NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR na Comunidade atende 750 pessoas na Lapa

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações para mais de 750 pessoas, durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu nesta terça (6) e quarta-feira (7), na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação contou com o apoio da Prefeitura Municipal da Lapa.   

Durante o PCPR na Comunidade, os policiais civis realizaram serviços de polícia judiciária, confeccionaram boletins de ocorrência e carteiras de identidade. Além disso, realizaram palestras, repassaram orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime. 

De acordo com o prefeito da Lapa, Diego Ribas, a parceria entre a PCPR e o município é importante para trazer segurança e proximidade para a população. 

“Esse ato da Polícia Civil enriquece, traz segurança, conforto, traz a quebra de barreira entre a comunidade e a polícia. É uma iniciativa que contribui com informações e serviços para a população, então é fundamental”, afirma Ribas. 

A disponibilização das atividades visa ajudar a população mais carente e com dificuldade de acesso aos serviços da PCPR, aproximando a instituição da comunidade. No evento, ainda foram confeccionadas 225 carteiras de identidade.   

O coordenador do PCPR na Comunidade, João Mario Goes, afirma que o projeto contribui para ampliação do alcance dos serviços de polícia judiciária. 

“Com o projeto conseguimos sair das delegacias e levar à população de maior vulnerabilidade social, com difícil acesso, os serviços que a PCPR oferece. Além disso, trazemos informações para o público-alvo, fortalecendo redes de proteção e gerando proximidade com o cidadão”, conclui.  

Leia Também:  Sidora: Paraná lança sistema para mapear e apoiar pessoas sobre síndromes e doenças raras

Também foram promovidas apresentações do grupo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) e do Núcleo de Operações com Cães da PCPR. Os policiais civis também realizaram atividades lúdicas com as crianças.   

PALESTRAS- Durante os dias de ação, a PCPR ministrou quatro palestras no município. Foram abordados temas relacionados à rede de proteção, prevenção à exploração e ao abuso sexual infantil e combate às drogas. 

A primeira palestra aconteceu na terça-feira (6), para servidores da educação, assistentes sociais, conselheiros tutelares e conselheiros municipais. A iniciativa teve o objetivo de abordar sobre a rede de proteção à criança e adolescente vítimas de crimes.  

A delegada da PCPR Patricia Nobre ministrou a palestra e conta que reuniões como essa são fundamentais para reforçar a importância sobre os debates relacionados ao tema.  

“É importante o trabalho da PCPR em todos os municípios do Estado, principalmente nessa temática tão importante envolvendo a rede de proteção de cada município. Então a Polícia Civil leva essas informações de prevenção, o conhecimento e faz a troca de informações com a rede”, complementa. 

Na quarta-feira (7), a PCPR realizou três palestras, com temas voltados ao abuso sexual e combate às drogas. As ações foram ministradas por policiais civis e por um psicólogo do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes da PCPR, para alunos de 9 a 17 anos, do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), na Lapa.  

Leia Também:  PCPR na Comunidade leva serviços de polícia judiciária para mais de 1,3 mil pessoas em Cianorte

Segundo a diretora-geral do Caic, Hellen Lopes, a presença da PCPR no local traz proximidade com a população, principalmente com as crianças. 

“Essas ações servem para mostrar para nossas crianças que os policiais são amigos, que eles podem abordar e pedir ajuda quando precisar. Todos os temas abordados são importantes, pois é uma realidade, então traz a conscientização aos alunos”, diz a diretora. 

PROJETO – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. Seu objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade. 

SOLICITAÇÃO- Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade).

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Formatura da 4ª Turma do Curso de Capacitação de Técnicas de Direção Policial Defensiva no BPEC

Published

on

By

Na manhã desta sexta-feira (4), ocorreu, no Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), a formatura da 4ª turma do Curso de Capacitação de Técnicas de Direção Policial Defensiva. Com uma carga horária de 50 horas, o programa combina atividades teóricas e práticas, garantindo um aprendizado abrangente e aplicável às atividades policiais, o curso foi realizado por meio da Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (DALF).

Nesta edição do curso, participaram, no total, 20 policiais militares, sendo 17 da Polícia Militar do Paraná, além de 3 policiais pertencentes à Polícia Militar do Mato Grosso do Sul. Os militares passaram por disciplinas como legislação de trânsito, fundamentos de física, princípios de mecânica, direção defensiva e técnicas avançadas de direção.

Durante a cerimônia, todos os 20 participantes foram chamados para receber os brevês e certificados. Estavam presentes no evento e realizaram as entregas: o Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima; o Diretor interino de Ensino e Pesquisa da PMPR, tenente-coronel Marco Antonio da Silva; o Diretor interino de Apoio Logístico e Finanças da PMPR, tenente-coronel Alessandro Galeski; o Chefe do Centro de Motomecanização e coordenador do curso, major Alexsander Cardoso; o comandante do Batalhão de Polícia de Choque, major Fabio Bonifácio Ferreira; o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais, major Felipe Serberna; e o comandante da Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (CIROCAM), major Adilson Martendal.

Leia Também:  PCPR localiza depósito de drogas e apreende seis quilos de entorpecentes em Almirante Tamandaré

Após as entregas, o tenente-coronel Galeski fez uso da palavra. “É com grande alegria que faço parte dessa solenidade. O policial deve ser proficiente com todo o seu equipamento, e a viatura é um dos principais equipamentos do Policial Militar. A boa utilização do nosso equipamento é fundamental para que tenhamos uma atividade exercida dentro da técnica e do profissionalismo”, disse o tenente-coronel Galeski.

Para encerrar, o Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima, fez uso da palavra. “Na Polícia Militar, é fundamental essa capacitação permanente do nosso profissional. Um curso como esse vem para a melhoria dos serviços prestados à população. A PMPR vem avançando a passos largos no quesito capacitação”, destacou o coronel Lima, que também agradeceu a confiança dos PMs do estado do Mato Grosso do Sul. “Meu abraço aos policiais do Mato Grosso do Sul, muito obrigado por terem acreditado no curso da Polícia Militar do Paraná. A casa é de vocês, mandem nosso abraço ao comando da corporação e tenham certeza de que, sempre que aqui estiverem, serão sempre muito bem-vindos.”

Leia Também:  PCPR na Comunidade leva serviços de polícia judiciária para mais de 1,3 mil pessoas em Cianorte

Comunicação Social PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA