Curitiba, Grupo de Estudos em Geotecnia (GEGEO) da UFPR, voluntários radioamadores e do Corpo de Socorro em Montanhas (COSMO).

Depois das apresentações, o evento será aberto ao debate e o encerramento está previsto para às 17h.

Serviço:

  • Sessão Solene em homenagem à Defesa Civil

Data: 21 de novembro

Horário: 9h

Local: Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná

  • Seminário Boas Práticas em Educação para Prevenção de Desastres

Data: 21 de novembro

Horário: 14h

Local: Auditório Legislativo da Alep

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Deputados propõem uso da IA para enfrentar emergências climáticas no Paraná

Published

on

By

Com chuvas cada vez mais intensas e longos períodos de seca, a emergência climática é uma realidade cada vez mais presente nas vidas dos moradores do Paraná. Para lidar com este cenário, os deputados estaduais Maria Victoria (PP) e Requião Filho (PT) conceberam um projeto para aliar o uso da Inteligência Artificial (IA) ao enfrentamento dos eventos climáticos extremos.

O PL 175/2025, apresentado nesta segunda-feira (31), permite que o Governo do Paraná firme parcerias com entidades públicas e privadas para operar a Inteligência Artificial. Junto a órgãos científicos, o Executivo deverá alimentar a ferramenta com informações atualizadas. “As medidas vão desde a comunicação imediata com demais entes federativos até a elaboração de planos de prevenção, mitigação e, quando necessário, evacuação da população”, exemplifica a deputada Maria Victoria, na justificativa do texto.

“A IA permitirá a análise contínua e em tempo real de grandes volumes de dados climáticos, identificando padrões. Isso deve auxiliar a Defesa Civil na resposta rápida e coordenada a desastres climáticos, permitindo medidas preventivas, principalmente”, ilustra Requião.

Leia Também:  Batatinha destina R$75 mil para a compra de cadeiras de rodas adaptadas para o esporte

O apoio da IA deve auxiliar ainda no aprimoramento de sistemas de controle das emissões de gases do efeito estufa das cadeias produtivas, na criação de sistemas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas e o aprimoramento das estações climáticas e hidrológicas, tal como a instituição de um sistema de vigilância em saúde associado às doenças climáticas e à poluição atmosférica, detalha o texto.

O projeto cita ainda benefícios como o cumprimento de acordos internacionais e fortalecimento da imagem do país no cenário internacional, otimização da eficiência energética, elevação da produção agrícola e auxílio na elaboração de políticas de sustentabilidade.

A proposta ainda deve tramitar pelas comissões da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Legislação e debate

O projeto chega na Alep em um momento no qual a IA é amplamente discutida pelo Poder Público. No último mês, duas propostas que definem os usos da IA na Administração Pública foram aprovadas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa. Em outubro, o Executivo realizou o evento “Potencial da Inteligência Artificial no Serviço Público” para incentivar soluções com IA. “Inteligência Artificial e Mudança do Clima”, organizado pelo governo federal em janeiro, discutiu como a IA pode acelerar as ações climáticas.

Leia Também:  Assembleia rejeita redução do prazo para negativação do consumidor paranaense

“O Paraná precisa ser um Estado atento, que integra conhecimento científico e políticas públicas. Entendo que a IA deve ser utilizada como uma ferramenta para a tomada de decisões rápidas, técnicas e baseada em dados”, concluiu Requião.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA