NOVA AURORA

PARANÁ

Startup patrocinada pela Sanepar conquista prêmio promovido pela ONU-Habitat

Publicado em

A startup Ambiente Livre, patrocinada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), foi premiada pelo “Climate Smart Cities Challenge”, promovido pela ONU-Habitat. A competição busca soluções para reduzir o impacto climático nas cidades de Bogotá, na Colômbia, Bristol, no Reino Unido, Makindye Ssabagabo, em Uganda, e em Curitiba, no Brasil.

O prêmio é fruto do projeto “Vizinhanças Inteligentes”, que propõe intervenções na área delimitada pelo desafio climático, onde se busca o desenvolvimento de um novo modelo de gestão descentralizada de resíduos orgânicos, atrelado à agricultura urbana, como parte de um demonstrador de sistema da ONU-Habitat. Além de valorizar os resíduos orgânicos por meio da compostagem, o “Vizinhanças Inteligentes” busca promover a educação ambiental, inclusão social e econômica, criando uma zona de baixa emissão de carbono.

“A Sanepar tem um olhar para estimular iniciativas em projetos que objetivam levar aos municípios a melhor solução em saneamento e garantir mais saúde e qualidade de vida. Este projeto, que está alinhado aos princípios das ODS (Objetivos Desenvolvimento Sustentável ) da ONU, tem forte contribuição para a conscientização e promoção de comportamentos mais saudáveis para a população”, comenta o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchoroski.

Leia Também:  Estado reforça atenção para diagnóstico da hanseníase e luta contra o preconceito

A educação socioambiental é o ponto central do projeto, proporcionando a compreensão de um ciclo natural, com impactos e resultados ainda mais significativos. Desenvolvido na área de abrangência estipulada pela ONU Habitat, onde também está situada a sede da empresa, ele contribui para que mais pessoas entendam o processo de degradação da matéria orgânica, beneficiando mais de 900 pessoas com programas de incentivo à agroecologia e à compostagem comunitária em Curitiba.

A ideia é de que o ciclo do alimento seja compreendido, para evitar o desperdício e o descarte inadequado. Assim, o projeto promove a conscientização e o engajamento da comunidade sobre todo o ciclo alimentar, desde a produção de alimentos até a destinação final dos resíduos orgânicos. O trabalho já envolveu dezenas de hortas comunitárias, onde já foi feita a compostagem de mais de 30 toneladas de resíduos orgânicos.

De acordo com Maurício Gikoski, um dos responsáveis pela startup, a meta é replicar este modelo, atrelado à implantação de hortas e unidades de compostagem. “O principal objetivo é conscientizar, elucidando o ciclo alimentar completo, permitindo que resíduos orgânicos domésticos passem pelo processo de compostagem e retornem ao solo, dando continuidade ao ciclo produtivo”, afirma Gikoski.

Leia Também:  23 famílias de Jundiaí do Sul recebem casas próprias financiadas pela Cohapar

EXEMPLO – Uma estação de compostagem foi instalada no Marista Escola Social Esperança, para receber resíduos orgânicos provenientes da cozinha e das residências dos alunos. A equipe da Ambiente Livre vem treinando mais de 150 alunos e 70 colaboradores da escola para que todos compreendam as maneiras corretas de separar, armazenar e destinar resíduos, envolvendo diversos agentes da comunidade escolar no projeto. O objetivo é criar um modelo transversal e interdisciplinar para abordar temáticas ambientais, integrando conteúdos de diversas áreas do conhecimento. O projeto ainda será expandido para outras locais, entre eles, a Sanepar.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio das polícias de GO e MS, PCPR prende foragido da Justiça e acusado de estupro

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem condenado pelos crimes de homicídio e roubo ocorridos em Goiás e acusado de outros crimes no Paraná, neste sábado (5), em Cascavel, na região Oeste.

Ele foi preso em flagrante por agredir sua companheira com um fio elétrico e ameaçá-la de morte, alegando possuir uma arma de fogo escondida em casa. Ele ainda a obrigou a publicar imagens ao seu lado nas redes sociais.

Durante o registro do Boletim de Ocorrência, o homem forneceu informações contraditórias sobre sua identidade, o que levantou outras suspeitas. Além dos crimes relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher, ele também passou a responder por falsa identidade no Paraná.

A PCPR representou ao Poder Judiciário pela decretação da prisão preventiva do suspeito, a fim de viabilizar sua identificação civil, e após diligências conjuntas com outras forças de segurança foi possível descobrir a verdadeira identidade do homem. Ele estava foragido do sistema prisional de Goiás desde 2017, onde cumpria pena pelo crime de homicídio. Além disso, havia um mandado de prisão em aberto contra ele pelo crime de roubo.

Leia Também:  23 famílias de Jundiaí do Sul recebem casas próprias financiadas pela Cohapar

O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça. A operação foi feita em apoio à Polícia Civil de Goiás (PCGO).

OUTRO CASO – Em outro caso, a PCPR prendeu temporariamente um homem, de 58 anos, investigado por ao menos quatro casos de estupros de vulnerável ocorridos na região de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado. A captura aconteceu neste domingo (6), em Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, e contou com apoio da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

Os crimes foram praticados contra quatro vítimas menores de idade entre o final de 2024 e início de 2025. Conforme apurado, as investigações apontaram que o suspeito havia alterado seu endereço na tentativa de evitar a responsabilização pelos crimes.

De acordo com a delegada Yasmin Espicalsky, por meio da integração e do trabalho conjunto das polícias dos dois estados, foi possível localizar e monitorar o investigado, resultando na sua captura. “Essa operação destaca a importância da colaboração entre as forças de segurança para garantir a proteção da sociedade e a efetividade da justiça”, explica.

Leia Também:  Governo do Estado lança edital para formar novos instrutores de socorristas do Siate

Durante a ação, os policiais também encontraram uma espingarda na residência do investigado, o que resultou em sua autuação em flagrante por posse irregular de arma de fogo. O homem também foi encaminhado ao sistema penitenciário.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA