NOVA AURORA

PARANÁ

Saúde realiza encontro para alinhar as primeiras entregas de obras de PAMs e UMS no Estado

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou nesta sexta-feira (14) o primeiro encontro com prefeitos e gestores dos municípios que estão em fase adiantada das obras de Pronto Atendimento Municipal (PAM) e Unidade Mista de Saúde (UMS). O objetivo é promover a padronização e o acompanhamento desta fase de conclusão para garantir a qualidade e a eficiência no atendimento à população.

Participaram da reunião os municípios de Curiúva, Bela Vista do Paraíso, Paraíso do Norte, Reserva e Pontal do Paraná, que estão com a execução da obra para construção do PAM em 60% ou mais, e também os municípios de Quatro Pontes, Maria Helena e Astorga, que finalizarão a construção de UMS nos próximos meses.

“Essa conversa é muito importante para que todas as dificuldades e dúvidas que envolvem os processos e a finalização dessas estruturas sejam sanadas. Dessa forma, será possível acelerar ainda mais a entrega e iniciar os atendimentos de saúde para a população o mais breve possível”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Cesar Neves.

Leia Também:  Homicídios, furtos e roubos em queda: Paraná volta a reduzir a criminalidade no início de 2025

Além do investimento de cerca de R$ 3,5 milhões para construção de cada unidade, a Sesa, por meio da Resolução n° 484/2024, habilitou os municípios a receberem recurso financeiro de R$ 2 milhões para PAMs e 1,9 milhão para UMS.

“Os municípios presentes nesta primeira reunião já foram habilitados a receber esse aporte financeiro. Isso vai possibilitar a aquisição de equipamentos e materiais permanentes, o que garante a finalização das obras e o início do atendimento com qualidade e excelência para a população”, explicou o diretor de Obras da Sesa, Denilson de Mattos. “Com o avanço das obras nas outras cidades, outras reuniões serão executadas”, completou.

“Sem o apoio do Governo não teríamos condições de realizar essa importante obra que vai melhorar a vida não só dos munícipes de Pontal do Paraná como também dos turistas e dos trabalhadores da saúde, que terão muito mais estrutura e condições para atender com excelência e qualidade toda a população usuária do Sistema Único de Saúde”, disse o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes.

Leia Também:  Evento no MON terá experiências com Inteligência Artificial, robótica e metaverso

Para a prefeita de Astroga, Suzie Pucillo, esse aporte do Estado é imprescindível para a finalização e início dos atendimentos de saúde na região. “Estamos concluindo a obra e só temos a agradecer ao Governo do Estado pela realização do sonho em ter um Pronto Atendimento Municipal em Astorga. Graças a essa parceria teremos um local estruturado que entregará um atendimento em saúde com muito mais qualidade”, declarou a prefeita.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Obras do Estado na BR-277 não pararam no recesso e seguem em ritmo acelerado

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Homicídios, furtos e roubos em queda: Paraná volta a reduzir a criminalidade no início de 2025

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA