Na manhã desta terça-feira (22/01), uma solenidade marcou a troca de comando da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), na sede da unidade, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Na ocasião o coronel Mauro Celso Monteiro passou o cargo de Comandante coronel Ronaldo de Abreu.
O secretário de Segurança Pública, general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, agradeceu ao coronel Monteiro, em nome da Secretaria, pela missão cumprida e deixou um recado aos cadetes presentes. “Caberá ao seu comandante e ao grupo de instrutores orientá-los, mas caberá exclusivamente aos senhores a apreenderem a dominar o corpo a mente para terem a resiliência necessária para cumprir a função de defender a sociedade”, disse durante o discurso.
Segundo o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, o coronel Monteiro tem um histórico repleto de conquistas, com excelentes avanços nas áreas de ensino, além de conduzir a APMG para o desenvolvimento estrutural e pedagógico, elevando a sua qualidade de ensino, e, consequentemente, a formação, o conhecimento, a especialização e a capacitação dos homens e mulheres que trabalharam diariamente pela segurança pública.
“O coronel Monteiro destaca-se pelo seu interesse, pró-atividade, inteligência e visão estratégica. Mostrou-se uma pessoa capaz, organizada, altamente construtiva e honesta, alimentando suas relações pessoais e profissionais com a visão de um comando destinado a conquistar seus objetivos. Ganhou o respeito de todos aqueles que, direta ou indiretamente, trabalharam ou o acompanharam”, disse o Comandante-Geral.
Há quase 33 anos de corporação, o coronel Monteiro esteve por quase três anos no comando da APMG. “Durante esse período foram mais de 3 mil policiais formados, todos com base nas tradições e valores da PMPR, junto à Academia, no qual buscamos sempre a excelência do ensino. Só através do ensino policial militar é que uma instituição como a nossa poderá elevar, cada vez mais, a qualidade dos serviços dos nossos policiais nas ruas, com muita cidadania e dignidade”, contou.
CURRÍCULO – O coronel Ronaldo de Abreu está na Corporação há quase 30 anos, Possui curso de bacharelado e licenciatura em Educação Física pela Universidade Tuiuti do Paraná; especializações em Educação Física; Técnica de Ensino; Planejamento e Controle em Segurança Pública; Organização e Técnica de Patrulhamento; Gerenciamento Integrado de Segurança Pública em Magistério Superior.
“A partir de agora vamos dar continuidade ao trabalho já estabelecido pelo coronel Monteiro, sempre prestando um melhor serviço à comunidade, e só conseguimos isso através de uma formação e de uma especialização do nosso homem e da nossa mulher. Logicamente que temos outros desafios, por exemplo, promover uma reforma na estrutura da academia, nos conceitos de ensino, fortalecendo isso, para que a nossa universidade tenha destaque no cenário nacional”, disse o coronel Abreu.
Familiares dos coronéis sucedido e sucessor acompanharam o evento. Já as esposas dos coronéis receberam flores como uma singela maneira de agradecer pela paciência e parceria ao longo da jornada de vida juntos. Ao final do evento ocorreu o desfile dos cadetes da Academia e dos veículos históricos da corporação.
Participaram do evento o Secretário de Segurança Pública, general Luiz Felipe Kraemer Carbonell; o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos; o Subcomandante Geral, coronel Antônio Carlos de Morais; o Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Samuel Prestes; Toninho Fenelon; o Controlador Geral do Paraná, Raul Siqueira; Superintendente de Polícia, Federal Mauricio Leite Valeixo; Diretor Geral da Polícia Rodoviária Federal, Adriano Marcos Furtado. Representantes dos Poderes Judiciário, Legislativo e do Executivo. Oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também prestigiaram o evento.