PARANÁ
Piana participa da entrega do título de Cidadão Honorário do Paraná a Paulo Pennacchi
Publicado em
3 de julho de 2024por
Itajuba TadeuO governador em exercício Darci Piana participou nesta quarta-feira (03), na Assembleia Legislativa (Alep), da solenidade de entrega do título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná ao empresário Paulo Hermínio Pennacchi.
Nascido em Minas Gerais e radicado em Arapongas, Pennacchi construiu uma carreira de sucesso no Norte do Estado no ramo de alimentos e, também, com iniciativas voltadas à área social.
Piana destacou que a trajetória de vida de Pennacchi o credenciaram para receber a honraria do Poder Legislativo, chancelada pelo Executivo estadual. “Esse é um homem sério, responsável e que tem feito um trabalho social fantástico”, ressaltou.
“Além disso, agora é meu conterrâneo, porque eu também recebi com muita honra esse título. A partir de agora, além da amizade que nós temos, somos cidadãos deste Estado pujante, que nos acolheu e que acolhe todos que aqui chegam”, finalizou Piana.
Para Pennacchi, receber o título de Cidadão Honorário do Paraná é um privilégio. “Uma honra muito grande, o menino que veio de Minas Gerais com 6 anos de idade, que chegou em Arapongas, e agora ser homenageado aqui. Fizemos nossa família aqui, o meu pai veio criar os filhos aqui, e estamos trabalhando, defendendo os interesses do Paraná”, afirmou Pennacchi.
“Nós começamos uma empresa com 15 metros quadrados, em 1962. A empresa cresceu, prosperou, gerou centenas de empregos. Temos também um trabalho social que abrange milhares de crianças, então só temos que agradecer”, concluiu.
O projeto de lei que concedeu o título foi proposto pelos deputados estaduais Pedro Bazana e Tiago Amaral e sancionado pelo governador Ratinho Junior. A honraria é concedida às pessoas com reputação ilibada e conduta pessoal e profissional irrepreensíveis, que tenham prestado relevantes serviços de abrangência estadual e de contribuição significativa para todo o Estado do Paraná.
TRAJETÓRIA — Paulo Hermínio Pennacchi é formado em Economia pela antiga Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), incorporada em 2013 como campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Envolvido com a área social, ingressou no Lions Club Arapongas, clube voltado a ações sociais, em 1972, o qual presidiu duas vezes. A instituição foi responsável pela construção da Escola Especial Lions Clube de Arapongas – Modalidade Educação Especial, tendo como mantenedora a Apae.
O clube fundou também a Casa do Bom Menino, que funcionou por 27 anos como casa lar, acolhendo crianças da região. Em 2005, as antigas casas foram transformadas em salas de aula para atividades de contraturno escolar, nascendo o Projeto Crescer, que começou com 65 alunos.
Com duas unidades, atualmente possui mais de 900 alunos provenientes de famílias de baixa renda, cursando do 4º ao 9º ano, em escolas públicas. São oferecidos cursos e oficinas voltados ao desenvolvimento humano e profissional.
PRESENÇAS — Participaram da solenidade as desembargadoras do Tribunal de Justiça do Paraná, Joeci Machado Camargo e Lídia Maejima; o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre; o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta; o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Gilberto Deggerone; o vice-presidente do Sistema Fiep, Irineu Munhoz; o presidente em exercício da Fecomércio, Ari Faria Bittencourt; o governador do Distrito DL6 do Lions Internacional, Mauro Sérgio Ribeiro, entre outras autoridades.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Com UEM e Unioeste com nota máxima, Paraná se consolida com o 3° melhor ensino superior do Brasil
Published
4 minutos agoon
16 de abril de 2025By

O Paraná é o Estado com o melhor ensino superior da região Sul e o terceiro do Brasil, segundo todos os indicadores de qualidade da educação superior, divulgados neste mês pelo Ministério da Educação (MEC), com dados relativos a 2023. Os resultados posicionam o Paraná atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais e à frente do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Ao todo, são 48 instituições paranaenses classificadas nas faixas 4 e 5 do Índice Geral de Cursos (IGC), que indica os níveis mais altos de excelência acadêmica no País.
O índice é calculado com base na qualidade dos cursos de graduação e programas de pós-graduação, entre outros indicadores institucionais. Nesta edição, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) melhorou o desempenho no IGC e agora está com o conceito 5, ao lado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que mantiveram a posição.
As outras cinco universidades ligadas ao Governo do Paraná figuram na faixa 4 do IGC, confirmando a força do ensino superior público no Estado. Em relação ao Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, esse resultado destaca os investimentos recentes em infraestrutura, pesquisa e formação de profissionais qualificados, contribuindo de forma direta para colocar o Paraná entre os principais polos educacionais do território brasileiro.
Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o resultado consolida o Paraná como referência nacional em educação superior. “O destaque demonstra a importância do compromisso do Governo do Paraná em continuar investindo para melhorar ainda mais a qualidade do ensino superior, da ciência e tecnologia”, afirma. “O resultado reflete a educação de alto nível do Paraná e o corpo docente qualificado das universidades, fatores que contribuem para essa posição de liderança no Sul e no ranking nacional”.
Segundo o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a conquista reflete a maturidade acadêmica da instituição. “Com grande satisfação e orgulho, celebramos a nota 5 do IGC, uma conquista de toda a nossa comunidade universitária e resultado de um trabalho árduo de servidores e gestores que atuam para que o desempenho da instituição permaneça nesse importante indicador nacional”, comemora.
A avaliação do IGC contemplou 2.048 instituições de ensino superior, sendo que apenas 66 obtiveram a nota máxima, o que representa apenas 3,2% do total avaliado. Desse total, metade são instituições de ensino superior públicas.
O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, destaca que o resultado da instituição é fruto de um trabalho conjunto dos câmpus da instituição. “Esse resultado é um reflexo do trabalho dos nossos professores, agentes universitários e acadêmicos, e representa a consolidação de uma universidade que, mesmo sendo muito jovem, manteve a nota máxima no MEC, uma conquista que deve ser atribuída ao esforço coletivo da comunidade acadêmica”, salientou.
QUALIDADE DOS CURSOS – O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um dos indicadores institucionais que medem a qualidade da educação superior no Brasil. O Paraná soma 403 cursos de graduação nas faixas 4 e 5, resultado que supera a média nacional e reflete os padrões de excelência em ensino e formação profissional. Desse total, 66 cursos são das sete universidades estaduais.
Vários cursos das instituições ligadas ao Governo do Paraná alcançaram posição de destaque nacional, como Engenharia Química da UEM, classificado no topo da lista. Na sequência, estão os cursos de Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na segunda posição; Arquitetura e Urbanismo da UEM, em quarto lugar; e Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), considerado o quinto melhor do Brasil.
Na UEM, sete cursos alcançaram nota 5 e estão entre os melhores do País: além de Engenharia Química, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Medicina. Outros seis cursos foram classificados com nota 4, também considerada de excelência: Agronomia, Enfermagem, Engenharia de Produção, Farmácia, Medicina Veterinária e Odontologia.
Na Unicentro, além da Enfermagem, Medicina Veterinária, Agronomia e Farmácia obtiveram o conceito máximo. Já Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição, conquistaram o conceito 4.
DESEMPENHO DOS ESTUDANTES – Em relação ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que integra os indicadores de qualidade da educação superior no Brasil, o Paraná tem 241 cursos de graduação avaliados nos conceitos 4 e 5. Juntas, as sete universidades ligadas ao governo estadual somam 60 cursos nessas faixas, o que reforça o compromisso com a educação de alto nível e a produção de conhecimento.
Considerando apenas o conceito 5, que indica os cursos de alta qualidade, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) obteve o melhor desempenho em Zootecnia entre todas as instituições brasileiras. Já a UEM conquistou a quarta melhor posição nacional no curso de Medicina.
Nesta edição, o Enade avaliou 9.812 cursos de todo o Brasil, em diferentes áreas do conhecimento. O exame foi aplicado para alunos de bacharelado de agronomia; arquitetura e urbanismo; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica e engenharia química.
Também foram avaliados estudantes de biomedicina; enfermagem; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; zootecnia; além dos cursos superiores de tecnologia em agronegócio; estética e cosmética; gestão ambiental; gestão hospitalar; radiologia e segurança no trabalho.
Fonte: Governo PR

Com UEM e Unioeste com nota máxima, Paraná se consolida com o 3° melhor ensino superior do Brasil

TJPR apresenta redução de 15,82% de processos de execuções fiscais

Cuiabá bate Athletico-PR em casa e conquista a liderança da Série B

Bruno Henrique, atacante do Flamengo, é indiciado pela Polícia Federal por fraude em jogo contra o Santos

Ceará vence o Vasco e cola nos líderes do Brasileirão
PARANÁ


Com UEM e Unioeste com nota máxima, Paraná se consolida com o 3° melhor ensino superior do Brasil
O Paraná é o Estado com o melhor ensino superior da região Sul e o terceiro do Brasil, segundo todos...


Com valor recorde para investimentos, Estado envia PLDO de 2026 à Assembleia
O Governo do Estado enviou nesta terça-feira (15) à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para...


Na WTM Latin America, Paraná apresenta potencial turístico ao mercado internacional
O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná e da Secretaria do Turismo (Setu-PR), promove e participa de uma...
POLÍCIA


Durante ação do BPTran, alta velocidade e nervosismo levam à apreensão de munições em carro de luxo no Batel
Durante uma operação de trânsito no bairro Batel, em Curitiba, policiais da COTAMOTRAN flagraram um veículo de luxo trafegando em...


Alta Velocidade e Nervosismo Revelam Munições Escondidas em Carro de Luxo no Batel
Durante uma operação de trânsito no bairro Batel, em Curitiba, policiais da COTAMOTRAN flagraram um veículo de luxo trafegando em...


BPFRON realiza ações no oeste do Paraná com apreensões avaliadas em mais de R$ 500 mil
A Polícia Militar do Paraná (PMPR), através do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), realizou duas apreensões de grande impacto...
ENTRETENIMENTO


Jakelyne Oliveira exibe antes de subir ao altar com o cantor Mariano: ‘Pronta!’
O grande dia chegou para Jakelyne Oliveira e Mariano! A modelo e ex-Miss Brasil está prestes a se casar com...


Paolla Oliveira celebra 43 anos e ganha surpresa de colegas da Globo: ‘Mais vida’
Nesta segunda-feira (14), Paolla Oliveira celebra o aniversário de 43 anos e recebeu uma homenagem especial de colegas de trabalho....


Hariany Almeida faz radiofrequência no corpo e exibe resultado: ‘Contra celulites’
Hariany Almeida, de 27 anos, começou o dia cuidando do corpo. Na manhã desta terça-feira (15), a influenciadora e ex-BBB...
ESPORTES


Cuiabá bate Athletico-PR em casa e conquista a liderança da Série B
Em um jogo emocionante na noite desta terça-feira (15.04), o Cuiabá derrotou o Athletico-PR por 2 a 1, na Arena...


Ceará vence o Vasco e cola nos líderes do Brasileirão
Com dois gols do artilheiro Pedro Raul, o Ceará venceu o Vasco por 2 a 1 na noite desta terça-feira,...


Bruno Henrique, atacante do Flamengo, é indiciado pela Polícia Federal por fraude em jogo contra o Santos
O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi indiciado pela Polícia Federal (PF) por suspeita de fraude em partida contra o...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ6 dias ago
Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Deputado Cobra Repórter (PSD) celebra aprovação de projeto que torna Rolândia a
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Lideranças do agronegócio de Londrina são homenageadas na Assembleia Itinerante