7 de Abril de 2025
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    Assembleia e CREA-PR firmam acordo de cooperação para a elaboração de projetos e o fortalecimento de políticas públicas

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    A Assembleia Legislativa do Paraná assinou na tarde desta segunda-feira (24) um acordo de cooperação técnica com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) para incentivar a inovação e a implantação de boas práticas na elaboração de projetos de lei e políticas públicas relacionados ao setor.

    A assinatura ocorreu no Gabinete da Presidência da Casa e contou com as presenças do chefe do Poder Legislativo, deputado Alexandre Curi (PSD), do primeiro-secretário da Alep, deputado Gugu Bueno (PSD), da segunda-secretária, deputada Maria Victoria (PP), do coordenador da Frente Parlamentar das Engenharias, deputado Fábio Oliveira (Podemos), do presidente do Crea-PR, Clodomir Luiz Ascari; e do diretor geral da Assemble, Wellington Dalmaz.

    Segundo o documento assinado, a Assembleia, por meio da Frente Parlamentar da Engenharia ia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná, coordenada pelo deputado Fábio Oliveira (Podemos), e o CREA-PR irão trabalhar em conjunto nas áreas de fiscalização, cooperação administrativa, desenvolvimento gerencial, troca de informações e dados e demais atividades afins e correlatas.

    O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, disse que esse é um passo importante para que o Crea-PR possa opinar em projetos vinculados às rodovias e a engenharia como um todo. “É importante termos a contribuição de quem tem expertise na área e nós queremos fazer outros convênios dessa natureza”, disse.

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    O primeiro-secretário, Gugu Bueno, disse que muitas vezes nas discussões políticas falta o conhecimento técnico e esse instrumento assinado nesta segunda vai colaborar em melhorar o debate. “Com certeza teremos muitos resultados positivos, pois ele vai aprofundar ainda mais o debate qualificado”. A segunda-secretária Maria Victoria elogiou a iniciativa e o trabalho da comissão liderada por Fabio.

    “O Crea-PR entendeu que ele precisa ter um papel mais ativo na sociedade e esse convênio vai proporcionar isso. Um exemplo que eu posso dar é um aplicativo que nós estamos desenvolvendo aqui dentro da Casa, no meu gabinete, que é um aplicativo para ajudar na fiscalização das obras do pedágio. Conseguimos toda essa base de dados, com georreferenciamento, para ajudarmos a incrementar essa fiscalização. Esse é um exemplo prático, mas outras ideias surgirão e esse convênio está à disposição de todos os deputados”, comentou Fabio.

    O presidente do Crea-PR, Clodomir Luiz Ascari, disse que cerca de 80% do PIB do Paraná está de alguma forma vinculado as mais de 100 engenharias e especialidades que o Conselho representa. “São 100 mil profissionais na área no Paraná, nas mais diversas engenharias e especialidades. Queremos que os projetos discutidos aqui tenham um bom encaminhamento técnico.Agora de fato a gente entra em jogo, entra em campo. Porque com o convênio vamos colocar de fato todas nossas profissões para contribuir nos debates, podendo fazer partes das decisões com todo esse apoio técnico”.

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    O acordo

    Pelo acordo, a Assembleia Legislativa do Paraná se responsabilizará por promover a integração entre suas comissões temáticas e os representantes do CREA-PR, bem como utilizar os dados fornecidos para embasar projetos de lei. Além disso, a Assembleia divulgará os resultados das ações realizadas e garantirá o cumprimento das atividades estabelecidas no plano de trabalho.

    Já o CREA-PR fornecerá relatórios técnicos e estudos para subsidiar a legislação estadual, além de organizar seminários e workshops técnicos em parceria com a ALEP. A entidade também se compromete a participar de reuniões e eventos previstos no cronograma do convênio, além de elaborar e aprovar o plano de trabalho.

    Fonte: ALPR PR

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    Propostas em tramitação na Assembleia visam melhorar o ambiente escolar para estudantes com autismo

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    Duas propostas que tramitam na Assembleia Legislativa do Paraná buscam visa promover um ambiente acolhedor e inclusivo para alunos com autismo. As proposições apresentadas na Casa pela deputada Flávia Francischini (União) e pelo deputado Jairo Tamura (PL) têm como objetivo substituir sinais sonoros por sinais musicais e disponibilizar tampões auriculares para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas paranaenses.

    Apresentado pela deputada Flávia, o projeto de lei 87/2023 prevê que as medidas atinjam, além das escolas públicas, também os estabelecimentos particulares. “É uma medida que visa resguardar o bem-estar de crianças com autismo no ambiente escolar evitando incômodos sensoriais e reduzindo o risco de pânico. O sinal sonoro produz um alto ruído, muito similar ao som de uma sirene, o que pode gerar grande perturbação aos alunos que possuem hipersensibilidade auditiva. Essa condição é comum nos portadores de autismo, motivo pelo qual não é raro vermos crianças tapando os ouvidos quando expostas a barulhos intensos”, comentou a deputada.

    Ela explica que o sinal musical também cumpre a função de alarme para indicar as horas de entrada, saída e os intervalos das aulas, mas, que em vez de usarem a sirene, eles podem usar músicas instrumentais, canções infantis e demais ritmos, a depender da escolha das equipes gestoras e da comunidade escolar. O texto também estipula multa no valor de 200 (duzentas) a 500 (quinhentas) Unidades Padrão Fiscal do Estado de Paraná – UPF/PR, a ser graduada de acordo com a gravidade da infração, o porte econômico do infrator, a conduta e o resultado produzido.

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    Já o projeto de lei 176/2025, apresentado pelo deputado Jairo Tamura, prevê substituir sinais sonoros por sinais musicais e disponibilizar tampões auriculares para as escolas da rede pública estadual. “A medida pode melhorar o desempenho escolar e o bem-estar dos alunos, permitindo que se concentrem nas atividades pedagógicas e interajam socialmente de forma mais eficaz”, afirmou o deputado.

    Números

    O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, indica que cerca de 1 em cada 44 crianças com até 8 anos é diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Abrangendo cerca de 1% a 2% da população mundial. No Brasil, há aproximadamente dois milhões de pessoas com autismo.

    Dados do Censo da Educação Básica indicam que houve um crescimento no número de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados em salas de aula regulares no Brasil. No Paraná, segundo estes dados, esse aumento foi de 53,3% nas matrículas, o que elevou o total de alunos com autismo de 18.895 para 28.927. Além disso, alunos com autismo frequentemente apresentam hipersensibilidade sensorial, o que significa que são mais sensíveis a estímulos como sons, luzes e texturas. “Sons altos e repentinos, como os sinais sonoros tradicionais, podem causar desconforto, estresse e ansiedade, prejudicando o desempenho escolar e bem-estar destes alunos”, comentou o deputado Tamura.

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    De acordo com a justificativa da proposta, a maioria das pessoas é capaz de suportar barulhos de até 120 decibéis. Já o limite de quem é hipersensível aos ruídos é de 90 decibéis. Através do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-III), o percentual foi de 53% e de 90% com alteração de sensibilidade para a modalidade auditiva, utilizando o Structured Interview for Assessing Perceptual Anomalies – ChildVersion (SIAPA-CV).

    Os sinais sonoros das instituições de ensino públicas e privadas, também conhecidos como sirene ou cigarra eletrônica, podem gerar incômodos sensoriais às pessoas com TEA, devido a sua alta potência e intensidade, que podem ultrapassar facilmente os 110 decibéis. “A substituição de sinais sonoros por sinais musicais adequados e a disponibilização de tampões auriculares podem reduzir o desconforto e o estresse de alunos com TEA, criando um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo”, explicou Tamura. De acordo com o projeto, os tampões deverão ser disponibilizados pela Secretária Estadual de Educação.

    Fonte: ALPR PR

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