NOVA AURORA

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná participa do evento Governo 5.0 – Desenvolve Paraná

Publicado em

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, em Foz do Iguaçu, ocorreu o evento GOVERNO 5.0 – Desenvolve Paraná com o tema “sustentabilidade a serviço da população”. O encontro, que teve a presença do Governador Ratinho Júnior, do vice-governador Darci Piana e do Secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita, reuniu prefeitos e servidores dos 399 municípios do Paraná e contou com uma programação de palestras e workshops, relacionados à agilidade e eficiência no atendimento à população.
A Polícia Militar do Paraná se fez presente apresentando dois de seus projetos de inovação e tecnologia: o SADE e o Olho-Vivo e também o Disque-Denúncia 181.
Os projetos demonstram que a tecnologia está aliada à segurança pública. O SADE (Sistema de Atendimento e Despacho de Emergência) dentre inúmeros benefícios representa um ganho de até 82% de tempo efetivo no atendimento de ocorrências e com a implantação a nível estadual, uma perspectiva de economia de até 10 milhões de reais por ano. A ferramenta integra cadastro de ambientes rurais, intervenções específicas de violência doméstica, gestão de visitas escolares, automatização das ações administrativas de trânsito, integração com municípios e entes privados na obtenção de dados e integração com todos os órgãos do SUSP (sistema unificado de segurança pública). O projeto Olho Vivo cria um cercamento, permitindo maior agilidade em situações repressivas imediatas e preventivas de novos cometimentos de crime. O Disque-Denúncia 181, é uma ferramenta que pode ser utilizada via telefone ou virtualmente, e que tem como base a participação ativa dos cidadãos.
O Coronel Vasco, comandante do Corpo de Bombeiros esteve presente no evento e ressaltou a importância da polícia militar e do bombeiro na exposição: “Objetivamos demonstrar, além de todos nossos equipamentos, o novo uniforme, que nos classifica como o primeiro estado a ter um equipamento de proteção individual de uso diário, de alta tecnologia, proporcionando aos militares pronto emprego em situações de atendimento pré-hospitalar e pequenos incêndios.
O Ten.-Cel. José Osmar Novachi, chefe do estado-maior do do 5° Comando Regional de Polícia Militar e representante da polícia militar no evento, destacou a importância da interação dos prefeitos e representantes dos municípios com as exposições da força de segurança, pois fazem com que eles entendam a importância das ferramentas e do apoio para a completa implantação dos sistemas com a integração dos demais sistemas de monitoramento dos municípios.
Participaram do evento o Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, o Vice-Governador do Estado, Darci Piana, o secretário de segurança pública, Wagner Mesquita, Leandro Karnal, historiador e professor brasileiro, João Carlos Ortega, secretário chefe da casa civil, comandante do Corpo de Bombeiros, Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, deputados, prefeitos e demais autoridades.

Leia Também:  Novidades Show Rural 2023: novas culturas de soja e feijão carioca se destacam na feira

Fonte: Polícia Militar do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende dois homens suspeitos de furtos qualificados em Londrina

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente dois homens suspeitos da prática de furtos qualificados em continuidade delitiva. Eles são suspeitos de realizar 64 compras indevidas com um cartão bancário furtado, gerando um prejuízo estimado em R$ 16 mil. As capturas aconteceram nesta sexta-feira (4), em Londrina, na Região Norte do Estado.

A ação visava o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e duas ordens de busca domiciliar contra os investigados. Conforme o delegado da PCPR Matheus Prado, a vítima teve a carteira subtraída do interior de um veículo enquanto o automóvel estava em manutenção em uma oficina em Curitiba. 

Embora não tenha sido confirmado que o furto ocorreu no local, as apurações indicaram que todas as transações fraudulentas foram realizadas em 18 estabelecimentos comerciais de Londrina. A constatação levou à transferência do caso para a unidade policial da cidade.

A identificação dos suspeitos ocorreu por meio da análise de imagens dos locais onde as compras foram efetuadas. Em 17 dos estabelecimentos, as transações foram realizadas por um homem idoso.

Leia Também:  Ratinho Junior reforça papel da Itaipu no desenvolvimento regional

Além disso, 23 das operações ocorreram em uma mesma máquina de cartões, pertencente ao segundo investigado, vizinho do idoso. O histórico criminal dos suspeitos embasou o pedido de prisão preventiva e busca domiciliar.

Durante as diligências, os agentes localizaram uma arma de fogo de uso permitido e 14 munições em posse do idoso. Ele também foi autuado em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo.

Ambos foram encaminhados ao sistema penitenciário. 

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA