NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Deputada Márcia Huçulak (PSD) fala sobre o que fazer para promover o envelhecimento ativo

Publicado em

Que hábitos garantem um envelhecimento saudável? Qual a importância dos cuidados com a saúde? Quais os principais desafios das políticas públicas para ampliar os serviços para as pessoas idosas? Quais as agressões mais comuns e a quem socorrer em caso de violência?

Esses temas foram abordados pela deputada estadual e ex-secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak (PSD), durante palestra proferida nesta quarta-feira (30/10) em seminário da Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado do Paraná (FETAEP) realizado em Praia de Leste.

A deputada lembrou que o tema ganha cada vez mais relevância na medida em que o cenário é de aumento da longevidade em todo o mundo, com ampliação significativa no número de pessoas idosas na sociedade. A expectativa de vida ao nascer no Paraná está em 79,2 anos atualmente.

Márcia ressaltou que o início do envelhecimento ocorre aos 60 ou 65 anos. “Mas idade nem sempre é uma medida para se ficar ‘velho’ ou ‘velha’. Isso está mais relacionado aos eventos da vida e à saúde física do que à idade cronológica”, afirmou.

“Acrescentamos anos às nossas vidas, mas há desafios: acrescentar qualidade de vida a esses anos”, disse a uma plateia de cerca de 150 pessoas, em sua maioria trabalhadores rurais.

Qual o caminho? Promover o envelhecimento ativo – um conjunto de ações que resultam em mais saúde, autonomia, dignidade e independência das pessoas idosas, permitindo que se desfrute uma vida plena em sociedade.

Leia Também:  Deputado entrega Menção Honrosa ao conjunto Fabiano Santos e Banda

Hábitos

A deputada elencou hábitos importantes que precisam ser incorporados ao dia a dia de cada um: participar de atividades sociais e culturais, ter controle sobre as finanças e manter o senso de propósito na vida.

A saúde é um capítulo especial deste processo, na medida em que 64% dos idosos têm problemas de saúde, como pressão alta, diabetes, doenças renais, entre outras.

Márcia destacou a importância de praticar atividades físicas desde cedo (o que reduz problemas cardíacos, dá mais autonomia e evita quedas), não fumar (já que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo), evitar o consumo de álcool (que afeta o metabolismo), manter uma alimentação saudável (com muitas frutas, legumes e grãos, pouco sal e açúcar), cuidar da saúde bucal, beber bastante água e manter a vacinação em dia.

Durante seu período como secretária de Saúde de Curitiba, a deputada desenvolveu uma série de programas nessa linha.

Estrutura da casa

Os cuidados com o ambiente físico também fazem muita diferença, já que 70% das quedas de idosos ocorrem dentro de casa, sendo que 40% dos casos geram lesão grave e 30%, morte.

Por isso, é preciso se prevenir, evitando tapetes soltos na casa, deixando espaço livre para passagem entre mesas, cadeiras e decoração, além de manter fiações e extensões bem afixadas.

Muitos equipamentos ajudam a reforçar a segurança contra quedas, como tapetes antiderrapantes, barras de apoio e banco de box no banheiro, além do uso de calçados sem cadarço.

Responsabilidades

Os hábitos pessoais são fundamentais para o envelhecimento ativo, mas o poder público tem grande responsabilidade em promover boas políticas públicas e também assegurar a aplicação da lei para pessoas idosas.

Leia Também:  Governador entrega 128 ônibus escolares e 45 novas viaturas para as forças de segurança pública

“Ao mesmo tempo em que cada pessoa precisa saber que seus hábitos definem o tipo de idosa que ela é ou será, os gestores e políticos precisam planejar as cidades que irão abrigar um número cada vez maior de idosos”, disse Márcia.

São crescentes, por exemplo, casos de violência contra idosos – situação que exige boa estrutura de denúncias, prevenção e aplicação da lei.

Márcia elencou os casos mais frequentes envolvendo idosos no ano passado: negligência, violência patrimonial ou financeira, física, psicológica ou verbal e abandono. (Veja abaixo os canais para denunciar violência contra idosos.)

A deputada lembrou que o país conta legislações específicas para proteger os direitos das pessoas idosas, como o Estatuto do Idoso.

“Garantir os direitos, proteger e trabalhar para que as pessoas mantenham suas habilidades físicas e mentais vai gerar cada vez mais pessoas idosas com autonomia e independência”, afirmou Márcia.

Serviço

Canais de denúncia de violência contra pessoas idosas:

• Disque Idoso Paraná – Telefone: 0800 141 0001 – E-mail: disqueidoso@semipi.pr.gov.br

• IdosoPlay60+ Site: https://www.cedipi.pr.gov.br/Idoso-Play-60

• Disque 100 – Ministério dos Direitos Humanos.

• Disque 181 – Secretaria Estadual de Segurança Pública.

As denúncias registradas por meio destes canais são sigilosas e anônimas

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista

Published

on

By

Impulsionar o setor de eventos e do turismo de negócios. Esse é o principal objetivo da Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade presidida pela empreendedora Gislaine Queiroz, entrevistada do programa “Assembleia Entrevista”, que já está no ar na TV Assembleia. Durante um bate-papo descontraído, ela faz uma análise do segmento e fala sobre as expectativas para o ano de 2025, destacando o desejo de estabelecer Curitiba como um destino estratégico e atraente.

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gislaine Queiroz acaba de ser reeleita presidente da CCVB, entidade de fomento turístico, que é independente e sem fins lucrativos, centrada na promoção da Capital do Estado e Região. Para fomentar o setor, a Curitiba Convention atua buscando trazer novos negócios para os associados, fortalecer a representatividade e ampliar a visibilidade do mercado, explorando nichos como o turismo corporativo, industrial e de inovação. “Estamos vendo um crescimento extremamente considerável”, comenta.

“Curitiba sempre foi uma cidade que teve um chamariz para eventos e turismo de negócios”, garante a presidente do CCVB, ao defender o potencial da Capital paranaense. Na opinião dela, uma das principais dificuldades ainda é a ausência de espaços, de uma estrutura com capacidade para atender os grandes eventos. Cita como exemplo, as importantes feiras técnicas que acontecem nos principais centros urbanos do país, e ainda não vêm para a cidade. Enfatiza o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico e social – com benefícios para toda a sociedade, para uma região.

Leia Também:  Governador entrega 128 ônibus escolares e 45 novas viaturas para as forças de segurança pública

Na entrevista, aponta também os inúmeros atrativos de Curitiba, como as soluções urbanas, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, culinária diversificada e agenda cultural atraente, e aborda os resultados alcançados pelo segmento. Quando uma empresa se associa ao Curitiba Convention & Visitors Bureau, fundada em 2000, passa a fazer parte de uma comunidade de negócios, e tem acesso a uma série de benefícios. Confira alguns deles: networking (é possível participar de rodadas de negócios e conversas com organizadores de evento de todo o Brasil); visibilidade premium (ao fazer parte de um portfólio de associados indicado ao mercado com a chancela de qualidade); parcerias estratégicas (conhece parceiros para potencializar suas ações); além de eventos de capacitação e inovação, ao ter acesso a workshops e treinamentos.

É só sintonizar na TV Assembleia

O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.

Leia Também:  Deputado entrega Menção Honrosa ao conjunto Fabiano Santos e Banda

Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA