NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Assembleia aprova título de cidadão benemérito ao desembargador Fernando Quadros da Silva, presidente do TRF4

Publicado em

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná aprovou, na terça-feira (29), em primeiro turno, a concessão do título de cidadão benemérito ao presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Fernando Quadros da Silva. A homenagem foi proposta pelas deputadas Mabel Canto (PP) e Maria Victoria (PP) e pelo deputado Hussein Bakri (PSD).

A deputada Maria Victoria afirma que o título ao desembargador Fernando Quadros da Silva é o justo reconhecimento a uma trajetória marcada pelo compromisso ao aprimoramento das instituições e ao serviço público de excelência.

“Uma carreira marcada por contribuições brilhantes ao fortalecimento do sistema jurídico brasileiro com atuação ética e técnica”, aponta Maria Victoria.

“É um orgulho para o Paraná homenagear alguém com tanta dedicação ao Direito e ao serviço público. Essa é uma forma de reconhecer sua atuação, integridade e contribuição para o nosso país”, destacou a deputada Mabel Canto.

“O desembargador federal Fernando Quadros é meu amigo particular e conterrâneo de União da Vitória. E, como alguém que o conhece desde a infância e acompanha a trajetória de 30 anos na magistratura, sou testemunha da sua atuação sempre em prol de uma Justiça solidária e próxima da população, como tem feito à frente do TRF4. Ele é mais do que merecedor dessa homenagem, um orgulho para todo o Paraná”, afirmou Bakri.

Leia Também:  O futuro do trabalho é o tema do programa Assembleia Entrevista que já está no ar

Sobre

Natural de União da Vitória, o desembargador federal Fernando Quadros da Silva nasceu em 29 de março de 1964. Construiu uma sólida e respeitada trajetória no direito público brasileiro, com destaque para sua atuação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), onde é desembargador desde 2009 e atualmente exerce a presidência da Corte no biênio 2023-2025.

Graduado em Direito pela Unicuritiba (1988), é especialista em Direito Penal pela Universidade de Brasília (1997), mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (2001), doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e pós-doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2021)

Sua formação acadêmica é acompanhada por uma ampla produção intelectual, incluindo a publicação de livros e artigos sobre agências reguladoras, crimes ambientais e juizados especiais federais, entre outros temas.

Na magistratura federal, ingressou como juiz substituto em Maringá em 1993, atuando posteriormente como juiz titular em Curitiba até sua nomeação ao TRF4 por merecimento.

Leia Também:  Deputado Professor Lemos (PT) entra com medida cautelar no TC e pede suspensão imediata do Programa Parceiro da Escola

Ao longo da carreira, ocupou cargos estratégicos como coordenador dos Juizados Especiais Federais, presidente da 3ª Turma, membro do Conselho de Administração e gestor de metas do CNJ, além de ter presidido o Comitê Regional de Planejamento Estratégico da 4ª Região.

Sua experiência inclui passagens pelo Ministério Público, como procurador do Ministério Público do Trabalho (1991–1993), e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (2004–2006) e atuou também como procurador do Estado do Paraná (1989/1991), assessor parlamentar na Secretaria de Estado do Planejamento (1986/1988) e advogado privado (1988/1991).

Por sua contribuição ao país, recebeu diversas condecorações como a Medalha do Pacificador (Exército Brasileiro), a Medalha Mérito Santos-Dumont (Aeronáutica), Ordem Estadual do Pinheiro (Governo do Paraná) e o título de Cidadão Honorário de Maringá.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Frente Parlamentar Municipalista é ferramenta dos prefeitos do Paraná, diz deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

Published

on

By

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) reiterou, nesta terça-feira (29), no Emupar, que a Frente Parlamentar Municipalista da Assembleia Legislativa é uma ferramenta à disposição dos prefeitos e gestores das cidades paranaenses. “Somos um instrumento em defesa dos prefeitos. Tragam suas demandas e projetos; por meio da frente parlamentar, temos condições de viabilizar recursos e enquadrar as propostas nos diversos programas do Governo do Estado”, afirmou Romanelli na abertura do II Encontro dos Municípios, organizado pela AMP, que segue até esta quarta-feira (30), em Curitiba

Coordenador do colegiado, Romanelli apresentou os trabalhos desenvolvidos pela frente parlamentar desde sua instalação, em outubro de 2023. “A formação da frente, iniciativa da AMP e dos consórcios municipais, tem como foco, além da defesa do municipalismo, o fortalecimento das 19 associações regionais e a garantia de representatividade legítima dos municípios em cada uma das regiões do Paraná.”

A Frente Parlamentar realiza reuniões periódicas e audiências públicas com debates em áreas como educação básica, saúde pública, trabalho, qualificação e geração de renda. “Há duas semanas, realizamos uma audiência pública muito representativa, com participação expressiva dos produtores, sobre o projeto de lei que trata da classificação do tabaco nas propriedades rurais, conforme a demanda dos fumicultores”, explicou Romanelli.

Leia Também:  Paraná pode ganhar o 'Dia Estadual do Catequista' em homenagem ao trabalho dedicado na formação de valores cristãos

Trabalho e consórcios

As audiências públicas também têm debatido temas como a criação do Porco Moura como patrimônio histórico, cultural e genético do Paraná, além da importância da sustentabilidade no uso do solo e da água. “Queremos avançar ainda mais, principalmente porque temos um governo municipalista, liderado pelo governador Ratinho Junior (PSD), que pretende investir R$ 6,5 bilhões em obras nas 399 cidades do Paraná”, destacou.

Romanelli ressaltou ainda o papel dos consórcios intermunicipais, especialmente na área da saúde, e adiantou que uma das propostas da frente é incentivar a formação de consórcios públicos multifinalitários. “Os municípios se fortalecem quando atuam em conjunto. Precisamos avançar em áreas como gestão de resíduos sólidos, segurança pública e definição de políticas integradas, fortalecendo também as associações regionais”, pontuou.

Habitação

O deputado também destacou a habitação como um dos maiores desafios enfrentados pelos municípios, especialmente no atendimento das famílias com renda de até três salários mínimos. Segundo a Cohapar, há demanda para mais de 49 mil moradias nesta faixa, que representa 91,8% das famílias em situação de vulnerabilidade. “A coabitação, os aluguéis caros e as moradias precárias evidenciam esse déficit habitacional no Paraná”, observou.

Leia Também:  O futuro do trabalho é o tema do programa Assembleia Entrevista que já está no ar

A Assembleia Legislativa aprovou um empréstimo junto ao BID, e o governador Ratinho Junior anunciou R$ 1 bilhão para a construção de seis mil moradias destinadas a famílias de baixa renda que vivem em favelas ou áreas de risco e insalubres.

“Nos municípios, precisamos de ações integradas que garantam moradia, regularização fundiária, quando for o caso, urbanização e inclusão social”, afirmou o deputado. “A Cohapar pode atuar como reguladora e facilitadora do mercado habitacional”, completou.

Romanelli defendeu ainda a criação de uma política habitacional específica para os municípios que não conseguem acessar programas como o Minha Casa, Minha Vida para famílias com renda de até dois salários mínimos.

Para isso, o deputado citou o Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social como instrumento de financiamento dos projetos habitacionais nos municípios. Ele também mencionou a Lei Complementar 118/2007, de sua autoria, que criou o Sistema Estadual de Habitação de Interesse Social e o próprio fundo estadual. “Esse fundo pode repassar recursos diretamente aos fundos municipais, na modalidade fundo a fundo, o que exige a atuação de conselhos gestores municipais ativos”, concluiu.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA