NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Deputada Cristina Silvestri (PP) cobra providenciada Copel sobre apagões em Candói

Publicado em

As constantes quedas e oscilações de energia elétrica têm impactado diretamente a vida dos moradores de Candói, tanto na área urbana quanto na zona rural. Além dos transtornos para os cidadãos, os problemas no fornecimento comprometem a produção agrícola e industrial, gerando prejuízos expressivos para empresários e produtores locais. Para cobrar soluções e melhorias no serviço prestado pela Copel, a deputada estadual Cristina Silvestri (PP) esteve nesta quarta-feira (2) na sede da companhia, em Curitiba, onde se reuniu com o gerente da Divisão de Relacionamento com o Poder Público, Diogo Montovani, e o gerente executivo de Grandes Clientes e Poderes Públicos, Rodrigo Priss.

Durante a reunião, a deputada relatou as dificuldades enfrentadas pelos moradores de Candói, ressaltando que as quedas de energia são frequentes, o atendimento da Copel é demorado e a normalização do serviço muitas vezes leva horas ou até dias. Para reforçar a urgência da demanda, Cristina organizou uma videoconferência com vereadores do município e diversas lideranças empresariais e agrícolas, que tiveram espaço para expor suas dificuldades e reivindicações diretamente aos gerentes da Copel.

O presidente da Câmara de Vereadores de Candói, José Edenilson, destacou que o problema atinge todas as áreas do município e precisa de uma solução definitiva. “Os moradores, comerciantes e produtores rurais não podem mais sofrer com esse descaso. A falta de energia causa prejuízos financeiros e transtornos diários. Precisamos que a Copel tome providências urgentes para garantir um serviço de qualidade à população”.

Leia Também:  Deputado Hussein Bakri (PSD) exalta participação fundamental da Assembleia em avanços do Paraná no 2º semestre

A deputada citou ainda um protocolo de 2021, no qual solicitava a instalação de uma subestação da Copel em Candói. Durante a videoconferência, esse pedido foi reforçado por todos os participantes, que destacaram a necessidade de uma infraestrutura mais robusta para garantir um fornecimento estável de energia. No entanto, o gerente executivo da Copel, Rodrigo Priss, informou que, no momento, não há planejamento para a construção de uma subestação no município.

O presidente da Associação Comercial de Candói (Aciercan), Demétrius Oniczuk, destacou a incoerência da situação: “É inadmissível que uma cidade com hidrelétricas na sua região sofra com problemas constantes de energia. Precisamos de uma solução urgente.

Sebastião, produtor de canola, relatou que, sempre que a energia cai, leva mais de duas horas para retomar o funcionamento dos maquinários, o que resulta em perda de tempo e de produção.

Já o empresário Júnior Szura, proprietário dos Laticínios Szura, também alertou sobre os prejuízos no setor alimentício: “Trabalho com alimentos perecíveis. Se a energia cai por mais de três horas, perco toda a produção! Temos geradores, mas eles são feitos para emergências e não para serem utilizados quase todo dia, acabam que não são suficientes para manter o funcionamento imediato das máquinas, e muitos produtos acabam estragando.”

Leia Também:  Comissão aprova campanha de prevenção contra crimes cibernéticos cometidos por uso indevido da Inteligência Artificial

Os vereadores de Candói reforçaram que, enquanto a reunião acontecia, uma parte do município estava sem energia, evidenciando a gravidade do problema.

Estudo

Em resposta às reclamações, o gerente Rodrigo Priss explicou que um estudo da companhia identificou que 60% das quedas e oscilações de energia são causadas pela vegetação – árvores que crescem e acabam interferindo na rede elétrica por falta de poda adequada.

No entanto, diante dos relatos apresentados na reunião, Priss reconheceu que é necessário um diagnóstico mais aprofundado da situação em Candói. Como medida imediata, a Copel se comprometeu a encaminhar a demanda para a equipe técnica e realizar uma inspeção detalhada no município para identificar a origem exata do problema e definir soluções concretas.

A deputada Cristina Silvestri destacou que a situação de Candói não é isolada e que problemas semelhantes foram relatados em municípios como Mangueirinha e Guarapuava.

Cristina reforçou que seguirá cobrando ações efetivas da Copel e acompanhando de perto os desdobramentos da inspeção técnica no município. “ Vamos garantir que essa questão tenha a devida atenção e soluções concretas.”

Candói está localizado no entroncamento das rodovias BR-277 e BR-373, sendo um município estratégico para o agronegócio e a indústria da região. O fornecimento de energia confiável é fundamental para o crescimento e o funcionamento adequado das atividades econômicas locais.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Assembleia Itinerante e Procuradoria da Mulher são finalistas do prêmio Curitiba Mais Criativa

Published

on

By

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) tem duas iniciativas finalistas do prêmio Curitiba Mais Criativa, realizado pelo evento World Creativity Day 2025, que fomenta e premia ações inovadoras. A Assembleia Itinerante concorre ao prêmio na categoria Criatividade na Gestão Pública, enquanto a Procuradoria Especial da Mulher (ProMu) está entre as indicadas em Inovação Social e Impacto Comunitário.

A cerimônia de premiação ocorre no dia 23 de abril, no Hard Rock Café, em Curitiba. Ao todo, 98 iniciativas foram avaliadas pela organização do prêmio, distribuídas em 13 categorias. Elas contemplam áreas como gestão pública, negócios, gastronomia, design, sustentabilidade, moda, entre outros. A realização é da World Creativity Organization.

“É o reconhecimento público de duas iniciativas da atual Legislatura da Assembleia Legislativa do Paraná que visam aproximar o Poder Legislativo da população e trazer benefícios diretos aos cidadãos e cidadãs paranaenses”, celebra o presidente da Alep, deputado estadual Alexandre Curi (PSD).

“Fico muito feliz de a Procuradoria da Mulher da Assembleia estar entre os finalistas do Prêmio Curitiba Mais Criativa, na categoria Inovação Social e Impacto Comunitário. Nosso trabalho como procuradora é dar acolhimento às mulheres que estão em situação de vulnerabilidade. É dar um abraço e dar o auxílio que for necessário”, comemora a procuradora especial da Mulher da Alep, deputada Cloara Pinheiro.

Assembleia Itinerante permite políticas públicas mais assertivas, destaca Curi

Leia Também:  Comissão aprova campanha de prevenção contra crimes cibernéticos cometidos por uso indevido da Inteligência Artificial

Finalista da categoria que premia soluções no setor público que melhoram a vida dos cidadãos, a Assembleia Itinerante leva a Alep ao interior do Paraná desde abril de 2023 – há dois anos. Curi ressalta a importância da iniciativa para o Legislativo “compreender as diferentes realidades e voltar para Curitiba com ideias mais assertivas de políticas públicas”.

Durante as edições, o Parlamento é instalado nas feiras e festas dos municípios paranaenses, promovendo um canal direto entre a população e as ações parlamentares. Nos eventos e no site oficial da iniciativa, a população tem a oportunidade de apresentar demandas e sugestões.

Até então, foram realizadas 21 sessões de interiorização. A última, organizada entre os dias 8 e 11 de abril na ExpoLondrina, teve como novidade a oferta de serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia e da Escola do Legislativo.

Concorrem também na categoria Criatividade na Gestão Pública as iniciativas “Eficiência na Gestão Pública: Aplicação da Notação BPMN em um Órgão Licenciador do Paraná” e “Fiscaliza Pedágios – Paraná”.

“Gratificante”, avalia deputada Cloara Pinheiro

Criada em 2019, a Procuradoria Especial da Mulher (ProMu) defende os direitos da mulher e promove políticas públicas para proteção e empoderamento feminino. É a representação do Poder Legislativo na Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero. O órgão também recebe denúncias e promove os encaminhamentos necessários em busca de soluções rápidas e eficazes junto a qualquer outro órgão e instituição, sejam públicos ou privados.

Leia Também:  Na Smart City Expo Curitiba, presidente da Assembleia anuncia iniciativas que vão contribuir com a implementação de cidades inteligentes

Além disso, o órgão fortalece a criação de Procuradorias Municipais nas Câmaras legislativas dos municípios. São 182 instaladas no Paraná. “Sempre gratificante quando o nosso trabalho é reconhecido. Agradeço a organização do evento por essa indicação”, afirma Cloara.

“Com a iniciativa de nossa bancada feminina, que é a maior da história da Assembleia, conseguimos fazer atendimentos personalizados e humanizados, de mulher para mulher, na defesa dos direitos de nossas paranaenses. E mais, estamos ajudando a estruturar procuradorias em centenas de municípios do estado”, pontua Curi.

A ProMu concorre ao prêmio “Inovação Social e Impacto Comunitário” com outros quatro projetos, selecionados por conta do objetivo comum em resolver problemas sociais e promover inclusão. São eles: Floresta Edições, Instituto de Cultura, Arte e Novas Tecnologias (Incanto), Lute todos os dias e Programa Habilita.

Festival Mundial da Criatividade

O World Creativity Day 2025, realizado em Curitiba e em outras 66 cidades do mundo, traz para a capital paranaense mais de 50 atividades entre os dias 21 e 23 de abril. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fortalecer e promover a criatividade como aliada ao desenvolvimento sustentável. No site oficial é possível conferir a programação completa, tal como realizar as inscrições para os eventos.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA