6 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Produção de hidrogênio no Paraná é tema de evento sobre agro e sustentabilidade

    Publicado em

    A produção de hidrogênio renovável no Paraná, a partir da biomassa, foi um dos temas tratados em evento sobre sustentabilidade na agropecuária, nesta quarta-feira (01), em Curitiba. O assunto, levantado na abertura do encontro pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, tem ganhado destaque no Paraná por aliar a almejada descarbonização da economia à estratégia de dar um aproveitamento rentável ao produtor e uma destinação ecologicamente correta aos rejeitos agropecuários no campo, provenientes principalmente do cultivo de cana-de-açúcar, mandioca e da cada vez mais elevada produção de proteína animal. 

    Promovido pela Gazeta do Povo e realizado na sede da Ocepar, o summit “Paraná em Perspectiva: Agro e Sustentabilidade” incluiu um painel específico sobre o futuro do hidrogênio no Paraná, que contou com a participação do secretário estadual do Planejamento, Guto Silva. O Paraná, afirmou o secretário, se encontra em uma das maiores janelas de transformação no país e o hidrogênio renovável está no centro dessa transição. 

    “Nosso Estado tem toda condição de liderar a questão de transição energética no mundo, que está olhando o hidrogênio como o combustível dessa nova era. As pesquisas apontam que esse hidrogênio, a grande força matriz, será oriunda de biogás e biomassa, da qual o Paraná, pela nossa produção de frango, suíno e cana-de-açúcar, tem condições de liderar, visto o volume de biomassa e biogás, gerado no Estado. É nessa cadeia que estamos apostando”, disse.

    Leia Também:  MON promove nova oficina artística para crianças de 1 a 2 anos

    O consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) no Paraná, Rodrigo Régis, explicou que não é possível mais pensar a eficiência da produção energética de uma região somente do ponto de vista da quantidade de kW/hora. Segundo ele, além de aumentar a produção, o hidrogênio será um vetor importante de eficiência energética não só na descarbonização da economia, como também na necessária transição energética na indústria.

    COOPERATIVISMO – No encontro, Régis ressaltou às  a importância da aproximação da nova matriz, mostrando que o grande ponto da transição energética no mundo passa pela biomassa e que o Paraná tem grande potencial para desenvolver essa nova cadeia. 

    “O cooperativismo, as lideranças do agronegócio, têm um papel muito importante nisso, em disseminar as ações que o Estado está fazendo e os incentivos, como a desoneração da cadeia, que vai gerar maior segurança jurídica e retorno dos investimentos. É importante que as lideranças do agronegócio consigam disseminar isso, para interiorizar esses investimentos e efetivamente fazer desenvolver essa cadeia e gerar resultados para o Estado”, disse ele no painel, que contou ainda com a participação do cofundador da Lean 4.0 e doutor em engenharia pela Universidade Técnica de Berlim, Rodrigo Pastl.

    Leia Também:  Amep convida população para 2ª audiência pública do PDUI da RMC

    O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, também frisou a importância das cooperativas no desenvolvimento das energias renováveis no Paraná. “As cooperativas têm grandes investimentos em agroindústria e, em especial, na área animal. Há muito passivo ambiental nessa área e, se a gente não investir em uma solução para os dejetos, isso pode inviabilizar, inclusive, vários investimentos futuros”, explicou Ricken.

    Segundo ele, a estratégia do governo é acertada e pode “transformar esse limão em uma limonada”. Ele afirmou que o produtor, ao perceber que a produção de hidrogênio a partir da biomassa e biogás pode gerar renda, vai encarar como uma grande oportunidade. “Ainda ainda há muito o que fazer, tudo precisa estar regulamentado e a solução não vem de imediato, mas a médio e longo prazo isso deve ser a salvação, talvez, das próprias atividades”, afirmou Ricken. 

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Ratinho Junior viaja aos EUA para concretizar aquisição de tecnologia de gigante global de segurança

    Published

    on

    By

    O governador Carlos Massa Ratinho Junior lidera a partir deste domingo (6) uma viagem internacional do Governo do Paraná aos Estados Unidos. A agenda inclui reuniões com empresários, visita a fabricantes globais de equipamentos para a segurança pública e participação no maior evento de comunicação do mundo, a convite da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp). As agendas serão em Phoenix, Washington, Orlando, Las Vegas e Miami.

    A primeira agenda é em Las Vegas, no estado de Nevada. A convite da Aerp, ele participará, na terça-feira (8), do Aerp Day dentro do NAB Show, maior feira do setor de tecnologia e radiodifusão no mundo. O evento reúne os principais nomes da radiodifusão no Brasil e tem como objetivo conectar líderes do setor. O governador deve se reunir com empresários da comunicação. O NAB Show é uma feira comercial anual produzida pela National Association of Broadcasters. Ela é realizada desde 1991.

    Na cidade, ele também se reúne com diretores da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), duas das principais associações de comunicação do Brasil.

    Leia Também:  Governo estende prazo de inscrição de empresas no comitê público-privado de ESG

    A agenda em Las Vegas ainda conta com um encontro com Eduardo López, presidente do Google Cloud para a América Latina. O Paraná lançou recentemente seis novas soluções de serviços públicos que utilizam inteligência artificial (IA) em parceria com a empresa.

    Na sequência, Ratinho Junior segue para Phoenix, capital do Arizona, para visitar a empresa Axon Enterprise, gigante do setor de segurança pública. Ele se reúne na quarta-feira (9) com diretores e conhecerá novas tecnologias e equipamentos. O Paraná está comprando 1.400 armas não letais (teasers) da empresa para utilização pelas forças de segurança públicas estaduais e a viagem será uma oportunidade para concretizar o cronograma de entrega. O investimento na aquisição foi de R$ 24,6 milhões.

    Na sexta-feira (11), o governador irá se reunir em Washington, capital dos Estados Unidos, com a secretária Adjunta Interina para a América do Sul, Amy Radetsky, para discutir as relações econômicas entre os EUA e o Paraná, áreas para possíveis investimentos e questões de segurança envolvendo a área da Tríplice Fronteira.

    Leia Também:  Com colheita avançada, relatório confirma maior safra de soja da história do Paraná

    Em Miami, na Flórida, Ratinho Junior visitará no domingo (13) o recém-inaugurado terminal de embarque da MSC Cruzeiros, considerado o maior do mundo, e se reunirá com executivos da empresa. A MSC operou cruzeiros marítimos por duas temporadas consecutivas no Paraná, passando pelo Porto de Paranaguá. Na última temporada, oito atracações trouxeram 19.261 pessoas para o Litoral. Destas, 13.190 cruzeiristas e tripulantes movimentaram o comércio, os atrativos turísticos, os passeios e os agentes de turismo da região.

    Na segunda-feira (14) ele tem uma agenda com o prefeito de Orlando, Buddy Dyer, e o prefeito do Condado de Orange County, Jerry Demings.

    LICENÇA – O governador também irá tirar licença não remunerada após a viagem, com retorno marcado para o dia 22. O vice-governador Darci Piana assume o Governo do Estado durante todo esse período.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA