NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar implanta solução baseada na natureza para tratar lodo de esgoto de Santa Helena

Publicado em

A modernização e o uso de novas tecnologias na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Santa Helena, no Oeste do Paraná, transformou a unidade em modelo a ser replicado em outras cidades. A antiga ETE, que utilizava lagoas para tratar o esgoto, ganhou um sistema de lodos ativados com Reatores Sequenciais em Bateladas (SBR, na sigla em inglês). Essa tecnologia de alta eficiência faz o tratamento biológico do esgoto com aeração prolongada, aumentando o volume de lodo gerado no processo, que pode ser utilizado na agricultura.

Para fazer o tratamento do lodo, a Sanepar converteu uma das antigas lagoas em canteiros que usam plantas aquáticas, chamados de wetlands. No inglês, o termo wetlands pode ser traduzido para áreas úmidas, um habitat favorável a plantas aquáticas com capacidade de depuração de matéria orgânica e outros poluentes.

Na ETE de Santa Helena, são utilizadas espécies nativas, como taboa, papiro brasileiro e junco, escolhidas para garantir maior biodiversidade. Essas plantas auxiliam no processo de mineralização do lodo, transformando-o em um material com propriedades semelhantes às do solo.

Leia Também:  Com 140 trabalhadores, Sanepar inicia serviço de limpeza nas praias do Paraná

São 12 canteiros de mineralização de lodo com 1,80 metro de profundidade e 4.334 metros quadrados de área total. O fundo dos leitos foi impermeabilizado e possui um sistema diferenciado de drenagem, que permite que o líquido percolado seja coletado e retorne ao início do processo de tratamento de esgoto. O sistema foi dimensionado para receber 260 toneladas de lodo por ano, por um período de 10 anos.

O novo sistema, em operação há mais de três anos, vem apresentando resultados tão favoráveis que está servindo de referência para novos projetos. Um exemplo é uma cooperação com a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu para a implementação de sistemas sustentáveis de esgotamento sanitário na região Oeste.

“Ao adotarmos soluções baseadas na natureza, visamos o aprimoramento de nossos processos a partir de bases sustentáveis, aderindo a uma agenda internacional voltada à economia de baixo impacto e a geração de valor para a sociedade”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

Leia Também:  Turismo no campo: 56 mil pessoas participaram do Caminhadas na Natureza em 2022

O prefeito de Santa Helena, Evandro Grade (Zado), ressalta os investimentos da Sanepar para viabilizar a nova estrutura e melhorar o sistema de tratamento de esgoto da cidade. “A unidade de Santa Helena é hoje uma das mais modernas do Estado. Esta conquista trouxe muitas melhorias na qualidade de vida da nossa população, eliminou mau cheiro e ainda trouxe benefícios ao meio ambiente”, completa.

ETE MODERNA – Em Santa Helena, a Estação de Tratamento de Esgoto é uma das mais inovadoras do Paraná. O sistema tem dois tanques de aço vitrificado com tecnologia SBR e operação alterada. A capacidade média de tratamento é de 30 litros por segundo, com eficiência de remoção de carga orgânica superior a 98%. Todo o processo é automatizado, o que permite que a operação seja remota. A cidade tem, atualmente, índice de 82% de coleta de esgoto e 100% de tratamento nesse material.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar faz obras de reforço no sistema de abastecimento de Prudentópolis

Published

on

By

O diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel, vistoriou nesta segunda-feira (23) as estruturas do sistema de abastecimento de Prudentópolis, no Centro-Sul, acompanhado da gerente geral da Sanepar na região e equipe regional.

Neste mês de dezembro, foram feitas várias intervenções de melhoria no sistema para garantir o abastecimento à população, mesmo nos momentos de maior demanda.

No último fim de semana, foi substituída a bomba que atende a Vila das Flores por equipamento de maior capacidade, que amplia em 25% a vazão para aquela região da cidade. Também foram feitas melhorias no reservatório Vila das Flores e estão em andamento reforços na tubulação para atender o bairro, com a instalação de 1300 metros de nova rede de distribuição, com 200 mm de diâmetro e em fevereiro mais 500 m em diâmetro 75 mm.

Leia Também:  Construção do novo colégio agrícola de Goioerê avança em ritmo acelerado

Também deve ser instalado, ainda no primeiro semestre de 2025, um reforço na reservação, por meio de um bag com capacidade para armazenar 200 mil litros de água tratada, no terreno atual do reservatório Vila das Flores, e deve ser licitada a aquisição de gerador de energia para a captação, evitando as paralisações na produção por intercorrências na rede elétrica.

Para o próximo triênio, a programação da Sanepar inclui a ampliação geral em toda a infraestrutura do sistema de abastecimento de Prudentópolis, com aumento na capacidade de produção, distribuição e reservação do sistema de abastecimento da cidade. O Projeto Básico de Engenharia, que contempla os projetos hidráulico, estrutural, geotécnico, sondagem, mecânico, elétrico e de automação para estas obras, já está em execução.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA