NOVA AURORA

PARANÁ

Com apoio da Sanepar, atletas de vôlei de praia do Paraná defendem o Brasil na Sérvia

Publicado em

A equipe de vôlei de praia com atletas de Dois Vizinhos, no Sudoeste, campeã estadual e nacional escolar na categoria sub 15, vai representar o Brasil no Campeonato Mundial Escolar, de 4 a 14 de abril, na Sérvia. A equipe, que tem recebido incentivo financeiro da Sanepar desde 2019, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, foi escolhida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar para participar das competições que acontecem em Zlatibor, que é uma vila do município de Čajetina.

Os atletas Gabriel Campos e Gabriel Minski, do Colégio Estadual de Dois Vizinhos, mais o atleta Bruno Fellipe Lopo, de Campo Grande (MS), que passou a integrar a equipe, e o professor e técnico Luiz Fernando Viaro embarcaram nesta quarta-feira (02) para participar do campeonato no continente europeu.

O técnico da equipe afirma que, nos últimos quatro anos, o projeto social de vôlei de praia já beneficiou inúmeras crianças e adolescentes com o acesso ao esporte e com a participação de competições esportivas no município de Dois Vizinhos. “A cidade tem tradição em competições escolares, que é onde os grandes atletas dão os primeiros passos, e o apoio da Sanepar nos últimos anos possibilitou que vários alunos se destacassem no estado e no País”, afirma.

Leia Também:  Voos da PCPR promovem mais segurança na Costa Noroeste durante o Verão Maior Paraná

Ele diz ainda que graças a empresas como Sanepar é possível atuar e incentivar a formação e estruturação de atletas no município, através das escolinhas de vôlei de praia. Hoje esses atletas estão trilhando uma história de sucesso na carreira esportiva aos 15 anos de idade e agora chegou a vez da equipe representar o Brasil no mundial escolar sub 15 na Sérvia.

“Esta é a primeira viagem internacional e é uma emoção que não tem explicação. Sem dúvida é um momento que marcará para sempre a vida de todos. Nesse evento eles terão uma percepção um pouco diferente de tudo que já viveram”, afirma Luiz Fernando. “Sentir as oportunidades e experiências, ir para um país longe, representar o Brasil, isso tudo é muito grande para aqueles que sonham com a carreira esportiva”.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, ressalta que o compromisso da Companhia é principalmente com a promoção da saúde, bem-estar e desenvolvimento social da população paranaense. Segundo ele, a Sanepar, muito além de cumprir a lei de incentivo, está inserida diariamente na sociedade e na vida da população das cidades atendidas pelos serviços prestados e com ações e promoções que promovam a saúde, o desenvolvimento físico e intelectual das pessoas.

Leia Também:  Evento do Estado para celebrar população idosa reúne mais de 400 pessoas no Teatro Guaíra

“Ver resultados como o da equipe duovizinhense patrocinada pela Sanepar nos mostra que estamos apoiando projetos de sucesso”, destaca.

A diretora-adjunta de Comunicação e Marketing da Sanepar, Melissa Ferreira, explica que os projetos com solicitações de patrocínio devem cumprir algumas exigências, como estar alinhados à missão, visão, valores e objetivos estratégicos da Companhia. “Os projetos devem incentivar ações vinculadas às políticas públicas do setor de saneamento, à conservação do meio ambiente, valorizar ações culturais, ambientais, esportivas e socioeducativas ou que incentivar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades”, afirma.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – Na competição, a equipe vai poder demonstrar o alto nível do voleibol escolar brasileiro ao enfrentar seleções de outros continentes. Na próxima segunda-feira (7), às 7 horas, a disputa será entre Brasil x Chile; no dia 8 (terça-feira), o confronto será entre Brasil e Letônia, a partir das 6 horas; e às 10 horas de quarta-feira (09) Brasil e Benin fecham a primeira fase das competições. As oitavas de final serão realizadas a partir do dia 10.

As informações sobre as competições, desempenho e links das transmissões dos jogos podem ser acompanhadas pela rede social Instagram @voleidepraiadv.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

45% dos municípios do Paraná não tiveram casos de roubo no primeiro trimestre de 2025

Published

on

By

A tendência de queda no número de furtos e roubos no Paraná, que tinha fechado 2024 com os menores índices da série história desde 2007, segue no primeiro trimestre deste ano. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) mostram que 182 cidades não registraram um caso sequer de roubos no período, o que equivale a 45% dos municípios do Estado. Além disso, 26 delas não tiveram registros de furtos no período.

O Estado apresentou uma queda de 18,5% nos roubos no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, reduzindo de 38 mil para 34,6 mil casos. O número de roubos caiu em 171 cidades, enquanto que em 129 houve estabilização nesse tipo de ocorrência, sem nenhum a mais ou a menos no período. O aumento das ocorrências se concentrou em apenas um quarto das cidades, com 98 delas apresentando um número maior de casos desse tipo.

Já o número de furtos teve redução de 9% no período, passando de 4.957 para 4.037 em todo o Paraná. Segundo os dados da Sesp, 258 cidades diminuíram os casos de furtos, ou 63,6% do total, e 26 tiveram estabilidade nas ocorrências, que cresceram em 155 municípios.

“Tivemos um desempenho muito positivo no primeiro trimestre, com redução expressiva nos índices de criminalidade. Isso demonstra a eficiência das nossas polícias, que trabalham efetivamente de forma integrada”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira. “O Paraná vem com uma tendência de queda nos números de furtos de roubos. Em 2024, tivemos uma redução no número de roubos e 9% no de furtos. Nosso objetivo é reduzir ainda mais esses casos”.

Leia Também:  Secretaria da Saúde promove capacitação sobre cuidado e prevenção à raiva humana

Alguns municípios tiveram quedas expressivas nos números de furtos e roubos. Guapirama, no Norte Pioneiro, reduziu em 100% os casos, com oito furtos nos primeiros três meses de 2024 e nenhum no mesmo período deste ano. Em Itambaracá, no Norte do Estado, a queda foi de 91%, com 11 casos no primeiro trimestre do ano passado e nenhum neste ano. Em números absolutos, a maior diferença foi em Curitiba, com 1.020 ocorrências a menos (-8,82%). Londrina, no Norte do Estado, também teve uma redução expressivo, com 209 furtos a menos (-10,47%).

Em casos de roubos, 79 cidades tiveram queda de 100% nos índices. São municípios que já tinham números baixos de roubos, mas não apresentaram ocorrências no primeiro trimestre. Outros apresentaram quedas expressivas, como São José dos Pinhais, que passou de 157 para 103 casos de um período para outro, com queda de 34,39%. Em Curitiba, foram 340 casos a menos, passando de 1.903 para 1.563 casos (-17,87%).

Leia Também:  Evento do Estado para celebrar população idosa reúne mais de 400 pessoas no Teatro Guaíra

MENORES ÍNDICES – A melhoria dos índices de segurança pública do Paraná em 2025, que superaram até mesmo as marcas recordes obtidas em 2024, seguem uma tendência iniciada em 2019 no Estado. Do primeiro trimestre de 2018, ano anterior ao início da atual gestão estadual atual, até o primeiro trimestre de 2025, a queda nas ocorrências foi generalizada.

No comparativo entre os primeiros três meses de 2018 e de 2025, houve 8.997 menos furtos (-20,6%) e 10.556 menos roubos (-74%). Os casos de roubos vem caindo ano a ano desde 2017, com 21.160 casos no primeiro trimestre daquele ano, passando para 15.513 em 2018, 12.543 em 2019, 11.194 em 2020, 6.900 em 2021, 6.234 em 2022, 6.767 em 2023, 4.957 em 2024 e 4.037 entre janeiro e março de 2025.

Os casos de furtos vêm em queda desde 2022, quando foram registrados 43.729 casos no primeiro trimestre. Passou para 43.008 em 2023, 38.095 em 2024 e 34.652 neste ano.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA