NOVA AURORA

PARANÁ

Teatro José Maria Santos recebe o espetáculo “Toda Pele”, da cantora Thayana Barbosa

Publicado em

O Teatro José Maria Santos recebe a cantora e compositora Thayana Barbosa no dia 22 de março, às 20h, com o encerramento do projeto Toda Pele – Escola no Teatro. Ele começou em 2024 e lotou os teatros Cleon Jacques e o Paiol, com um público próximo de mil pessoas, além de promover duas apresentações direcionadas a escolas da rede pública de ensino.

O repertório dos shows é calcado no segundo álbum de Thayana, “Toda Pele”, produzido e gravado durante a pandemia, cuja turnê vai percorrer o Interior do Paraná em 2025. Com 12 faixas, 10 compostas por Thayana, o disco oferece a sonoridade construída ao longo de 20 anos na pesquisa da diversidade rítmica e percussiva presentes nas culturas tradicionais de Norte a Sul do País, e que em seu trabalho autoral apresenta essas referências em diálogo com a música urbana brasileira.

Professora do Conservatório de MPB de Curitiba por 15 anos, neste projeto ela busca inspiração em sua própria infância de família, cuja mãe, sem condições financeiras, levava os filhos ao teatro e esperava do lado de fora, já que não podia pagar mais ingressos. “Ela sabia o efeito que tinha na gente. E a gente pode gerar encantamento em qualquer etapa da vida das pessoas. Essa é minha missão enquanto artista e educadora, levar esse encantamento e proporcionar esse encontro”, afirma.

Leia Também:  Paraná fecha o ano com 18.858 pessoas atendidos com remédios gratuitos entregues em casa

A artista considera levar a arte e cultura para dentro das escolas tão importante quanto levar a escola para dentro dos teatros. “Ir ao encontro da comunidade onde ela está permite oferecer essa experiência estética de ouvir os silêncios, perceber todos os detalhes que fazem um espetáculo acontecer”, acredita. “Já fiz projetos em terminais de ônibus, com banda toda e uma estrutura legal, e vi como é impactante. A gente acha que todo mundo vive esse nosso cotidiano musical e artístico, mas na verdade ele é muito distante da maioria das pessoas”.

O Projeto Toda pele – Escola no Teatro é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço:

“Toda Pele”, com Thayana Barbosa e banda

Dia 22 de março, às 20h

Teatro José Maria Santos (Rua 13 de Maio,655)

Entrada franca: retirar ingressos uma hora antes ou pelo site https://pixta.me/u/thayana-barbosa-toda-pele-jose-maria-santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Paraná planeja compra de 12 blindados para as polícias e faz testes para avaliar o mercado

Published

on

By

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP) planeja reforçar a frota das forças de segurança do Estado com 12 blindados. A estratégia é dividir a compra em duas frentes, cada uma com seis unidades. Uma delas já está em andamento, em conjunto com um procedimento licitatório aberto pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A outra, que será com um edital próprio, ainda está em fase inicial de análise dentro do próprio Governo do Estado.

“Essa ideia está dentro de um grande projeto de modernização da segurança pública, que vai desde a reestruturação das polícias até a compra de equipamentos e de novas tecnologias. Esses blindados estão sendo comprados para toda a segurança pública do Estado do Paraná: Batalhão de Operações Especiais (BOPE); Grupo Tigre, da Polícia Civil; Setor de Operações Especiais (SOE), da Polícia Penal, enfim, todas as nossas forças de elite”, comentou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

A ideia é que esses veículos possam ser utilizados em diversos tipos de ocorrência por todas as forças de segurança do Paraná, mas principalmente em gestões de crise e operações especiais. “É para fazer frente a situações de alta complexidade, como é o caso de roubo a banco ou tomada de cidades. Também em situação de tentativa de arrebatamento de presos nos nossos presídios”, exemplificou o secretário.

Leia Também:  Com novo recorde, Nota Paraná libera créditos para mais de 10 milhões de consumidores

Como parte do processo de definição dos modelos de blindados que constarão no edital de concorrência a ser lançado futuramente pelo Estado, estão sendo realizados em Curitiba e região metropolitana testes com um veículo de fabricação tcheca. Nesta semana, o Patriot II, um blindado militar capaz de encarar diversos tipos de ocorrências e terrenos, está sendo utilizado em um período de avaliação.

“Estamos fazendo alguns testes com esse veículo para que a gente possa entender o mercado e possamos apresentar no edital o melhor possível em termos de referência para as necessidades do Estado”, explicou o major Felipe Serbena, comandante do BOPE.

“O planejamento é que, desses seis veículos, sejam adquiridos três de operações táticas e três de transporte de tropa. Até porque cada força de segurança tem seu nicho de atuação”, continuou o oficial.

O primeiro tipo tem maior blindagem, para enfrentamentos, por exemplo, enquanto o segundo é mais leve e tem maior capacidade de transporte de pessoas. De acordo com o major, a expectativa é ter pelo menos parte desses veículos em operação em território paranaense ainda no final de 2025 ou no máximo no ano que vem.

Leia Também:  Obra da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu vai interditar avenida a partir de quarta-feira

Nesta terça-feira (15), o Patriot II foi testado em uma chácara em Quatro Barras. Foram avaliados os desempenhos em subidas, descidas e a aderência do veículo nos mais variados tipos de terrenos.

Esse modelo foi apresentado ao mercado brasileiro durante a 15ª edição da LAAD: Defense & Security, maior feira de defesa e segurança da América Latina, ocorrida no início do mês, no Rio de Janeiro. Além de blindagem com proteção contra fogo direto, artefatos explosivos improvisados e minas, o veículo 4×4 possui suspensão independente que absorve os desníveis do terreno, garantindo maior estabilidade interna para seus ocupantes.

Veículo tático multiúso marcado pela versatilidade, ele é capaz de atingir 100 km/h e de executar manobras ofensivas e evasivas, mesmo pesando cerca de 17 toneladas. Com capacidade para oito pessoas, incluindo o condutor, o Patriot II encara sem problemas territórios com água na altura de até 1,60 m. A autonomia é de cerca de 600 km.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA