NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Comissão de Educação aprova projeto que exige compra de orgânicos da merenda escolar da Agricultura Familiar

Publicado em

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná se reuniu nesta segunda-feira (07) e aprovou quatro projetos de lei. Um deles prevê que todos os alimentos do programa de merenda escolar da Secretaria de Educação do Paraná sejam comprados somente de agricultores familiares.

O projeto de lei que garante a compra dos agricultores familiares é o 368/2021, que altera a lei n. 16.751, de 29 de dezembro de 2010, que institui, no âmbito do sistema estadual de ensino fundamental e médio, a merenda escolar orgânica. O segundo parágrafo do projeto de lei foi modificado, passando a ter a seguinte redação: “A aquisição dos alimentos de que trata esta Lei será feita essencialmente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou de suas organizações, priorizando os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas, nos termos da Lei Federal n. 11.326/2006”.

A autora do projeto é a deputada Luciana Rafagnin (PT). Segundo ela, o objetivo do projeto é o fortalecimento da agricultura familiar e de pequenos empreendedores rurais familiares do estado e a garantia de renda para o setor que hoje contribui com mais de 70% do alimento que chega à mesa do paranaense.

Leia Também:  Deputado Cobra Repórter (PSD) propõe homenagem ao médico Milton César Rodrigues Medeiros

Demais projetos

Os deputados também aprovaram o projeto de lei nº 471/2024, de autoria do deputado Batatinha (MDB), que visa instituir o Dia da Ludopedagogia, a ser comemorado dia 25 de junho.

Outro item da pauta aprovado por unanimidade foi o projeto de lei nº 199/2024, de autoria do deputado Anibelli Neto. O projeto institui a Semana Estadual de Mobilização e Incentivo à Frequência e Combate a Evasão Escolar no Estado do Paraná.

A Comissão também aprovou o projeto de Lei nº14/2020, de autoria do deputado Arilson Chiorato, que institui o programa de Mediação Escolar na rede pública de ensino.

A reunião foi comandada pelo presidente da Comissão e líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD). Também participaram a deputada Cloara Pinheiro (PSD), o deputado Marcio Pacheco (PP) e o deputado Gilson de Souza (PL).

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Dia Mundial da Saúde é celebrado na Assembleia com carta de melhorias ao SUS

Published

on

By

A Assembleia Legislativa do Paraná recebeu na noite desta segunda-feira (7) uma sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Saúde, realizada no Plenário. A cerimônia, proposta pelo deputado Ney Leprevost (União), foi marcada por homenagens e pela formalização de uma carta com 15 medidas estratégicas para melhorar a vida dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Dentre as ações estão a criação de um plano de carreira para os médicos, semelhante ao da magistratura; a maior inclusão de pacientes para tratamento de doenças raras de pessoas autistas, melhorias no tratamento de saúde mental e a valorização dos profissionais de enfermagem, detalha Leprevost, que também coordena a Frente Parlamentar da Medicina.

A carta será encaminhada para todas as “principais autoridades da República”, conforme o deputado. “A gente quer estar trabalhando junto com os médicos, com os profissionais de saúde, com os hospitais, com as secretarias municipais, com as clinicas para achar medidas que possam melhorar a saúde de todos os paranaenses e de todos os brasileiros”, ressaltou Leprevost.

Leia Também:  Com popularidade em alta Ney Leprevost distribui carisma e é aplaudido na avenida Marechal Deodoro durante o desfile das escolas de samba

Desafios para o SUS

“Nosso serviço tem muita sobrecarga, trabalhamos muitas horas com poucos funcionários e muitos pacientes”, destacou Daniele Fabris, secretária do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR) – uma das homenageadas na cerimônia. “A gente sempre conta com o apoio da Assembleia, de toda categoria política para nos ajudar na valorização”.

Representado a secretaria de Estado da Saúde, o doutor César Neves, diretor-geral da pasta, também destacou os desafios da saúde pública. “Se o SUS do Paraná é tido como modelo no Brasil, mesmo assim os desafios se mantêm contemporâneos. A ajuda do Legislativo e da sociedade civil organizada nos ajuda a transpor os obstáculos e reforçarmos o que há de bom na saúde do Paraná”.

“Temos mais de 200 milhões de brasileiros, mais de 70% da população brasileira que precisa do Sistema Único de Saúde. E ele salva vidas. Mas falta investimento. Nosso povo merece mais dinheiro para a Saúde”, ressaltou o doutor José Fernando Macedo, presidente da Associação Médica do Paraná (AMP).

Leia Também:  Projeto de lei que institui o mês "Abril Verde e Amarelo avança na CCJ

Também participou da mesa o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Fábio de Mello. O prefeito de Araucária, Dr Gustavo (PL), além de outras autoridades e gestores de Saúde, compareceram à cerimônia.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA