NOVA AURORA

POLÍCIA

Polícia Militar participa do lançamento da segunda fase da Operação Fronteiras e Divisas Integradas

Publicado em

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) participou, nesta quinta-feira (20), do lançamento da segunda fase da Operação Fronteiras e Divisas Integradas, realizado em Santos, no Estado de São Paulo.

A operação é priorizada pelo Governos dos Estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, por meio das Secretarias Estaduais de Segurança Pública, nas regiões de divisas de estados e fronteiras com outros países.

No Paraná, a operação terá ênfase especialmente no combate ao tráfico de armas, drogas, contrabando, descaminho, roubo e furto de cargas, atividades de roubos a estabelecimentos bancários e ações de “novo cangaço”, bem como de outros delitos relacionados à realidade das regiões de fronteira com outros países e nas divisas com outros estados.

Desta forma, as forças de segurança reforçarão as ações preventivas e repressivas por meio de patrulhamento tático, bloqueios táticos, saturações de áreas, cumprimento de mandados, abordagens policiais, fiscalizações de veículos e pessoas que circulam nas principais rodovias, estradas rurais, vias urbanas e áreas de maior circulação de pessoas e de maior incidência criminal.

Leia Também:  PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva contra a família da ex-companheira

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jefferson da Silva, ressaltou que a integração entre as forças de segurança dos estados participantes facilita o combate ao crime organizado.

“Com essa integração, conseguimos mapear mais rapidamente os trajetos feitos pelos criminosos e isso possibilita uma ação mais rápida das forças policiais combatendo, principalmente, o tráfico de drogas e armas”, frisou o comandante-geral da PMPR.

Cerca de sete mil policiais fiscalizarão 128 pontos terrestres, marítimos e aéreos nas divisas e fronteiras com o objetivo de combater diversos tipos de crimes. Cerca de 2,5 mil viaturas, 31 embarcações e 13 aeronaves estão fornecendo apoio nos cinco estados.

INTEGRAÇÃO – A coordenação operacional é da Segurança Pública do Paraná (SESP), por meio da Coordenação de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP). Pela SESP, as instituições participantes serão as polícias Militar, Civil, Científica e Penal, que atuarão em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Receita Federal.

A Polícia Científica disponibilizou o aparelho Espectroscopia Raman para a operação. Ele reconhece a estrutura química do material apreendido, permitindo a identificação de forma mais agilizada.

Leia Também:  PCPR prende suspeito de furtos em Cândido de Abreu

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende dois homens suspeitos de furtos qualificados em Londrina

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente dois homens suspeitos da prática de furtos qualificados em continuidade delitiva. Eles são suspeitos de realizar 64 compras indevidas com um cartão bancário furtado, gerando um prejuízo estimado em R$ 16 mil. As capturas aconteceram nesta sexta-feira (4), em Londrina, na Região Norte do Estado.

A ação visava o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e duas ordens de busca domiciliar contra os investigados. Conforme o delegado da PCPR Matheus Prado, a vítima teve a carteira subtraída do interior de um veículo enquanto o automóvel estava em manutenção em uma oficina em Curitiba. 

Embora não tenha sido confirmado que o furto ocorreu no local, as apurações indicaram que todas as transações fraudulentas foram realizadas em 18 estabelecimentos comerciais de Londrina. A constatação levou à transferência do caso para a unidade policial da cidade.

A identificação dos suspeitos ocorreu por meio da análise de imagens dos locais onde as compras foram efetuadas. Em 17 dos estabelecimentos, as transações foram realizadas por um homem idoso.

Leia Também:  Polícia Militar do Paraná recupera quase 50 bicicletas furtadas em Curitiba

Além disso, 23 das operações ocorreram em uma mesma máquina de cartões, pertencente ao segundo investigado, vizinho do idoso. O histórico criminal dos suspeitos embasou o pedido de prisão preventiva e busca domiciliar.

Durante as diligências, os agentes localizaram uma arma de fogo de uso permitido e 14 munições em posse do idoso. Ele também foi autuado em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo.

Ambos foram encaminhados ao sistema penitenciário. 

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA