PARANÁ
Universidades estaduais promovem ações durante a 18ª Primavera dos Museus
Publicado em
20 de setembro de 2024por
Itajuba Tadeu
As universidades estaduais de Londrina (UEL), Ponta Grossa (UEPG) e do Centro-Oeste (Unicentro) participarão da 18ª edição da Primavera dos Museus, que acontecerá entre os dias 23 e 29 de setembro, com 18 ações em cinco museus universitários. A agenda inclui exposições, oficinas, palestras, cursos e ações educativas relacionadas à temática definida para este ano: Museus, acessibilidade e inclusão.
No Paraná, a iniciativa também conta com o apoio da Rede de Museus, Centros de Memória, Documentação e Acervos Universitários do Estado do Paraná (Remup), instituída em 2021 pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Ao todo, 67 instituições de Curitiba e 37 municípios do Interior planejaram ações para compor a agenda paranaense na edição de 2024.
Segundo o diretor do Museu dos Campos Gerais da UEPG, Niltonci Batista Chaves, é fundamental participar e estar alinhado ao tema da Primavera dos Museus, pois contribui com a ampliação e a democratização do acesso para todas as pessoas aos espaços culturais.
“É função de museus e instituições culturais estarem preparados para receber e dar condições para todas as pessoas, para que, independente de suas limitações, aproveitem uma programação cultural de qualidade”, afirma.
A Primavera dos Museus é promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e, em sua 18ª edição, conta com a participação de mais de 900 museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país.
São mais de 2.300 atividades desenvolvidas durante o período, com o objetivo de discutir sobre o papel dos museus na democratização do acesso à arte, história e memória, para púbicos diferenciados, independentemente das condições cognitivas, físicas ou sensoriais do visitante.
Confira a agenda dos museus das universidades estaduais:
Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss – UEL:
Exposição: “Vidas em Detalhes: o cotidiano da diversidade”
Parque Governador Ney Braga. Avenida Tiradentes, 625 – Londrina
Contato: museu@srp.com.br | (43) 99941-3620
Data: 23/09/2024 a 30/11/2024, das 9h às 18h
Resumo: Exposição de fotografias e objetos de diversas instituições de pessoas com deficiência.
Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica – UEL:
Curso Saraus às quintas: oficinas de História e Música
Rodovia Celso Garcia Cid | PR 445 Km 380 – Londrina
Contato: ndph@uel.br | (43) 3371-4398 / (43) 3371-4568
Data: até 28/11/2024, das 18h30 às 20h
Resumo: Curso de Extensão para a divulgação do acervo sonoro do Núcleo de Pesquisa e História Humana da UEL, composto por aula com audição de músicas selecionadas.
Museu Campos Gerais – UEPG:
Endereço: Rua Engenheiro Schamber, 686, Centro – Ponta Grossa
Contato: museucamposgerais@uepg.br | (42) 3220-3470
Disponibilização do Acervo Foto Elite
Data: até 25/09/2024 – das 19h às 22h
Resumo: Apresentação sobre a trajetória do Acervo Foto Elite, pertencente ao Museu dos Campos Gerais, com o lançamento público de uma coleção fotográfica digital acessível para deficientes visuais.
Acessibilização de obras de artes visuais por meio de audiodescrição e obras táteis
Data: 26/09/2024, das 14h às 17h
Resumo: palestra que abordará a experiência de professores cearenses das universidades Estadual do Ceará (Uece) e Federal do Ceará (UFC) na produção de práticas de audiodescrição de obras de arte para pessoas com deficiências visuais.
Inclusão e Acessibilidade: Projetos e Ações da Prae/UEPG
Data: 26/09/2024, das 19h às 22h
Resumo: Painel das ações que a UEPG desenvolve no sentido de estabelecer e ampliar ações e práticas de inclusão e acessibilidade na instituição.
Mesa Redonda: Autismo, inclusão e o papel dos museus
Data: 27/09/2024, das 14h às 16h
Resumo: Mesa Redonda para abordar políticas e ações que os museus adotam para facilitar a inclusão aos portadores de espectro autista.
Estratégias Práticas para Profissionais no Atendimento a Públicos Autista
Data: 27/09/2024, das 16h às 18h
Resumo: Atividade conduzida pela Associação de Proteção dos Autistas de Ponta Grossa (Aproaut) e se destina, especialmente, a formação de profissionais que atuam com atendimento ao público externo para visitas e mediações em museus.
Museu de Ciências Naturais – UEPG:
Endereço: Avenida Carlos Cavalcanti, 4748 – Uvaranas, Ponta Grossa
Contato: mcn.uepg@gmail.com | Tel: (42) 3220-3024
Uma experiência sensorial para educação inclusiva no ensino de ciências e biologia
Data: 23/09/2024, das 14h às 17h
Resumo: A oficina tem o objetivo de capacitar professores de Ciências e Biologia, incluindo aqueles em formação, a aplicar estratégias inclusivas que considerem as limitações da deficiência visual. Os participantes serão vendados com o intuito de promover a empatia e a adaptação de conteúdos de Zoologia para uma abordagem sensorial, focada na compreensão de estruturas e funções anatômicas sem o uso da visão.
O cotidiano acessível de um museu
Data: 24/09/2024, das 10h às 12h
Resumo: Oficina com o objetivo de abordar questões diversas sobre a acessibilidade nos museus no dia a dia.
Museus e patrimônio: das origens ao século XXI
Data: 24/09/2024, das 14h às 17h
Resumo: O curso tem o objetivo de divulgar a história, surgimento e desenvolvimento dos museus, desde sua origem na antiguidade até a atualidade, e sua relação direta com o patrimônio por meio de suas múltiplas interpretações.
Produção de modelos 3D a partir de software livre
Data: 25/09/2024, das 10h às 12h
Resumo: A oficina tem como objetivo transmitir a metodologia para a criação de modelos 3D, com o uso da fotogrametria e de software livre. Serão selecionadas peças do acervo do museu, que serão fotografadas com o uso de celulares, as imagens serão processadas para a formação de modelos virtuais e, ao final, os objetos poderão ser impressos com o uso de impressoras 3D.
Conhecendo a geodiversidade de Ponta Grossa
Data: 25/09/2024, das 14h às 16h
Resumo: Oficina com objetivo de abordar de forma interativa, dialogada e didática a história geológica do município de Ponta Grossa, utilizando uma metodologia de diferenciação e classificação que dará ênfase nas diferentes texturas das rochas, que podem ser sentidas pelo toque.
Hospitalidade no atendimento ao visitante de museus
Data: 25/09/2024, das 19h às 21h
Resumo: Palestra que tratará da hospitalidade no atendimento ao visitante de museus.
Só um pouquinho de água: sua importância na conservação da biodiversidade
Data: 26/09/2024, das 10h às 12h
Resumo: Oficina com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância dos sistemas aquáticos na conservação da biodiversidade brasileira. Os participantes irão discutir estratégias para mudanças em atividades cotidianas que possam contribuir para o uso sustentável da água e dos recursos naturais renováveis.
Tipos de fossilização e identificação de fósseis
Data: 26/09/2024, das 14h às 17h
Resumo: A oficina tem como objetivo apresentar para estudantes e comunidade em geral como um fóssil é formado e quais aparatos bióticos e abióticos são necessários para que organismos antigos fiquem preservados durante anos. A ação também terá uma exposição de fósseis da região demonstrando quais características distinguem o que é e o que não é fóssil.
Fósseis de Curitiba
Data: 26/09/2024, das 19h às 21h
Resumo: Palestra sobre descobertas e identificação de fósseis encontrados na região de Curitiba.
Unicentro
Museu de Ciências Naturais:
Endereço: Rua João Fortkamp, 940, Parque das Araucárias, Primavera – Guarapuava
Contato: museuciencias.gpuava@gmail.com | Tel: (42) 3624-0193
Educativa Estação sensorial
Data: 27/09/2024, das 13h30 às 17h
Resumo: A ação tem o objetivo de desenvolver uma estação sensorial onde os visitantes possam tocar, cheirar e sentir elementos relacionados à natureza na primavera, incluindo amostras de plantas, sementes e flores. Os participantes, vendados, irão sentir a natureza, com os sentidos além da visão e, ao final, irão retirar a venda para reconhecer os elementos com os quais interagiram a partir da audição, do olfato, do paladar e do tato.
Dessecação de flores com piquenique
Data: 28/09/2024, das 13h às 17h
Resumo: A atividade é composta pela conceituação de morfologia floral e dissecação de flores em grupos. Haverá, também, um piquenique com chás e sucos feitos a partir de flores como Camomila, Jasmim, Flor de Maracujá e Lavanda.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Via Rural Smart Farm reúne 19 mil pessoas no primeiro fim de semana da ExpoLondrina
Published
27 minutos agoon
7 de abril de 2025By

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) reuniu cerca de 19 mil pessoas na Via Rural Smart Farm nos três primeiros dias de ExpoLondrina 2025. O espaço, uma parceria do Seagri com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), é composto por diversos ambientes que visam difundir tecnologias e inovações para o meio rural, apresentar as principais políticas públicas desenvolvidas pelo Estado e promover o desenvolvimento rural sustentável.
Vagner Santos Alexandre, construtor autônomo, visita o espaço todos os anos com a família e afirma que melhora a cada ano. “A gente tem percebido que cada vez mais vem melhorando a organização do ambiente. É um entretenimento para a criança e também um espaço para lazer para os pais” afirma. A expectativa é que o local receba cerca de 200 mil pessoas durante todo o evento, que termina no próximo domingo (13).
O prefeito da via Rural Smart Farm, Wagner Santos, falou da proposta do espaço. “A Via Rural Smart Farm, que muitos conhecem por Fazendinha, tem o intuito de trazer as pessoas para poder conhecer um pouco daquilo que nós desenvolvemos, o que nós entregamos para a sociedade”.
Segundo ele, os estudantes têm muito aprendizado ao visitar o espaço. “Eu digo para os estudantes que fazem estágio aqui com a gente, que trabalham aqui com a gente, que nos auxiliam, que é uma verdadeira universidade a céu aberto”.
VIA RURAL – A rota, instalada na ExpoLondrina, reúne pelo menos 21 atrações do mundo agro, desenvolvidas para informar, alertar e prevenir sobre diversos riscos que a agropecuária está exposta.
A rota inicia com uma apresentação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), mostrando as ações do Estado para a comunidade rural, por meio de extensão e pesquisa, para otimizar as produções pelo Estado.
Outra parada é no Café Qualidade Paraná, que mostra as etapas de preparação de um café de qualidade, desde os tipos disponíveis para cultivo, até a torração e moagem. Além de uma comparação no aroma e aparência dos cafés.
A área de Manejo e Conservação de Solo é uma parceria do IDR-Paraná, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e Embrapa para mostrar os diferentes tipos de solo, os benefícios, as diferenças, os processos de erosão em lugares com e sem cobertura, além de uma simulação gráfica dinâmica de relevo de solo.
A Adapar aproveitou o espaço para disseminar também algumas informações sobre a raiva, sobre os morcegos que transmitem a doença e algumas dicas de como prevenir a contaminação tanto em humanos quanto em animais.
No caminho também há o espaço da sericicultura, que mostra os processos de crescimento e alimentação do bicho-da-seda, com demonstração das lagartas vivas, para chegar até a idade final e começar a produzir o casulo de seda. É mostrado também o processamento dos casulos até a produção de tecidos.
Na aquicultura, o IDR-Paraná apresenta os processos de tratamento da água de forma sustentável mantendo a saúde e crescimento dos peixes, os tipos de tanque e peixes de diversos tamanhos para demonstração.
A área de fruticultura e olericultura traz os diferentes tipos de plantio, as opções alternativas como o uso de microalgas e demonstração das principais pragas e parasitóides agrícolas. A agricultura familiar também faz parte da rota. O restaurante rural apresenta pratos e bebidas especiais de produtores familiares. A área de agroindústrias familiares traz produtos do ramo, como queijos, embutidos, alimentos desidratados e muito mais.
O espaço de turismo rural mostra algumas das rotas criadas pelo IDR-Paraná que são destaque no Estado, como a Rota do Queijo, Rota do Vinho e a Rota da Erva-mate, que ainda está em processo de criação.
Além disso, inclui empresas juniores e projetos de extensão da UEL, informações e alertas sobre a bovinocultura, espaço de demonstração de promoção e saneamento rural, o mundo das sementes, que apresenta a diversidades de sementes disponíveis no Estado, incluindo as sementes crioulas, amostra de tratores do programa Trator Solidário e um espaço dedicado a informações da Fetaep.
A Via Rural Smart Farm pode ser visitada até o dia 13 de abril, das 8h às 17h durante a semana e das 9h às 19h nos finais de semana.
Fonte: Governo PR

Bons Olhos Paraná: Estado inicia exames oftalmológicos para crianças e adolescentes

Via Rural Smart Farm reúne 19 mil pessoas no primeiro fim de semana da ExpoLondrina

No Dia Mundial da Saúde, deputada Márcia Huçulak (PSD) reforça importância das vacinas e alerta para covid em crianças

Avança na Assembleia projeto para subsidiar alimentação de universitários no Paraná

Municípios já podem aderir a incentivo de R$ 159 milhões para crianças e adolescentes
PARANÁ


Via Rural Smart Farm reúne 19 mil pessoas no primeiro fim de semana da ExpoLondrina
O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) reuniu cerca de 19 mil pessoas na Via Rural Smart Farm nos três primeiros...


Bons Olhos Paraná: Estado inicia exames oftalmológicos para crianças e adolescentes
As ações do programa Bons Olhos Paraná, que vai realizar 67 mil consultas e exames oftalmológicos em estudantes das redes...


Municípios já podem aderir a incentivo de R$ 159 milhões para crianças e adolescentes
Os municípios Paraná já podem formalizar a adesão ao incentivo financeiro do Governo do Estado que destina R$ 159 milhões...
POLÍCIA


PCPR prende homem em flagrante por violência contra mulher em Curitiba
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 50 anos, por violência contra mulher no contexto...


PCPR prende homem em flagrante por maus-tratos a animais na Capital
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem pela prática do crime de maus-tratos aos animais e...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Ponta Grossa
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 38 anos, suspeito do homicídio que vitimou Leandro de...
ENTRETENIMENTO


Ana Clara Winter faz topless em ensaio fotográfico ousado: ‘Abraça te inteira’
Ana Clara Winter, fez topless para um ensaio fotográfico . Nas imagens, assinadas pela fotógrafa Julia Neves, a atriz aparece...


De topless, Alinne Moraes impressiona com ensaio sensual na web: ‘Obra de arte’
Alinne Moraes, de 42 anos, impressionou seus internautas, no último domingo (6), ao compartilhar em suas redes sociais um ensaio...


Nathalia Valente e Yuri Meirelles revelam sexo de bebê em chá revelação: ‘Eu sabia’
Yuri Meirelles, de 27 anos, e Nathalia Valente, de 20, ex-participantes de A Fazenda 15, realizaram um chá revelação para anunciar o...
ESPORTES


Santos empata em 2 a 2 com Bahia e sofre vaias na Vila Belmiro
O Santos segue sem vitória no Campeonato Brasileiro após empatar em 2 a 2 com o Bahia neste domingo, na...


Cuiabá estreia na Série B com vitória de 1 a 0 sobre Volta Redonda
O Cuiabá estreou sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 1 a 0 diante do...


Flamengo vence o Vitória no Barradão pela segunda rodada do Brasileirão
Neste domingo, o Flamengo saiu vitorioso ao vencer o Vitória por 2 a 1, em partida válida pela segunda rodada...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Comissão de Fiscalização debate problemas nos setores de combustíveis e de distribuição de água
-
POLÍTICA PR5 dias ago
“Governo do Paraná libera dados sensíveis à fundação contratada sem licitação”, alerta líder da Oposição
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Questão indígena merece tratamento prioritário diz deputado Goura (PDT) em seminário na OAB-PR