NOVA AURORA

POLÍCIA

Batalhão de Polícia Ambiental flagra desmatamento ilegal em Santa Mônica

Publicado em

Nesta terça-feira (7), policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV), em ação no âmbito da Operação Desmatamento Zero II, identificaram a derrubada de quase três hectares de vegetação nativa em uma propriedade na área rural do município de Santa Mônica, localizado no noroeste do Paraná.

Os agentes foram até o local em resposta a um alerta emitido pelo MapBiomas Alerta e constataram o desmatamento de 2,79 hectares de vegetação nativa do bioma da Mata Atlântica sem a devida licença do órgão ambiental competente.

Diante da situação, foram lavrados três autos de infrações ambientais, que totalizaram cerca de R$32 mil em multas. Além disso, toda a área afetada foi embargada e o fato comunicado ao Ministério Público com vistas a responsabilização criminal do responsável.

O desmatamento ilegal, além de configurar um crime ambiental, representa um sério impacto à biodiversidade e aos recursos naturais. A atuação da Polícia Militar do Paraná, por meio do BPAmb-FV, demonstra o compromisso da Corporação com a preservação ambiental e a fiscalização rigorosa das atividades que possam causar danos ao meio ambiente.

Leia Também:  PCPR prende homem em flagrante por tráfico de drogas e lesão corporal contra mulher em Castro

MapBiomas Alerta – É um sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento com imagens de satélite de alta resolução. Na plataforma, são reunidos alertas provenientes de diversos sistemas de detecção para todos os biomas do Brasil, onde é feito o cruzamento com dados territoriais relevantes e disponibilizados laudos detalhados para cada evento de desmatamento, sem avaliação de legalidade, regularidade ou responsabilidade sobre a supressão da vegetação. Estes relatórios são utilizados pelos órgãos responsáveis pela fiscalização ambiental para auxiliar no combate ao desmatamento.

Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende homem por desmatar área de proteção ambiental em Curitiba

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem suspeito de ser o responsável por desmatar uma área de proteção ambiental, aterrando uma nascente e devastando uma área de mata atlântica, pertencente ao Município de Curitiba. A ação aconteceu nesta quinta-feira (10), na mesma região.

A investigação apontou que o suspeito atuava de forma recorrente em áreas de proteção ambiental, promovendo desmatamento com o objetivo de comercializar terrenos públicos de forma irregular. 

Conforme o delegado da PCPR Guilherme Dias, esta não é a única área afetada pela ação do investigado.

“As máquinas utilizadas na prática do crime ambiental foram apreendidas e os demais objetos empregados na devastação foram destruídos com o objetivo de impedir novas ações semelhantes”, explica.

O delegado ainda ressalta que a PCPR atua em conjunto com a Prefeitura de Curitiba em ações voltadas à proteção de áreas públicas que têm sido alvo de invasões e comercialização ilegal.

O suspeito irá responder pelos crimes de poluição e desmatamento de área de mata atlântica, com penas que podem chegar a oito anos de reclusão. 

Leia Também:  PCPR prende homem por agressão e descumprimento de medida protetiva em Japurá

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA