NOVA AURORA

PARANÁ

Poliniza Paraná: Sedest promove curso de manejo de abelhas sem ferrão na Ilha do Mel

Publicado em

A Secretária do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promove a partir de quinta-feira (26) o curso “Meliponicultura: Manejo de Abelhas sem Ferrão”, na Estação Ecológica da Ilha do Mel, em Paranaguá, no Litoral. O treinamento é voltado exclusivamente para comunidade local e técnicos ambientais. A ação ambiental vai até sábado (28), com aulas das 8h às 17h.

O principal objetivo é garantir a manutenção adequada dos meliponários, locais onde são criadas as colônias de abelhas sem ferrão. Entre as disciplinas que serão ofertadas estão a de técnicas de cuidado especial no combate a inimigos naturais para evitar ataques de outras abelhas aos jardins de mel e do uso da suplementação alimentar, que evita a escassez alimentar dos polinizadores ocasionada pelo menor índice de floração das plantas melíferas.

Até o fim do ano, de acordo com o cronograma elaborado pelo Senar, o curso será aplicado em outras Unidades de Conservação (UCs), como o Salto São João (Prudentópolis), Guartelá (Tibagi) e Lago Azul (Campo Mourão e Luiziana).

Gerente de Biodiversidade do IAT, Patricia Calderari explica que aprender como cuidar de forma correta dos jardins de mel possibilita que as abelhas sem ferrão não entrem em extinção. “Essas capacitações são importantes para que o projeto seja efetivo ao longo prazo, para que as pessoas que estão no dia a dia das UCs aprendam as técnicas de cuidado e manejo dos meliponários, ampliando o alcance da proposta”, diz.

Leia Também:  Defensorias Públicas de SP e PR vão atender famílias de vítimas do acidente aéreo em Vinhedo

A estrutura do Poliniza Paraná funciona atualmente em dez parques estaduais. O projeto já distribuiu 70 colônias de abelhas nativas sem ferrão em caixas racionais de criação. Em duas dessas UCs, Ilha do Mel e Floresta Estadual Metropolitana (Piraquara), os meliponários são mantidos com a ajuda dos moradores das localidades. A previsão é de que em 2025 mais dez unidades ambientais sejam contempladas com a instalação dos jardins de mel.

“O Poliniza contribui para o fortalecimento da educação ambiental, gera um atrativo turístico e aumenta a população desses polinizadores essenciais para a natureza”, afirma Patrícia. “Levar a capacitação a essas comunidades locais reforça ainda mais o cuidado que eles já têm com a projeto, além de apresentar a meliponicultura como uma nova possibilidade de renda”, acrescenta.

POLINIZA PARANÁ – Lançado em janeiro de 2022 pela Sedest, o Poliniza Paraná tem como objetivo instalar colmeias de abelhas nativas sem ferrão em diversas cidades do Estado, despertando na sociedade a importância dos polinizadores, a partir da educação ambiental. O projeto é uma linha de ação do Programa Paraná Mais Verde, regulamentado pela Lei Estadual n° 20.738/2021, e é um dos meios de se alcançar as metas definidas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente relacionado ao objetivo 15 – Vida Terrestre. Conheça o projeto e saiba como participar.

Leia Também:  1ª Audiência Pública do PDUI-RMC será realizada nesta quarta; veja como participar

Veja o cronograma de aplicação do “Meliponicultura: Manejo de Abelhas sem Ferrão”:

Estação Ecológica da Ilha do Mel

Local: Paranaguá.

Data: 26 a 28 de setembro.

Parque Estadual Salto São João

Local: Prudentópolis.

Data: 07 e 08 de novembro.

Parque Estadual do Guartelá

Local: Tibagi.

Data: 19 e 20 de novembro.

Parque Estadual Lago Azul

Local: Campo Mourão e Luiziana.

Data: 03 e 04 de dezembro.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Governador sanciona Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025 no Paraná

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Estado publica edital de restauração do trecho entre Dois Vizinhos e Francisco Beltrão

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA