A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com o apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP), cumpriu mandados judiciais no âmbito de uma investigação que apura crimes de furto mediante fraude, praticados contra duas vítimas da cidade de Mamborê, no Noroeste do Paraná. A operação foi realizada nesta terça-feira (27), nas cidades de Nova Odessa e Americana, no Estado de São Paulo.
Conforme apurado, o crime foi praticado em uma agência bancária, onde os investigados utilizavam um dispositivo conhecido como “chupa-cabra” e fixavam adesivos nos terminais eletrônicos, contendo um número falso de uma suposta “central de atendimento” da agência.
Quando as vítimas inseriam seus cartões bancários no leitor, os cartões ficavam retidos pelo aparelho. Em seguida, ao ligar para o número falso indicado no adesivo, acreditavam estar em contato com um funcionário da agência e, assim, repassavam dados e informações confidenciais aos criminosos.
Conforme o delegado da PCPR Anderson Sérgio Romão, em posse dessas informações, a PCPR deu início às investigações, que permitiram identificar os investigados e constatar que a mesma prática criminosa havia sido realizada em outras cidades da região do Paraná.
Após a identificação dos suspeitos, foram solicitados judicialmente mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos na presente data, com o apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Durante as buscas, foram apreendidos diversos itens relacionados às práticas criminosas, como adesivos utilizados nos terminais eletrônicos, máquinas de cartões e aparelhos telefônicos dos investigados.
“Os materiais apreendidos serão fundamentais para o prosseguimento das investigações, que visam apurar os fatos em sua totalidade e identificar outros possíveis integrantes da organização criminosa. A operação foi concluída sem incidentes”, explica.
Todos os itens apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde serão tomadas as providências cabíveis.
Fonte: PJC PR