NOVA AURORA

POLÍCIA

Mostra “Raízes Paranaenses” celebra 170 anos da Polícia Militar do Paraná

Publicado em

Nesta segunda-feira (29), teve início a mostra “Raízes Paranaenses – Celebrando 170 anos da Polícia Militar”, na sede do Arquivo Público do Paraná, em Curitiba. A exposição, que iniciou as comemorações dos 170 anos da Polícia Militar do Paraná (PMPR), oferece ao público a oportunidade de explorar uma rica coleção de documentos históricos, veículos, vestuários e itens que retratam momentos marcantes da história da corporação.

A mostra, que segue aberta até a sexta-feira (2), conta com um acervo amplo. Entre os itens expostos estão objetos cedidos pelo Museu da PMPR e documentos do próprio Arquivo Público, instituição ligada à Secretaria da Administração e da Previdência, responsável por guardar e preservar documentos que contam a história do Paraná desde a época em que o estado era uma província.

Os visitantes têm a chance de ver de perto documentos históricos como a Lei nº 7, de 10 de agosto de 1854, que criou a Companhia de Força Policial, a futura Polícia Militar do Paraná, e a Lei nº 30, de 18 de março de 1857, que instituiu oficialmente a Banda da Polícia Militar. Outro destaque é a máscara mortuária de Zacarias de Góis e Vasconcelos, primeiro governador da Província do Paraná e responsável pela criação da corporação, além do Brasão de Armas do Estado do Paraná, originalmente pintado pelo artista Alfredo Andersen.

Leia Também:  PCPR homenageia servidores com medalhas de serviço policial no Norte do Estado

Entre os itens do acervo da PMPR, os visitantes podem conferir viaturas históricas, como um fusca e uma caravan, a metralhadora Nordenfelt, uma das principais armas do Regimento de Segurança usada na Batalha do Irani durante a Guerra do Contestado, e a bandeira do Brasil que cobriu o caixão do coronel João Gualberto, morto na mesma batalha em 1912, além do livro do Conselho de Guerra em sua edição original. 

O comandante do 1º Comando Regional da PMPR, tenente-coronel Sérgio Augusto Silva, que esteve no evento representando do comandante-geral da PMPR coronel Jefferson Silva, ressaltou que a mostra é importante principalmente para apresentar a história da corporação a um público mais jovem. “O presente e o futuro não existem sem referenciar o passado. E também não adianta termos um passado e uma história tão importantes sem que eles sejam contados às pessoas. Por isso essa exposição é importante, porque mostra ao público esse passado”, destacou.

A Banda de Música da PMPR se fez presente no evento com seu vasto repertório musical, abrilhantando ainda mais a festividade.

Leia Também:  Carro furtado é recuperado pela Guarda Municipal

Estiveram presentes na abertura da exposição o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, o secretário estadual da Administração e Previdência, Claudio Stabile, o comandante do 1º Comando Regional da PMPR, tenente-coronel Sérgio Augusto Silva, neste ato representando do comandante-geral da PMPR coronel Jefferson Silva, a diretora do Arquivo Público, Kássia Cavalari Basso, o chefe da Casa Miliar, tenente-coronel Marcos Tordoro; os secretários estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; da Fazenda, Norberto Ortigara; da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza; da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; e da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani; o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado; e a controladora-geral do Estado, Letícia Ferreira da Silva.

A exposição “Raízes Paranaenses” oferece uma viagem no tempo, permitindo ao público uma imersão na história e nas tradições da Polícia Militar do Paraná. É uma oportunidade única para conhecer de perto os elementos que moldaram a trajetória dessa instituição que há 170 anos zela pela segurança e ordem do estado.

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê

Published

on

By

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
Durante a cerimônia, 29 policiais militares, entre eles 7 oficiais e 22 praças, tiveram a honra de receber a medalha de mérito comunitário

Ainda no decorrer da cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, reunidas para prestar homenagens, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Este ato simbólico ressalta o profundo respeito pela memória de Tiradentes, figura histórica que representa de forma emblemática a luta incansável pela liberdade e pela justiça no Brasil.

Após isso, o coronel Semmer teve a palavra “Hoje, reverenciamos a figura imortal de Tiradentes, mártir da liberdade e patrono das polícias militares do Brasil, cuja memória permanece viva no âmago da história nacional e no espírito combativo das instituições militares. Homem de origem simples, forjado no labor diário nos desafios da vida colonial, Tiradentes abraçou a causa da liberdade, colocando sua vida à serviço de um ideal coletivo. Sua trajetória é símbolo do compromisso inquebrantável da justiça. Como policiais militares, carregamos esse legado. Sejamos dignos da história que nos antecedeu e firmes no compromisso que virão, minha continência à todos os policiais militares do Paraná, Tiradentes vive em cada um de nós”, falou o coronel Semmer em nome do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  Carro furtado é recuperado pela Guarda Municipal

Quem também teve a palavra foi o coronel Gil Alessandro Zwir. “É possível ser um país verdadeiramente independente? Sim, mas exige de todos nós um compromisso profundo com um projeto de nação, exige analisemos a educação como instrumento de liberdade, que invistamos em ciência e tecnologia como ferramentas de autonomia, que cultivemos uma cultura crítica, criativa e enraizada em nossas tradições. Exige também que combatamos com firmeza a corrupção, o desrespeito e o desprezo pelo bem comum. Tiradentes plantou a semente de um país livre, e essa semente germinou. Hoje, ao homenageá-lo, não devemos apenas exaltado, mas devemos reproduzir sua coragem e compromisso”.

Ao fim do evento, houve também um desfile da tropa, composta pela Banda de Música da PMPR, de alunos das Escolas de Formação de Oficias e Praças e do desfile de viaturas.

Estiveram presentes as seguintes autoridades. Subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel QOPM Paulo Roberto Lima, Corregedor-Geral da Polícia Militar do Paraná e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Paraná, coronel Gil Alessandro Zwir, o Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, Comandante do 6º CRPM; o Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, Comandante de Missões Especiais; a Coronel Letícia Chun Pei Pan, Chefe do Comando Odontológico; Armando Antônio Sobreiro Neto, Subprocurador-Geral de Justiça do MPPR; o Coronel Veterano Valter Wiltemburg Pontes; o Coronel Veterano Altair Mariot, Presidente da AMAI; o Coronel Veterano Izaias de Farias, Presidente do Clube dos Oficiais; o Coronel da Reserva Celso José Mello, representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná; o Coronel Veterano Luiz Rodrigo Larson Carstens, Presidente da ASSOFEPAR; o Coronel Veterano João Jorge dos Santos Junior, representante da AVM; o Tenente-Coronel Marco Antonio da Silva, Diretor Interino de Ensino da PMPR; o Tenente-Coronel Rinaldo Paz da Rocha, Diretor da DINT; o Tenente-Coronel José Luiz Beggiora Junior, Comandante Interino da APMG.

Leia Também:  PCPR prende mulher suspeita de desviar R$ 179 mil do próprio avô em Jussara

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA