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Secretaria do Esporte abre as inscrições para os Jogos Escolares do Paraná 2025

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O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), abriu nesta segunda-feira (31) as inscrições para a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná – Jeps 2025. As instituições de ensino interessadas podem se inscrever até 14 de abril para a primeira etapa e até 25 de abril para a segunda, por meio da plataforma oficial de gerenciamento esportivo da Paraná Esporte.

Os Jeps reúnem atletas de 12 a 17 anos e são os mais tradicionais entre os jogos oficiais do Governo do Estado. A primeira etapa fase regional tem início no dia 2 de maio em 15 municípios: Rio Negro, Roncador, Corbélia, Cianorte, Bandeirantes, Boa Esperança Iguaçu, Rancho Alegre D’ Oeste, Teixeira Soares, Ivaiporã, Nova Londrina, Piraí do Sul, Palmital, Palotina, Sengés e Laranjeiras do Sul.

A segunda etapa começa em 16 de maio e terá como cidades-sede Jandaia do Sul, Campo Magro, Jesuítas, Marmeleiro/Renascença, São Miguel do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Pinhalão, Jacarezinho, Ibiporã, Astorga, Matinhos, Terra Rica, Clevelândia, Telêmaco Borba, Pérola, União da Vitória.

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Todos os estabelecimentos de ensino receberão, através do e-mail indicado pelo técnico de educação física do respectivo Núcleo Regional de Educação (NRE), uma mensagem com informações para cadastro de login e senha da sua delegação. A responsabilidade das inscrições é do estabelecimento de ensino.

Com a senha cadastrada, basta entrar no sistema e preencher o Mapa de Inscrição com as indicações das modalidades coletivas e individuais. Será obrigatório para a inscrição de atletas e dirigentes o nome completo, número do cadastro de pessoa física (CPF), data de nascimento e foto. 

REGRAS – Após o encerramento do prazo não será permitida a inclusão de novas modalidades; durante o período de inscrição, será permitida toda e qualquer alteração de atletas e dirigentes já inscritos; o aluno somente poderá participar do Jeps pelo estabelecimento de ensino em que estiver matriculado; todos os atletas classificados para as fases seguintes estarão automaticamente inscritos, ou seja, não será necessário que o estabelecimento de ensino faça a inscrição novamente. 

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A coordenadora de Esporte Escolar da SEES, Marcia Tomadon, reforça a importância de todos os professores e estabelecimentos de ensino iniciarem o quanto antes suas inscrições. “A orientação é que não deixem para a última hora, fiquem atentos aos prazos para garantir a participação e proporcionar essa experiência única aos alunos”, afirma Márcia.

Outras informações podem ser encontradas no regulamento dos Jeps.

Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com técnicos de educação física dos NREs, coordenadores técnicos indicados para atuarem em cada evento, equipe da supervisão do esporte escolar da Paraná Esporte, Menu Suporte na área restrita do sistema (chat); ou pelo e-mail suporte@ingadigital.com.br.

Fonte: Governo PR

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Portos do Paraná realiza oficina de coleta e despolpa do açaí juçara em comunidade no Litoral

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Moradores da no Litoral do Paraná, participaram nesta quarta-feira (02) da 2ª Oficina de Coleta, Higienização e Despolpa de Juçara, fruta semelhante ao açaí amazônico. A iniciativa da Portos do Paraná busca estimular uma nova fonte de renda para as comunidades locais, predominantemente compostas por pescadores, além de promover a preservação da palmeira juçara, espécie ameaçada de extinção.​

“Com o conhecimento da despolpa dos frutos, é possível uma mudança cultural, possibilitando renda às comunidades e incentivando o plantio das sementes”, destacou o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.​

A oficina integra o Programa de Educação Ambiental (PEA) da Autoridade Portuária e surgiu como uma demanda dos próprios moradores. “No Sul do Brasil basicamente não temos a cultura do aproveitamento deste fruto. Já no Norte, é muito comum. Estamos trazendo a oficina para estimular esta nova opção”, explicou o coordenador de Sustentabilidade da Portos do Paraná, Pedro Pisacco Pereira Cordeiro. “A sementinha roxa produz um açaí de excelente qualidade”.​

O Instituto Juçara de Agroecologia conduziu as atividades teóricas e práticas. “A coleta da juçara no Litoral é feita entre março e maio. É neste período que a palmeira vai frutificar e os cachos com os frutos vão amadurecer”, comentou o vice-presidente do Instituto, Rafael Serafim da Luz.​

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O fruto da juçara é semelhante ao açaí da Amazônia, porém, a palmeira nativa das áreas litorâneas de Mata Atlântica, Euterpe edulis, difere das palmeiras que produzem o açaí tradicional da região Norte do país. O “açaí juçara” é rico em antocianina, um antioxidante que confere a coloração roxa escura, muito semelhante ao açaí amazônico. Além do fruto, a palmeira também é conhecida por produzir o palmito juçara.​

O fruto é extremamente rico em ferro e cálcio, elementos que complementam muito bem a alimentação. “É uma planta que se desenvolve super bem, de fácil manejo. E a gente vê na casa das pessoas, faz parte da paisagem dos caiçaras”, pontuou Serafim da Luz.​

SELEÇÃO DE GRÃOS – A merendeira Adi Fátima Lourenço possui algumas palmeiras no quintal de casa, uma das quais foi utilizada durante a oficina. “A gente se criou subindo nos pés de juçara, mas não sabia fazer os sucos. E essa oficina vai ajudar na renda mesmo. Dá pra fazer bolo, pão. É um diferencial que as pessoas sempre estão procurando”, comentou Adi.​

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Durante a coleta e higienização, ocorre a seleção dos grãos maduros e sadios, que passam por um processo de lavagem com água sanitária para a esterilização das bactérias. Após o enxágue, eles são encaminhados para a despolpadeira, que remove os caroços, sementes ou cascas, resultando em um líquido engrossado e peneirado.​

CURSOS E OFICINAS –  Pelo Programa de Educação Ambiental, a Portos do Paraná realizou, desde 2019, dezenas de oficinas de capacitação e cursos profissionalizantes gratuitos para comunidades litorâneas do Estado.

As iniciativas buscam promover, além de práticas permaculturais, a educação ambiental, a organização comunitária e a valorização ambiental, ao mesmo tempo em que apresentam possibilidades de geração de renda para os membros das comunidades.

Entre os temas abordados estão comunicação e atendimento e introdução à maquiagem para jovens, em parceria com o Senac. As mulheres das comunidades de Piaçaguera e do Valadares também puderam participar dos cursos de corte e costura.

Fonte: Governo PR

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