POLÍTICA PR
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
Publicado em
11 de abril de 2025por

Debates sobre doenças raras, classificação do tabaco e homenagens estão na pauta da Assembleia Legislativa do Paraná durante a Semana Santa. As audiências públicas e sessões solenes integram a programação, juntamente com as sessões plenárias e reuniões de comissões.
A agenda começa com o debate sobre a transição da Criança para o Adulto Raro. O objetivo é ampliar a conscientização da sociedade em relação aos desafios enfrentados pelas pessoas com doenças raras. A audiência pública é promovida pela deputada Maria Victoria (PP) e pelo deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), com a presença do senador Flavio Arns, além de especialistas, adultos com doenças raras e familiares. O evento será no Auditório Legislativo, na segunda-feira (14), às 9h30.
O debate sobre doenças raras continua na terça-feira, com o tema “Onde estamos e como podemos avançar?”. A iniciativa é das deputadas Cloara Pinheiro (PSD) e Maria Victoria. O encontro será às 9 horas, terça-feira (15), também no Auditório Legislativo.
Tabaco
A classificação do tabaco nas propriedades dos agricultores do Paraná será discutida em audiência pública na terça-feira, às 9 horas, no Plenário. O tema é tratado no projeto de lei 119/2023. Segundo a proposta, empresas que comercializam e/ou industrializam tabaco no Paraná ficam obrigadas a realizar a classificação da folha do tabaco nas propriedades dos agricultores que o produzem, no ato da aquisição. Atualmente, a obrigatoriedade de enviar a produção para classificação em locais distantes reduz a capacidade de contestação dos agricultores e impõe custos adicionais.
O Paraná é o terceiro maior produtor nacional de tabaco. Os fumicultores relatam que a classificação do produto na indústria impacta negativamente na rentabilidade, o que tem levado muitos a migrarem para culturas como frutas e hortaliças. O projeto é assinado pela deputada Maria Victoria (PP) e pelos deputados Alexandre Curi (PSD), Hussein Bakri (PSD), Anibelli Neto (MDB), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Luis Corti (PSB), Marcelo Rangel (PSD) e Professor Lemos (PT).
TCE
O grande expediente de terça-feira será ocupado pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Ivens Linhares, por proposição do presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi. À tarde, o chefe da Corte de Contas fará uma apresentação da metodologia e dos resultados obtidos por meio do PROGOV – Programa do Governo de Avaliação de Contas Municipais, implementado pelo TCE-PR, que visa estimular o controle social da gestão pública.
Homenagem
Também na terça-feira, às 18 horas, o deputado Hussein Bakri vai homenagear os 86 anos da Pormade Portas. O evento será realizado no Plenário, em reconhecimento à empresa, que é referência nacional na produção de portas de madeira e uma das principais fornecedoras da construção civil em tecnologia e sistemas de acabamentos.
Ordem do Dia
Começa a ser debatida em plenário a proposta 165/2024, que institui a Semana Estadual de Conscientização sobre as Doenças Crônicas no Estado do Paraná. Segundo a autora, deputada Flávia Francischini (União), as doenças crônicas não transmissíveis representam um dos maiores desafios para a saúde pública em todo o mundo, sendo responsáveis por um número significativo de óbitos e por uma parcela considerável dos gastos em saúde. Entre essas doenças estão diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e câncer.
Também entra em discussão o projeto de Lei 775/2019, da deputada Cristina Silvestri (PSDB), que determina que os estabelecimentos que comercializam alimentos na forma de pratos por porção, individual ou à la carte informem, nos cardápios, o peso da porção servida.
Turno Único
Duas iniciativas serão analisadas em turno único. O PL 236/2024 institui o Dia Estadual de Conscientização da Síndrome de Apert, a ser comemorado anualmente no dia 30 de outubro. A síndrome de Apert é uma doença congênita rara que afeta o desenvolvimento do crânio, mãos e pés, causada por uma mutação genética espontânea no gene FGFR2, no cromossomo 10.
Já o PL 637/2024 concede o título de utilidade pública ao Centro de Desenvolvimento Humano REVIVER, de Curitiba.
Segundo Turno
O PL 205/2025, que institui uma nova Câmara Criminal no Tribunal de Justiça do Paraná, especializada no julgamento de casos de violência doméstica e familiar volta à pauta em segundo turno. A proposta visa enfrentar a crescente demanda de casos no 2º Grau de Jurisdição, alinhando-se à Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
Outros projetos são relacionados à segurança pública. O PL 39/2025, altera a Lei nº 19.449/18, a qual regula o exercício do poder de polícia administrativa pelo Corpo de Bombeiros Militar e institui normas gerais para a execução de medidas de prevenção e combate a incêndio e desastres. O PL 111/2025, cria a Função Privativa Socioeducativa (FPS) no Sistema Socioeducativo do Paraná, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania. E para completar, o PL 160/2025, que dispõe sobre a organização básica da Polícia Militar do Paraná – PMPR e fixa o seu efetivo; o efetivo militar é fixado em 23.522 no texto.
Redação Final
Duas propostas seguem para redação final. O PL 698/2024, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), altera trechos da Lei nº 11.504/1996 e dispõe que a defesa sanitária animal, como instrumento fundamental à produção e produtividade da pecuária, é competência do Estado, cabendo-lhe a definição e execução das normas do sanitarismo animal. Já o PL 748/2024, do deputado Alisson Wandscheer (SD), concede o título de utilidade pública ao Reduto de Apoio à Saúde Mental, de Fazenda Rio Grande.
Transmissão
A sessão plenária da próxima segunda-feira (10), terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.
Fonte: ALPR PR

POLÍTICA PR
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) defende projeto que valoriza fumicultores do Paraná
Published
34 minutos agoon
15 de abril de 2025By

Nesta terça-feira, 15, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) reforçou que a Assembleia Legislativa está comprometida em aprovar o projeto de lei 119/2023, que garante a classificação do tabaco diretamente nas propriedades dos produtores rurais. “Vamos criar uma comissão especial e uma câmara técnica para aprimorar a proposta. Também visitaremos o Rio Grande do Sul, onde isso já funciona, para aprender com a experiência deles”, disse Romanelli durante audiência pública que reuniu mais de 800 fumicultores paranaenses.
“Estamos entrando em uma nova etapa para deixar o projeto ainda melhor. Quando estiver pronto, ele será votado no plenário. Esse debate é essencial para apoiar os mais de 28 mil fumicultores do Paraná”, destacou Romanelli, que é autor do projeto ao lado dos deputados Maria Victória (PP), Alexandre Curi (PSD), Anibelli Neto (MDB), Hussein Bakri (PSD), Luís Corti (PSB) e Marcelo Rangel (PSD).
Romanelli agradeceu ao vice-prefeito de Guamiranga, Igor Pontarolo (PSD), aos vereadores Thiago Menzel (PSDB) e Amílcar Zezo (PP), de Prudentópolis, e às lideranças dos produtores que ajudaram a construir a proposta. “Esse projeto valoriza quem trabalha no campo”, afirmou.
Audiência Pública
A audiência pública foi considerada um sucesso pelo deputado. “A boa política melhora a vida das pessoas. Aqui, queremos garantir mais renda e segurança aos fumicultores”, disse. Hoje, as empresas classificam o tabaco como querem, muitas vezes explorando os produtores. “Vamos mudar isso. A classificação será feita na propriedade, como já acontece em 80% dos casos no Rio Grande do Sul. Isso dá mais poder ao produtor na negociação com as fumageiras”, explicou.
Justiça e transparência
O projeto determina que as empresas que compram ou industrializam tabaco no Paraná façam a classificação das folhas nas propriedades, no momento da compra. Isso traz mais justiça e transparência, atendendo a uma antiga reivindicação dos fumicultores. “No modelo atual, as empresas decidem tudo, sem dar chance de o produtor acompanhar ou questionar. Queremos um processo justo, com preços mais competitivos”, destacou Romanelli.
Segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), cerca de 28 mil famílias paranaenses cultivaram tabaco na safra 2023/2024. No Sul do Brasil, responsável por 97% da produção nacional, 162 mil famílias trabalham no setor. Cidades como São João do Triunfo, Rio Azul e Ipiranga se destacam no Paraná. “Garantir que o produtor participe da classificação fortalece sua posição e assegura um futuro melhor para todos”, concluiu Romanelli.
Fonte: ALPR PR

Jakelyne Oliveira exibe antes de subir ao altar com o cantor Mariano: ‘Pronta!’

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) defende projeto que valoriza fumicultores do Paraná

Duplicação do Contorno Norte e viadutos na BR-277: Via Araucária divulga detalhes das primeiras obras

Paraná mostra potencial turístico ao mercado global na WTM Latin America

Leilão de veículos supera expectativas de arrecadação para cofres do Estado
PARANÁ


Leilão de veículos supera expectativas de arrecadação para cofres do Estado
O Leilão 002/2025, da Secretaria da Administração e Previdência, foi finalizado acima das expectativas, tendo todos os lotes arrematados, com...


Paraná mostra potencial turístico ao mercado global na WTM Latin America
O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná e da Secretaria do Turismo (Setu-PR), promove e participa de uma...


Duplicação do Contorno Norte e viadutos na BR-277: Via Araucária divulga detalhes das primeiras obras
Rodovias estaduais e federais da Região Metropolitana de Curitiba e dos Campos Gerais receberão em breve as primeiras obras de...
POLÍCIA


Durante ação do BPTran, alta velocidade e nervosismo levam à apreensão de munições em carro de luxo no Batel
Durante uma operação de trânsito no bairro Batel, em Curitiba, policiais da COTAMOTRAN flagraram um veículo de luxo trafegando em...


Alta Velocidade e Nervosismo Revelam Munições Escondidas em Carro de Luxo no Batel
Durante uma operação de trânsito no bairro Batel, em Curitiba, policiais da COTAMOTRAN flagraram um veículo de luxo trafegando em...


BPFRON realiza ações no oeste do Paraná com apreensões avaliadas em mais de R$ 500 mil
A Polícia Militar do Paraná (PMPR), através do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), realizou duas apreensões de grande impacto...
ENTRETENIMENTO


Jakelyne Oliveira exibe antes de subir ao altar com o cantor Mariano: ‘Pronta!’
O grande dia chegou para Jakelyne Oliveira e Mariano! A modelo e ex-Miss Brasil está prestes a se casar com...


Paolla Oliveira celebra 43 anos e ganha surpresa de colegas da Globo: ‘Mais vida’
Nesta segunda-feira (14), Paolla Oliveira celebra o aniversário de 43 anos e recebeu uma homenagem especial de colegas de trabalho....


Hariany Almeida faz radiofrequência no corpo e exibe resultado: ‘Contra celulites’
Hariany Almeida, de 27 anos, começou o dia cuidando do corpo. Na manhã desta terça-feira (15), a influenciadora e ex-BBB...
ESPORTES


Atlético-MG empata com o Vitória em jogo dramático no Mineirão
Em um jogo tenso e cheio de reviravoltas, o Atlético-MG empatou em 2 a 2 com o Vitória neste domingo,...


Fortaleza e Internacional empatam em jogo polêmico no Castelão
Fortaleza e Internacional ficaram no 0 a 0 neste domingo, no Estádio Castelão, em partida válida pela terceira rodada do...


Santos sofre derrota nos acréscimos para o Fluminense e aumenta pressão sobre o técnico
O Santos continua sua saga sem vitórias no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o Peixe foi derrotado pelo Fluminense por 1...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ5 dias ago
Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Deputado Cobra Repórter (PSD) celebra aprovação de projeto que torna Rolândia a
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Lideranças do agronegócio de Londrina são homenageadas na Assembleia Itinerante
-
ENTRETENIMENTO5 dias ago
Virginia presenteia amiga com bolsa e óculos de luxo: ‘Quase R$ 15 mil’