NOVA AURORA

PARANÁ

Evento no MON terá experiências com Inteligência Artificial, robótica e metaverso

Publicado em

De 14 a 16 de março, acontece no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, a segunda edição do evento Manna no Museu que, este ano, tem como tema a Quântica. O evento é realizado pelo Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Manna Academy, uma iniciativa da Fundação Araucária.

O NAPI é uma das ações do Manna Team, a maior teia de pesquisa, extensão e inovação em Internet das Coisas (IoT) do Paraná e uma das maiores do Brasil, que há 25 anos, desenvolve inovação e tecnologia.

A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2025 como o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica. O Manna foi escolhido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para sediar as celebrações da comemoração no Brasil.

“Nós fomos escolhidos como a equipe responsável, que tem hoje o maior aporte financeiro para comemorar e para levar isso para todo o Brasil”, disse a articuladora do NAPI Manna Academy, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon.

“Começando aqui no museu, trazendo os professores para cá e depois enviando cada um para sua casa, com muita coisa boa no coração e com essa possibilidade de fazer esses encontros de quântica nos locais, nas escolas ou em praças, aonde eles quiserem, lá nos seus destinos”, destacou.

Leia Também:  Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira

No Manna Quantum Festival, que acontecerá no Auditório Poty Lazzarotto do MON, a Quântica será celebrada em um evento destinado a professores de escolas públicas e de universidades, graduandos e pós-graduandos inscritos. Eles aprenderão sobre o tema, vão participar de dinâmicas criativas e levar o conteúdo para as salas de aulas. Para participar, os interessados devem se inscrever neste LINK.

“Nós vamos receber aqui aproximadamente 300 professores do país todo que vão aprender sobre a quântica. Destes, 50 receberão recursos para estadia e passagem. Vamos desmistificar a quântica para que eles saiam daqui com projetos para explicar a quântica nas escolas, tanto no contraturno, como poder aplicar isso dentro das disciplinas deles”, explicou a coordenadora do evento.

“Buscar dentro do português da história da geografia como a gente pode ir apresentando a quântica para as crianças”, reforçou.

Outro momento é o Manna Experience, um evento paralelo aberto ao público gratuitamente, nos dias 15 e 16 de março, que acontecerá no Salão de eventos do MON. Não é necessário fazer inscrições.

No Manna Experience crianças, jovens e adultos vão conhecer e experimentar artefatos pedagógicos para aprender sobre Inteligência Artificial (IA), Quântica, Inovação, Internet das Coisas (IoT), Internet dos Drones (IoD), Internet das Coisas Robóticas (IoRT), Pensamento Computacional, Crítico, Científico e Criativo (P4C), Jogos e Metaverso, Microeletrônica, LiFi e Soft skills (Felicidade).

Leia Também:  Ganhos de logística da Nova Ferroeste são apresentados em feira no Mato Grosso do Sul

“Estaremos no salão de eventos com uma grande exposição de trabalhos científicos, experimentos para a criançada, para jovens, adultos pilotarem drones, robôs, conhecerem o metaverso, conhecerem todas essas tecnologias que nós chamamos disruptivas, que mudam a história da sociedade rapidamente”, destacou Linnyer.

MANNATEAM – A sede da teia de pesquisa MannaTeam fica na Universidade Estadual de Maringá (UEM), mas o Manna está presente em 15 estados das cinco regiões geográficas e já conta com mais de 3 mil pessoas entre estudantes, professores de escolas públicas e pesquisadores. Informações sobre o Manna no Museu estão disponíveis no site manna.team.

Serviço:

Manna Quantum Festival

Data: 14 a 16 de março, das 8h às 18h

Público: Professores de escolas públicas e de universidades, graduandos e pós-graduandos

Inscrições gratuitas no site www.manna.team

Manna Experience

Data: 15 de março, das 9h às 17h, e dia 16, das 9h às 12h

Aberto ao público, sem necessidade de inscrição

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Investimento de R$ 1,1 milhão vai ampliar abastecimento em Santa Cruz do Monte Castelo

Published

on

By

Santa Cruz de Monte Castelo, no Noroeste do Estado, terá este ano mais um poço para abastecer os moradores da cidade. A Sanepar está finalizando a nova unidade de produção de água que aumenta a capacidade do sistema de abastecimento. Estão sendo investidos mais de R$ 1,1 milhão nas obras e em toda infraestrutura para a operacionalização do poço.

Esse investimento vai garantir o abastecimento da população de Santa Cruz de Monte Castelo de forma contínua, com aumento da produção, com melhorias nas unidades, gerando equilíbrio no sistema. “Vamos aprimorar a disponibilidade de água na cidade de forma geral, garantindo o abastecimento para os próximos cinco anos”, destaca o gerente de Obras da Sanepar na região Noroeste, Marcelo Dias.

O novo poço, perfurado junto ao centro de reservação na área central da cidade, vai contribuir com cerca de 90 mil litros de água por hora. As obras, que devem ser concluídas até outubro, contemplam ainda a casa de tratamento, linhas de recalque e estruturas elétricas que, junto com a estrutura existente, vão manter o índice de 100% de atendimento com água tratada para toda população da cidade. Atualmente o sistema de abastecimento da cidade conta com três poços, duas estações de bombeamento de água, três reservatórios e 93 quilômetros de redes de distribuição de água que levam água tratada e de qualidade para 3.261 imóveis da área urbana.

Leia Também:  Próxima segunda: quase 3 milhões de pessoas participarão do sorteio do Nota Paraná

O gerente regional, Heterley Ubaldo de Souza, explica que o serviço de abastecimento de água promove mudanças sociais positivas. “Ele não apenas melhora a saúde, a educação e o meio ambiente, mas também estimula o desenvolvimento, fortalecendo a economia nos municípios”, ressalta Heterley.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA