NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Comissão de Agricultura aprova a criação da Semana Estadual dos Porcos Crioulos

Publicado em

Convocada pelo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputado Anibelli Neto (MDB) foi realizada, nesta terça-feira (22), na Sala Deputado Antonio Busato, a reunião ordinária para avaliar três projetos de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná.

O projeto de Lei nº 387/2024 de autoria do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná, a Semana Estadual dos Porcos Crioulos, a ser comemorada anualmente na terceira semana do mês de maio. O projeto teve a relatoria da deputada Lucia Rafagnin (PT) que apresentou parecer favorável e foi acompanhada por unanimidade por todos os parlamentares participantes da reunião.

Em sua justificativa, o projeto de Lei explica que a semana escolhida está em consonância com a “International Heritage Breeds Week” que é realizada globalmente na terceira semana de maio, pela organização “The Livestock Conservancy”, que trabalha pela conservação de raças nativas e crioulas. O Projeto Porco Moura, desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) participa dessa atividade global pela conservação da biodiversidade dos animais domésticos. Os Porcos Crioulos aqui citados são as raças genuinamente brasileiras, desenvolvidas e mantidas através das gerações nos sistemas tradicionais de criação, e possuem um papel estratégico para os pequenos agricultores e agricultores familiares.

Leia Também:  Assembleia é o único poder estadual paranaense a conquistar o Selo Diamante

A Comissão também avaliou o projeto de Lei nº 805/2023 de autoria do deputado Nelson Justus (União Brasil) que concede o título de Capital Estadual da Banana ao município de Guaratuba. Teve a relatoria do deputado Artagão Júnior (PSD) que ofereceu parecer favorável sendo acompanhado por todos os deputados partícipes da reunião.

Por fim, foi igualmente aprovado com parecer favorável do relator deputado Luis Corti (PSB), o projeto de Lei nº 378/2024 de autoria do deputado soldado Adriano José (PP), que inclui no Calendário Oficial do Estado do Paraná a Exposição de Astorga denominada de ExpoAstorga.

A justificativa do projeto de Lei explica que a festa congrega entre o seu público os agropecuaristas, comerciantes e prestadores de serviços, em uma feira agropecuária e turística onde ocorrem: exposição de máquinas e implementos agrícolas, veículos leves e pesados, prestadores de serviço, exposição de animais, maquinários utilizados na pecuária e avicultura, realização de leilões de gado de corte em geral, apresentações culturais, palestras (workshop) entre outras atividades, voltadas à agroindústria e serviços. Os benefícios gerados são de estímulo ao turismo local, promoção da cultura e da economia do município, geração de empregos e aumento de vendas locais de produtos da região.

Leia Também:  Adão Litro trabalha pela implantação de terceiras faixas entre Dois Vizinhos e Francisco Beltrão

Participaram da reunião o seu presidente, deputado Anibelli Neto (MDB), a deputada Luciana Rafagnin (PT) e os deputados Luis Corti (PSB), Márcio Pacheco (PP) e Ricardo Arruda (PL).

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista

Published

on

By

Impulsionar o setor de eventos e do turismo de negócios. Esse é o principal objetivo da Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade presidida pela empreendedora Gislaine Queiroz, entrevistada do programa “Assembleia Entrevista”, que já está no ar na TV Assembleia. Durante um bate-papo descontraído, ela faz uma análise do segmento e fala sobre as expectativas para o ano de 2025, destacando o desejo de estabelecer Curitiba como um destino estratégico e atraente.

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gislaine Queiroz acaba de ser reeleita presidente da CCVB, entidade de fomento turístico, que é independente e sem fins lucrativos, centrada na promoção da Capital do Estado e Região. Para fomentar o setor, a Curitiba Convention atua buscando trazer novos negócios para os associados, fortalecer a representatividade e ampliar a visibilidade do mercado, explorando nichos como o turismo corporativo, industrial e de inovação. “Estamos vendo um crescimento extremamente considerável”, comenta.

“Curitiba sempre foi uma cidade que teve um chamariz para eventos e turismo de negócios”, garante a presidente do CCVB, ao defender o potencial da Capital paranaense. Na opinião dela, uma das principais dificuldades ainda é a ausência de espaços, de uma estrutura com capacidade para atender os grandes eventos. Cita como exemplo, as importantes feiras técnicas que acontecem nos principais centros urbanos do país, e ainda não vêm para a cidade. Enfatiza o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico e social – com benefícios para toda a sociedade, para uma região.

Leia Também:  Concurso Café Qualidade Paraná seleciona 51 produtores de 11 cidades do Norte Pioneiro, destaca deputado

Na entrevista, aponta também os inúmeros atrativos de Curitiba, como as soluções urbanas, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, culinária diversificada e agenda cultural atraente, e aborda os resultados alcançados pelo segmento. Quando uma empresa se associa ao Curitiba Convention & Visitors Bureau, fundada em 2000, passa a fazer parte de uma comunidade de negócios, e tem acesso a uma série de benefícios. Confira alguns deles: networking (é possível participar de rodadas de negócios e conversas com organizadores de evento de todo o Brasil); visibilidade premium (ao fazer parte de um portfólio de associados indicado ao mercado com a chancela de qualidade); parcerias estratégicas (conhece parceiros para potencializar suas ações); além de eventos de capacitação e inovação, ao ter acesso a workshops e treinamentos.

É só sintonizar na TV Assembleia

O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.

Leia Também:  Assembleia é o único poder estadual paranaense a conquistar o Selo Diamante

Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA