NOVA AURORA

PARANÁ

Projeto Tutor-Zelador amplia preservação e manutenção das escolas da rede estadual

Publicado em

O projeto Tutor-Zelador, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), tem transformado a realidade das escolas da rede estadual de ensino. Implementada há nove meses, a iniciativa é baseada na capacitação de diretores e gestores escolares para a identificação da necessidade de serviços de limpeza e ajustes estruturais, por exemplo. Até agora, o projeto já alcançou 1.369 escolas, por meio dos 32 técnicos pedagógicos, que são os Tutores-Zeladores, distribuídos pelos Núcleos Regionais de Educação (NREs).

Segundo a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona, o Tutor-Zelador ajuda os diretores a tomarem as melhores decisões para as escolas estaduais, que naturalmente precisam de reparos. “O projeto é uma grande vitória para as escolas públicas da rede estadual. O Tutor-Zelador tem o papel de auxiliar o diretor nas tomadas de decisões no que diz respeito a organizar a escola e adequar os ambientes de forma mais assertiva. Ou seja, contribuindo para que os ambientes estejam adequados ao processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos”, afirma.

Rosa Caldeira é responsável pela execução do projeto no NRE da Área Metropolitana Sul, que engloba os municípios de Agudos do Sul, Araucária, Balsa Nova, Campo do Tenente, Campo Largo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên, Quitandinha, Rio Negro, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.

Leia Também:  R$ 285 bilhões desde 2019: governador apresenta investimentos no Paraná

Com 80% das escolas integrantes da região já visitadas, a tutora, que foi escolhida pela chefia do NRE devido ao seu currículo nos colégios, reconhece a importância do trabalho tanto para a averiguação estrutural quanto para a aproximação e escuta das demandas das comunidades escolares.

“Atuo como Tutora-Zeladora desde que surgiu o projeto. É uma demanda séria, exige responsabilidade, mas é também muito gratificante, visto que trabalhamos diretamente com os gestores das instituições de ensino. Em cada uma das verificações temos a oportunidade de acompanhar o diretor com um olhar diferenciado da sua escola, vamos conversando e percebendo o que pode ser melhorado em cada um dos ambientes”, conta.

Para o diretor-auxiliar Tiago Vidal da Silva, do Colégio Estadual Lindaura Ribeiro Lucas, de São José dos Pinhais, o programa tem sido benéfico para os estudantes. “Quando o diretor assume papel ativo na manutenção e cuidado do ambiente escolar, ele dá exemplo de liderança pelo serviço, incentivando uma cultura de responsabilidade e cuidado entre todos os membros da comunidade, identificando e resolvendo problemas de manutenção e infraestrutura mais rapidamente, além de evitar que pequenos problemas atinjam maiores proporções”, diz.

Leia Também:  UENP promove sua terceira feira de profissões em setembro

PONTO FORTE – Para Claus Marchiori, gerente do projeto na Fundepar, um dos pontos fortes do programa é o trabalho das equipes técnicas na conservação e manutenção dos prédios escolares. “Cada NRE recebeu um técnico pedagógico encarregado de realizar visitas regulares às instituições de ensino. Nessas visitas, esses profissionais analisam a viabilidade de executar os reparos com os recursos já existentes”, explica.

Lançado em 2023, o projeto prevê que todos os Tutores-Zeladores, que são escolhidos com base na avaliação curricular, devem, obrigatoriamente, realizar visitas técnicas às escolas designadas. Em seguida, o Tutor-Zelador estabelece um prazo para a escola fazer os devidos reparos. Depois, os profissionais fazem uma segunda visita. Caso ainda não tenham sido feitas as alterações necessárias, é remarcada uma próxima averiguação.

Dos 32 NREs, 11 já receberam visitas em 100% das escolas. Em 2024, o objetivo é ampliar o projeto, mantendo a máxima cobertura dos técnicos designados e alcançando número ainda maior de instituições.

Mais informações podem ser obtidas no manual do Tutor-Zelador AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Universidades estaduais têm papel importante no combate à dengue no Paraná

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA