NOVA AURORA

POLÍCIA

PMPR realiza solenidade de homenagem póstuma ao Coronel Waldomiro Antunes Pereira com entrega da medalha “Sentinelas do Oeste”

Publicado em

Nesta quinta-feira (12), foi realizada em frente ao Museu da Polícia Militar do Paraná (PMPR), nas dependências do Quartel do Comando-Geral, situado na capital paranaense, uma emocionante cerimônia de entrega da Medalha “Sentinelas do Oeste” à família do Coronel Waldomiro Antunes Pereira, in memoriam. O evento reuniu autoridades militares, civis e familiares para prestar homenagem a um oficial destacado na história da PMPR.

Participaram da homenagem o Comandante-Geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva; o Chefe do Estado-Maior da PMPR, Coronel Paulo Roberto Lima; além de demais oficiais da PMPR e familiares do Coronel Pereira, dentre os quais se destaca o Major Lucas Pereira Gabardo Guimarães, oficial da ativa da PMPR e Chefe de Gabinete do Comandante-Geral da corporação, neto do Coronel Pereira.

O Coronel Waldomiro Antunes Pereira iniciou sua carreira na Polícia Militar do Paraná em 1956, ao ingressar como cadete. Foi declarado aspirante a oficial em 1959, marcando o início de uma trajetória profissional repleta de conquistas. Ao longo de sua carreira, atuou em diversas cidades do interior do estado, incluindo Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Matelândia, Nova Esperança e Cascavel, onde desempenhou funções como comandante de unidades e delegado nomeado, uma prática comum à época.

Leia Também:  PCPR deflagra operação em postos de combustíveis em Curitiba

Entre suas contribuições mais significativas, destacam-se a criação do “Serviço Rádio Cidadão” em Foz do Iguaçu, uma inovação que modernizou o atendimento de emergências na região de fronteira, e a construção do atual quartel do 14º BPM. Em Cascavel, onde comandou o 6º BPM, liderou melhorias estruturais e logísticas, como a construção do estande de tiro e a revitalização da Vila Militar.

Especialista em Controle de Tumultos e diplomado pela Escola Superior de Guerra, o Coronel Pereira alcançou o posto máximo da corporação em 1987, ano em que foi transferido para a reserva remunerada, encerrando um ciclo de excelência na PMPR.

SOBRE A HONRARIA – Criada em 2014, a Medalha “Sentinelas do Oeste”, alusiva ao 6º Batalhão de Polícia Militar, localizado em Cascavel-PR, é destinada a homenagear militares, civis e instituições que contribuíram significativamente para a segurança pública nos municípios da área de atuação da unidade.

Na ocasião, foi entregue à Sra. Rosita Kendrick Pereira, esposa do Coronel Pereira, pelo Tenente-Coronel Renato Marchetti, comandante interino do 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), representando o comandante do 6º BPM, Tenente-Coronel Cícero José de Oliveira Tenório. Durante a cerimônia, também foi entregue à família o livro com os assentamentos funcionais do oficial, pelas mãos do Comandante-Geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva, em reconhecimento à trajetória exemplar do militar estadual.

Leia Também:  Três homens são presos pela PM após serem flagrados com maconha, cocaína e uma arma de fogo nos Campos Gerais

O Major Lucas Pereira Gabardo Guimarães fez uso da palavra, destacando a trajetória de grandes conquistas de seu avô: “A Polícia Militar foi sua casa por mais de 30 anos, e ele tinha enorme orgulho dos feitos aqui realizados. Nos contava, com brilho nos olhos, sobre as rotinas e missões desempenhadas nos quartéis pelo interior do Paraná. Seu apreço era especial pelo oeste do estado”, destacou o Major Guimarães, de forma emocionada.

O Tenente-Coronel Renato Marchetti aproveitou a ocasião para comentar que a ideia da homenagem surgiu de uma conversa informal com o Major Guimarães, onde descobriu seu parentesco com o ex-comandante da unidade.

Além disso, ele ressaltou os bons exemplos deixados pelo Coronel Pereira na história da corporação e do oeste do Paraná: “Conversando com alguns policiais que tiveram a oportunidade de trabalhar com ele, estes transmitiram uma imagem muito bonita e positiva do Coronel Pereira. Uma pessoa muito coerente, muito coesa, muito centrada, que confiava muito na sua tropa e garantia que trabalhassem com liberdade e que pudessem fazer o melhor em benefício da sociedade paranaense”, enalteceu o Tenente-Coronel Renato Marchetti.

Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍCIA

PCPR apreende 2,5 quilos de skunk após ação de cão farejador em Clevelândia

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu nesta quarta-feira (2) cerca de 2,5 quilos da droga skunk em Clevelândia, no Sudoeste do Estado. A substância foi localizada pelo cão farejador Becky em um veículo que estava apreendido no pátio da delegacia.

A droga foi localizada enquanto o Agente de Polícia Judiciária (APJ) Juliano Riboli passava pelo local com Becky após participarem de uma operação na região de Palmas.

O APJ conta que soltou a cachorra por alguns instantes para que ela descansasse antes de prosseguir viagem até Palmas e percebeu que ela havia sumido.

Ao procurar no pátio, verificou que ela estava posicionada próxima e indicava um veículo que havia sido apreendido anteriormente pela Polícia Militar em uma ocorrência de tráfico de drogas. 

“Com a plena confiança que temos no treinamento dos nossos cães, decidimos desmontar os paralamas do veículo e encontramos a droga escondida em pacotes à vácuo”, explica Riboli.

Ao todo, haviam 2,5 quilos de skunk, que é uma variação da maconha. O prejuízo estimado para o tráfico de drogas é de R$ 62,5 mil.

Leia Também:  PCPR prende homem em flagrante pelo crime de ameaça em Almirante Tamandaré

A droga foi encaminhada para os procedimentos de praxe e a PCPR seguirá com as investigações para identificar os responsáveis.

Becky foi recompensada pelo excelente trabalho que realizou nesta quarta-feira.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA