11 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Tirolesa com 60 metros e parede de escalada são convite para aventura na praia de Caiobá

    Publicado em

    Uma parede de escalada com oito metros de altura que termina em uma tirolesa com 60 metros de comprimento. A estrutura instalada na arena esportiva do Verão Maior Paraná na praia de Caiobá, em Matinhos, é um convite à aventura para quem aproveita a temporada no Litoral do Estado. O equipamento já foi montado em Shangri-lá e agora vai ficar em Caiobá até o início de fevereiro.

    A atividade é sinônimo de diversão para a criançada. Quem curtiu a aventura foram os irmãos Leonardo dos Santos Jurczyszyn e Ricardo dos Santos Jurczyszyn, de 11 anos e 9 anos de idade, que moram em Curitiba. Eles já acordam pedindo para ir até a arena para fazer a escalada e aproveitar as atividades.

    “No Verão Maior Paraná tem futebol, escalada e um monte de diversão. E também é perto da praia, se mudar de ideia, dá pra ir para a água tomar um banho de mar”, conta Leonardo.

    E mesmo com o friozinho na barriga, a escalada é bem segura, garante Ricardo. “É gigante e emocionante. Tem que ter um pouquinho de força, mas dá para dar umas paradinhas, descansar e continuar subindo. Dá para se soltar e ficar ali relaxando, daí fica melhor para subir”, diz.

    Leia Também:  PCPR prende três pessoas em operação contra tráfico de drogas e falsificação de dinheiro

    Monitorado pelos acadêmicos contratados pela Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, o equipamento é bastante seguro e pode deixar os pais tranquilos. Qualquer pessoa com até 80 kg pode utilizar a estrutura.

    “É maravilhoso porque é algo que não tem perto de casa. Aqui é de graça e as crianças podem aproveitar um monte, quantas vezes quiserem. Meus filhos estão até esquecendo do mar, querem ficar aqui brincando”, afirma a dona de casa Suelen Juliana Cardozo, moradora de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.

    ARENAS – As arenas esportivas estão espalhadas por seis praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, e outras duas em Porto Rico e São Pedro do Paraná, na Costa Noroeste do Estado. Os locais são voltados para a recreação dos veranistas e também devem receber, ao longo da temporada, cerca de 30 eventos especiais com atletas e ex-atletas profissionais.

    Leia Também:  Ponte entre Boa Vista da Aparecida e Três Barras do Paraná recebe melhorias

    As arenas contam com uma série de equipamentos e podem ser utilizadas gratuitamente para atividades como vôlei de praia, futevôlei, beach soccer, natação, surfe, beach tennis, handebol de areia, futmesa e os crossgames. Nos palcos, profissionais de recreação também oferecem aulas de dança e exercícios aeróbicos. As atividades diárias começam às 8h30 e seguem até 17h30.

    Além das atividades gerais abertas ao público, algumas arenas contam com arquibancadas com capacidade para até cinco mil pessoas, onde acontecem 30 eventos esportivos, como o Futebol das Estrelas e o Vôlei das Estrelas, reunindo craques das duas modalidades.

    Também estão programados eventos mais radicais, como o skate, motocross, BMX freestyle e o Rally Transparaná – o mais importante evento de off-road do Estado, que terá o Litoral como ponto de chegada. Ao longo das próximas semanas, também ocorrerão eventos específicos variados, incluindo apresentações de ginástica rítmica, corridas de rua e pescaria em caiaque.

    TIROLESA LITORAL

    As arenas esportivas estão espalhadas por seis praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, e outras duas em Porto Rico e São Pedro do Paraná, na Costa Noroeste do Estado. Foto: Gabriel Rosa/AEN

    VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada

    Published

    on

    By

    O projeto de modernização e proteção da rede de operações da Copel, que envolve as subestações de energia, foi premiado no evento internacional que reúne o segmento de serviços essenciais à sociedade – o UTCAL Summit 2025. Esse segmento, chamado de “utilities”, engloba empresas responsáveis por serviços como geração de energia, fornecimento de água, gás e, ainda, telecomunicações.

    A premiação da Copel se deve ao programa de comunicação e cibersegurança na transmissão de dados da infraestrutura de distribuição de energia, fundamental para que a companhia ofereça serviços de qualidade ao cliente. “Estamos avançando tecnologicamente para uma rede mais segura, para que todas as nossas subestações estejam interconectadas e com informações protegidas de ataques cibernéticos”, explica o autor do projeto na Copel, engenheiro eletricista Marcelo Yamada.

    São coautores do projeto, profissionais da Copel Lucas Esdras Leghi Garcia, Cristiano Valerio Gabardo e revisores Sergio Isidoro Canestraro Milani e Julio Shigeaki Omori.

    Leia Também:  Queda de energia afeta abastecimento de água em bairros de Curitiba; normalização está prevista para noite

    NA PRÁTICA – O projeto da Copel consiste na modernização da rede operacional das 430 subestações da companhia em todo o Paraná. Está contemplada a instalação de novos roteadores, firewalls, sensores, componentes e ferramentas de detecção de vulnerabilidades integradas ao centro de operações de segurança. O investimento é em torno de R$ 120 milhões. O projeto está em fase de implantação, com planejamento de conclusão já em 2025.

    Yamada ressalta a relevância da proteção de informações para a estabilidade do sistema elétrico. “Na guerra entre a Rússia e a Ucrânia, por exemplo, os russos invadiram subestações de energia e as desligaram de forma remota. Foi um ataque cibernético. Estamos investindo e nos protegendo contra ações que possam ser tomadas a distância”, explicou.

    O Centro de Operações da Copel contratado como parte do novo projeto já atua de forma preventiva em algumas situações básicas. Na etapa final, estima-se uma redução de R$ 24 milhões ao ano nos custos da contratação de circuitos de transmissão por parte da Copel, com avanços significativos na qualidade dos serviços, gestão de ativos e segurança.

    Leia Também:  Compagas e consórcio de cidades da RMC firmam parceria para a produção de biometano

    Com modelo inédito no setor elétrico brasileiro, a Nova Rede OT ( Confiável Protegida Integrada) foi destacada na Categoria Alta no América Latina Telecom Awards. O destaque se deu com excelência de serviços e soluções, uso de inovações tecnológicas em prol da sociedade e melhorias operacionais nas empresas de Energia.

    UTCAL – A 12ª edição da conferência Utilities Telecom & Technology Council America Latina (UTCAL), realizada esta semana no Rio de Janeiro, reúne cerca de mil participantes, entre representantes do setor público, como agências reguladoras dos setores Elétrico e de Telecom (Aneel e Anatel), e profissionais de empresas de todo o mundo para tratar de Tecnologias de Telecomunicações e Automação para Utilities.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA