NOVA AURORA

PARANÁ

Ratinho Junior se reúne com presidente do Google Cloud para América para expandir parceria com Paraná

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta terça-feira (8) com o presidente do Google Cloud para a América Latina, Eduardo López, durante a viagem oficial aos Estados Unidos. O encontro, que ocorreu em Las Vegas (Nevada), teve como objetivo fortalecer as parcerias entre o Governo do Estado e a gigante global de tecnologia e ampliar o escopo das cooperações, principalmente para uso de Inteligência Artificial (IA) para melhorar serviços e processos.

O Google Cloud é uma plataforma de serviços em nuvem oferecida pelo Google que permite a empresas e desenvolvedores criarem, hospedarem e escalarem aplicações, sites e serviços de forma eficiente. Com uma ampla gama de recursos, que vão desde a computação, armazenamento, banco de dados, inteligência artificial, até machine learning e análise de dados e segurança, ele é usado por organizações de todos os tamanhos para acelerar a inovação, reduzir custos e melhorar a performance de seus sistemas.

Em fevereiro deste ano, o Governo do Paraná lançou seis soluções de serviços públicos construídos em parceria com o Google com o uso de IA. Elas envolvem as secretarias estaduais da Educação, Infraestrutura e Logística, Departamento de Trânsito (Detran-PR), Paranaprevidência, além da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR). O contrato com a empresa prevê novas entregas nos próximos meses. A expectativa é que ao menos 30 ideias, de diferentes áreas, sejam disponibilizadas para a população do Paraná.

Leia Também:  Plantio de trigo começa pela região Norte do Estado

Durante o encontro, Ratinho Junior destacou que a parceria com o Google Cloud é estratégica para o Paraná. “Somos o maior parceiro do Google no Brasil entre todos os estados e essa parceria de sucesso tem se refletido em serviços públicos com mais qualidade e agilidade para o cidadão. Nosso objetivo é garantir que esse trabalho em conjunto seja ampliado com novas entregas, com mais propostas apresentadas aos paranaenses nos próximos meses”, destacou.

A parceria com o Google tem ajudado a transformar a educação do Paraná, por exemplo, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como a melhor do Brasil. Com o auxílio de IA, alunos da rede pública têm estudado redação com feedbacks automatizados por meio de ferramentas do Google. Outra solução desenvolvida é a Plataforma LIA, focada em melhorar a capacidade de leitura de crianças do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal. O objetivo é aumentar a proficiência dos alunos com a língua portuguesa.

Também foram disponibilizados para estudantes das universidades estaduais licenças em uma variedade de cursos gratuitos do Google Cloud Learning, plataforma educacional para o ensino de tecnologias de computação.

O mesmo foi feito com estudantes de cursos profissionalizantes de colégios estaduais e bolsistas do programa Talento Tech, este último com foco em cidades com os menores Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), métrica que mede o desempenho dos 399 municípios do Estado considerando renda, emprego e produção agropecuária, saúde e educação.

Leia Também:  Especialistas de todo país discutem regulação de serviços públicos em evento na Agepar

Também em parceria, desta vez com o Google for Education, 32 mil chromebooks foram entregues para as escolas da rede estadual de ensino em março deste ano. A iniciativa tem como objetivo melhorar a infraestrutura tecnológica da educação do Paraná e beneficia cerca de 450 mil estudantes de mais de mil escolas estaduais.

Eduardo López disse que a empresa está muito motivada com a parceria, que é uma das maiores com estados brasileiros. Ele também convidou o governador a participar de um evento global da empresa em setembro, em São Paulo.

AGENDA NOS EUA – A agenda do governador Ratinho Junior nos Estados Unidos segue até a próxima segunda-feira (14), com compromissos oficiais nos estados de Nevada, Arizona, Flórida e a capital, Washington. Além do encontro com o representante do Google Cloud, ele participa nesta terça-feira (8) de rodadas de conversas na NAB Show 2025, uma das maiores feiras globais de tecnologia, mídia e entretenimento.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Operação Integrare: Polícias do Paraná desarticulam quadrilha de roubos a bancos

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) deflagraram, nesta quinta-feira (17), a segunda fase da Operação Integrare, dando continuidade à desarticulação de uma organização criminosa especializada em roubos a bancos e a carros-forte. A ação ocorreu simultaneamente em Foz do Iguaçu e Matinhos, no Litoral do Estado.

Foram cumpridos um mandado de prisão e três mandados de busca e apreensão. Um homem foi preso em Foz do Iguaçu e foram apreendidos celulares e R$ 32,3 mil em espécie. O alvo é suspeito de integrar o grupo envolvido na tentativa de roubo de grandes proporções frustrada em janeiro deste ano, em Ponta Grossa. Ele também é investigado por participação no roubo à agência da Caixa Econômica Federal em Itaperuçu, em setembro de 2024.

Para o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a atuação conjunta entre as instituições tem sido decisiva no enfrentamento ao crime organizado “Estamos diante de mais um exemplo da eficiência da integração entre as forças policiais. Essa união estratégica permite respostas rápidas, investigações sólidas e ações cirúrgicas contra o crime organizado”, afirmou.

Leia Também:  Após investimentos, Hospital Regional do Litoral aumenta atendimentos na temporada

As investigações foram conduzidas de forma integrada pelos setores de inteligência das duas instituições. Participaram da nova fase da operação os grupos TIGRE e Fera, especializado em combate ao tráfico de drogas e pertencente à Divisão Estadual de Narcóticas (Denarc), da PCPR. Pela Polícia Militar o Comando de Operações Especiais (COE) com o Batalhão Operações Policiais Especiais (Bope), o Batalhão de Polícias de Rondas Ostensivas, Companhia de Operação dom Cães e Diretoria de Inteligência. 

O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, destacou o trabalho contínuo da Polícia Civil para avançar nas investigações e identificar todos os envolvidos. “A cooperação entre as instituições foi essencial para chegar a esse resultado. Seguiremos firmes no compromisso de desarticular quadrilhas perigosas e impedir que crimes de grande impacto sejam executados”, disse.

A primeira fase da operação foi deflagrada em 17 de janeiro deste ano, quando o grupo foi localizado em uma chácara na região de Ponta Grossa. Na ocasião, houve confronto armado que resultou na morte de seis suspeitos. As equipes apreenderam sete fuzis, uma metralhadora .50 — armamento de uso militar —, munições, coletes balísticos, explosivos e um veículo blindado clonado.

Leia Também:  Detran-PR leiloa 10.450 veículos inservíveis para reciclagem e arrecada R$ 4 milhões

O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, ressaltou a importância da ação integrada e da resposta preventiva das forças de segurança. “Essa operação demonstra a capacidade das polícias do Paraná em agir de forma coordenada e eficiente. O trabalho preventivo e a resposta imediata são fundamentais para proteger a população e garantir a ordem pública”, declarou.

O nome da operação reforça a integração entre as forças de segurança pública do Estado. As duas fases da Integrare demonstram o comprometimento do Paraná com uma atuação articulada, técnica e eficaz no combate ao crime organizado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA