NOVA AURORA

PARANÁ

Servidora do Estado com mais tempo na ativa celebra 63 anos na gestão pública

Publicado em

O dia era 8 de março de 1960 e Emilia Adoroti Labres tinha acabado de concluir o antigo colegial, aos 19 anos. Embora já tivesse trabalhado em uma loja, foi naquele dia, quando entrou no Departamento de Obras do Estado, que sua vida profissional começou de fato. Tornava-se a partir daquele momento uma servidora pública do Paraná, função que ainda se orgulha em informar mesmo após 63 anos na ativa.

O Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março, só foi oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1970, dez anos depois, mas quiseram os acasos da vida que fosse a data que marcaria o início da jornada de Emilia na administração pública.

De lá para cá, já viu 22 governadores ocuparem o posto e se aposentou na Secretaria de Administração no final da década de 80. “Eu entreguei o meu pedido de aposentadoria e o diretor na época, brincando, disse que não aceitava. Voltou um tempo depois com a proposta que eu continuasse. Eu aceitei. Não fiquei e nunca quis ficar um dia parada”, conta.

Leia Também:  Estado viabiliza investimentos para nova praça e revitalização de fundo de vale, em Londrina

“Tenho uma satisfação enorme em dizer que sou servidora pública. Não se fala muito, mas é o servidor que faz a máquina do Estado funcionar. Nesses anos todos fui me adaptando a todas as novidades e seguirei me adaptando no que for preciso”, completa.

“Eu me tornei servidora em uma época que o destino da mulher era ser dona de casa, esposa e mãe. Eu fui tudo isso, mas também priorizei o meu lado profissional. No começo éramos poucas, mas isso tem mudado cada vez mais. Eu acredito nas mulheres. E você sabe por quê? Porque mulher é capaz de tudo”, enfatiza.

Com 82 anos, Emilia atua na Procuradoria-Geral do Estado e os colegas são unânimes. “A Emilia? Primeira a chegar e a pedir novas demandas. Ela quer e gosta de trabalhar”, diz a chefe de Gabinete da PGE, Carolina Schussel. “Impressionante como está sempre disposta e sorrindo”, afirma a colega Anna Lucia Kus, que há 26 anos trabalha lado a lado com Emilia.

A opinião da servidora é compartilhada pela procuradora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva, atual gestora da Emilia. “Para nós e, particularmente para mim, ver a Emilia empolgada, dedicada e sempre disposta, acaba sendo um combustível. Mais um exemplo da competência e resiliência das mulheres”, salienta.

Leia Também:  Paraná é o 6º estado com mais domicílios e o 3º com mais estabelecimentos de saúde

Mãe de dois filhos e avó de três netas, Emilia é modesta ao falar que “talvez” seja um exemplo para a família e para outras mulheres. Mas o “talvez” da servidora é uma certeza para a neta Thaysa Labres. “Ela é meu maior orgulho e inspiração, principalmente por ser mulher, ter passado por tantas coisas e trabalhar com tanto amor. Hoje a equipe da Procuradoria é como a segunda família da minha avó e eu só tenho a agradecer, pois é um trabalho que a faz muito feliz e que ela se orgulha em dividir conosco”, afirma.

E o trabalho ainda promete ser longo. Ao ser questionada se pensa em uma nova data para parar, ela mal termina de ouvir a pergunta e já dispara com um sorriso de canto: “Não”.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  PRC- 280 é entregue no sudoeste do estado

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Comitiva da UNODC que trabalha com sistema prisional visita unidades do Paraná

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA