NOVA AURORA

PARANÁ

Portos do Paraná vence categoria de Infraestrutura do prêmio Época Negócios 360º

Publicado em

A Portos do Paraná foi reconhecida como a melhor empresa na categoria Infraestrutura no prêmio Época Negócios 360º, promovido pela revista da Editora Globo. A 13ª edição da premiação foi realizada em parceria com a Fundação Dom Cabral e levou em consideração aspectos como desempenho financeiro, questões de governança, socioambientais, de inovação, gestão de pessoas e visão de futuro. A entrega do prêmio ocorreu nesta segunda-feira (04) na cidade de São Paulo.

Atualmente, a Portos do Paraná conta com um patrimônio líquido anual de mais de R$ 1 bilhão e emprega 452 profissionais.

O diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia, destacou que este reconhecimento é resultado de um trabalho em equipe pautado de acordo com as diretrizes do Governo do Estado, especialmente a Secretaria de Infraestrutura e Logística, sempre com o apoio a iniciativas voltadas à eficiência, aumento da produtividade e questões de governança.

“A Portos do Paraná vem adotando práticas modernas de administração, buscando sempre a capacitação do time e investindo em infraestrutura para oferecer mais eficiência a toda comunidade portuária”, disse Garcia. “Atualmente somos referência em logística portuária no Brasil, de acordo com o governo federal, e pretendemos seguir inovando cada vez mais”.

Leia Também:  Com 5 mil inscritos, Medicina será o curso mais concorrido do Vestibular de Inverno da UEM

No total, 420 empresas com faturamento superior a R$ 250 milhões anuais no Brasil participaram desta edição. Todos os dados foram reunidos pela Fundação Dom Cabral por meio de questionários e dos balanços, que passaram pelo crivo do corpo de jurados da Editora Globo e da própria Fundação Dom Cabral.

“A Premiação é uma valiosa forma de reconhecimento do esforço dos colaboradores da Portos do Paraná e é fruto do compromisso assumido com uma gestão eficiente e moderna. É com imensa satisfação que recebemos o prêmio de melhor empresa de infraestrutura do Brasil em 2024. Isso é reflexo de todo o trabalho que vem sendo desempenhado nos portos paranaenses”, destacou o diretor jurídico da Portos do Paraná, Marcus Freitas, que recebeu o prêmio em nome da Autoridade Portuária.

O diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo, também esteve presente no evento representando a empresa pública.

Leia Também:  Polícia Civil forma sete alunos no curso de operações aéreas de segurança pública

RECONHECIMENTO – Além do prêmio recebido da Época Negócios, a Portos do Paraná também é considerada, há cinco anos consecutivos, como a melhor gestão portuária do Brasil, segundo o governo federal.

“Os portos paranaenses vêm conquistando seu protagonismo no cenário portuário nacional e internacional. Somos o segundo maior porto em movimentação do País e este prêmio nos mostra que estamos no caminho certo do crescimento e desenvolvimento econômico, social e sustentável. Estamos preparados para galgar conquistas ainda maiores”, finalizou Freitas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Pesquisadores e universidades paranaenses são destaques em ranking internacional

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com foco na preservação cultural, IAT permite exploração da Caxeta por fandangueiros

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA