NOVA AURORA

PARANÁ

Programa da Copel financia modernização elétrica no Hospital São Vicente em Curitiba

Publicado em

Um dos mais tradicionais da capital paranaense, o Hospital São Vicente Centro passou recentemente por uma modernização de infraestrutura e equipamentos por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel. A iniciativa viabilizou a troca de uma autoclave, mais de 100 equipamentos de ar-condicionado e a instalação de 365 placas solares para geração de energia fotovoltaica. Com isso, a instituição reduz custos operacionais e melhora as condições de atendimento à população. 

“Todo benefício que a gente consegue no sentido de reduzir a conta de luz impacta de forma muito significativa na possibilidade de investir em outras áreas do hospital, em especial no próprio atendimento ao paciente”, afirma Charles London, diretor-presidente do hospital. 

O programa da Copel é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e destina recursos para projetos que têm como objetivo tornar o uso da energia mais eficiente, trazendo economia e gerando sustentabilidade.

As obras na instituição de saúde curitibana são resultado de uma chamada pública aberta pela Copel, exclusiva para hospitais públicos e filantrópicos. O edital destinou R$ 35,2 milhões aos projetos aprovados, contemplando 41 unidades de saúde, distribuídas em 33 municípios do Paraná. A iniciativa abriga ações como substituição de iluminação, climatização, equipamentos hospitalares e instalação de usinas solares. 

Leia Também:  Perícias da Polícia Civil ajudaram investigações e resoluções de crimes nesta temporada

A seleção dos hospitais no edital seguiu critérios técnicos e socioeconômicos, considerando fatores como potencial de redução de consumo, quantidade de leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e índice de desenvolvimento humano (IDH) do município.

O engenheiro da área de eficiência energética da Copel, José Arthuro Teodoro, destaca que, junto com a substituição de equipamentos, o programa promove ações de treinamento para a disseminação dos conceitos relacionados ao consumo consciente da energia. “Além da substituição de equipamentos, existe um trabalho de conscientização sobre a importância de tornar o uso da energia cada vez mais sustentável, do qual as equipes de todos os hospitais contemplados participaram”, explica.

A ampliação do uso de fontes renováveis e a adoção de práticas para evitar o desperdício de recursos naturais são diretrizes dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Como signatária do Pacto Global da ONU, a Copel apoia e promove ações ligadas a esses objetivos, entre eles o acesso a energias limpas e o consumo consciente.

Leia Também:  Com temporais, Corpo de Bombeiros alerta para riscos de banho de mar

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – Eficiência energética significa utilizar a energia de forma racional, mantendo o conforto e a qualidade dos serviços. A modernização dos sistemas elétricos permite que os hospitais reduzam o consumo sem comprometer suas operações, direcionando os valores economizados para outras necessidades, como aquisição de medicamentos e melhorias no atendimento. Além do apoio aos hospitais, o PEE da Copel também desenvolve projetos voltados para escolas públicas, iluminação pública, indústrias e outros públicos.

As melhorias realizadas pelo Hospital São Vicente em Curitiba, financiadas pelo programa da Copel, são o tema do último vídeo de uma série divulgada ao longo desta semana, que mostra as transformações ocorridas em hospitais de todas as regiões do Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Amep faz 50 anos promovendo desenvolvimento das regiões metropolitanas do Paraná

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Em entrevista, secretária destaca programa para cuidado e qualidade de vida dos idosos

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA