NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR inicia ação para combater violência contra mulher com divulgação de sinal de socorro

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou a Operação Shamar, que acontece durante o mês de agosto em todo o País e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em combate à violência contra mulher. Nesta sexta-feira (2), a PCPR também aderiu à campanha de sinal de socorro, que pode ser utilizada pelas mulheres em situação de risco. 

Durante o período, a PCPR intensifica as ações repressivas de combate à violência doméstica e conta com apoio das demais forças de segurança do Estado, além de realizar ações educativas e de acompanhamento de medidas protetivas.  

De acordo com a delegada chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, Luciana Novaes, a iniciativa é responsável por enaltecer o combate e cuidado que devemos ter com as mulheres.

SINAL DE AJUDA- O sinal, feito com as mãos, foi criado pela Canadian Women’s Foundation, uma Organização Não Governamental de proteção a mulheres sediada no Canadá, em 2020. 

O gesto, feito em três etapas, é um sinal de socorro usado por mulheres em situação de risco. A vítima levanta a mão com a palma para fora, dobra o polegar e fecha os dedos sobre ele. A palma da mão deve apontar para a pessoa a quem se pede ajuda.

Leia Também:  Polícia Militar do Paraná se prepara para integrar os eventos alusivos aos 130 anos do Cerco da Lapa

“Aproveitamos a Shamar para divulgar o gesto, que pode ser feito pelas vítimas que precisam de ajuda quando estiverem em situação difícil, para que a população saiba que estão em risco, precisando de ajuda”, afirma a delegada.

O sinal é conhecido mundialmente e, após a abordagem, a pessoa que prestou ajuda pode telefonar para as forças de segurança.

O intuito da PCPR é entregar folders com o conteúdo durante ações realizadas no mês de agosto, além de distribuir em locais públicos.

SHAMAR – A operação recebeu o nome Shamar pela origem hebraica da palavra, que significa cuidar, guardar, zelar, vigiar ou proteger. 

A PCPR ressalta que trabalha constantemente no combate aos crimes contra a mulher, conduzindo investigações, solicitando medidas protetivas e realizando prisões dos autores.

Além disso, solicita a colaboração da população com informações que auxiliem no andamento de investigações. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, pelos números 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia. Se a violência estiver ocorrendo naquele momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.
 

Leia Também:  Mais de 14 quilos de drogas são apreendidos pela Polícia Militar no Sudoeste do Estado

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR realiza palestra para guardas municipais em Araucária

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou nesta terça-feira (8) uma palestra na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), com foco no atendimento a ocorrências de vítimas de violência doméstica, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.  

A palestra fez parte do 1° curso de Patrulha Maria da Penha promovido pela GCM, que visa a capacitação de guardas municipais no atendimento e combate à violência doméstica e familiar. 

A apresentação foi ministrada pelos Agentes de Polícia Judiciária (APJ) da Delegacia da Mulher de Araucária, Giovana Laba de Jesus e Kelvin Nogueira Gomes. 

Conforme a APJ Giovana de Jesus, a palestra abordou temas essenciais relacionados ao primeiro atendimento às vítimas, como a correta coleta de vestígios. 

“Também abordamos o tema do tratamento humanizado, o correto preenchimento das informações no Boletim de Ocorrência e os seus efeitos ao longo da investigação”, explica.  

O policial civil Kelvin Gomes afirmou que ao todo, o evento contou com a participação de cerca de 35 agentes de segurança pública. 

Leia Também:  PCPR localiza criança perdida em Guaratuba e a devolve à família

“Entre eles guardas municipais dos municípios de Araucária, Colombo, Campo Largo, Pinhais, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Telêmaco Borba, além de policiais militares que atuam na região de Pinhais”, completou.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA