17 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Pesquisa com empresariado mostra crescimento e otimismo do setor de turismo no Paraná

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    Pesquisa Sondagem Empresarial 2024  para o setor do turismo teve os resultados divulgados nesta quinta-feira (19). Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR), em parceria com o Sebrae/PR e a Fecomércio/PR, o levantamento foi feito entre os dias 8 de outubro e 25 de novembro, contabilizando respostas de 575 empresas que atuam neste setor no Paraná.

    Os segmentos que mais responderam foram restaurantes, cafeterias, bares e similares (22,1%), meios de hospedagem (12,3%) e agências de turismo (9,7%).

    Para os dirigentes dos órgãos promotores da pesquisa, os resultados evidenciam crescimento do setor e mostram otimismo dos empresários para 2025. Do total de participantes, 36,3% afirmam ter registrado aumento no faturamento em relação a 2023, ao mesmo tempo, 63,3% pretendem expandir seus negócios nos próximos seis meses. Os resultados estão disponíveis no SiTU — Sistema de Inteligência Turística, plataforma lançada pela Setu no ano passado, onde estão compiladas pesquisas, levantamentos e os principais dados e indicadores do setor estadual.

    O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, ressalta que as respostas confirmam o bom momento do setor. “A maioria das empresas mencionou aumento no faturamento em relação a 2023. Mais de 60% esperam expandir as suas atividades para o próximo ano, demonstrando evolução da atividade”, disse Nunes.

    “Isso mostra também como as ações do Estado são importantes, fomentando o crescimento e qualificação, entendendo que o Turismo pleno só acontece graças à iniciativa privada”, complementou. “A pesquisa visa entender a dinâmica dessas empresas, as suas percepções de necessidades e, principalmente, ter uma visão geral da evolução do turismo no Estado.”

    As empresas respondentes da sondagem são 48,7% microempresas, 36,0% são MEI (microempreendedor individual) e 9,4% de pequeno porte. As empresas demonstram solidez no mercado, com 58,7% dos respondentes em atividade há mais de cinco anos. Além disso, quase 40% informaram não ter colaboradores, sendo administradas apenas pelos sócios ou proprietários. 

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    POTENCIAIS E DEMANDAS – Para Andressa Szekut, diretora de Promoção, Inovação e Inteligência Turística da Setu, a pesquisa ajuda na identificação de potenciais e demandas. “Como Governo do Estado, é muito importante perceber a reação positiva da iniciativa privada, porque isso nos ajuda a entender as demandas e investimentos que precisam ser feitos”, diz Andressa.

    “Tudo isso resulta em uma receita perfeita para o desenvolvimento do Turismo, porque ao mesmo tempo em que o Paraná está aumentando seu número de visitantes, os empresários do setor também estão fazendo melhorias, qualificações e investimentos em seus negócios”, ressaltou.

    PERCEPÇÕES – Segundo os participantes, os meses tradicionalmente com maior consumo de serviços são dezembro (52,2%) e janeiro (42,4%). Neste ano, julho também apareceu no topo da lista, com 28,9%, apresentando maior variação sazonal em comparação ao ano passado, quando a demanda se concentrava apenas no verão. As empresas apontam que os benefícios do turismo são a movimentação da economia local (85,7%) e a geração de empregos (72,5%). 

    A coordenadora de Turismo, Artesanato e Economia Criativa do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, também reforça que a pesquisa mostra um cenário positivo no Paraná. “O interesse na expansão aliado ao equilíbrio das motivações entre lazer e negócios são indícios claros de que estamos no caminho certo”, afirma Patrícia.

    “Historicamente, o turismo no Paraná cresceu por negócios e eventos, sem contar o período da pandemia, nós não vemos recessão neste segmento. Vemos uma expansão com o lazer, indica a chegada de um ‘novo turista’ que está buscando e acessando uma oferta mais diversa e qualificada, que vai além dos negócios e eventos”, aponta. 

    PERFIL – Em 2024, o perfil dos hóspedes é composto, principalmente, por turistas de lazer (45,9%) e turistas de negócios (45,1%). O levantamento também mostra que houve crescimento na média de ocupação mensal dos hotéis. A média atual varia entre 61% e 70%, enquanto no ano passado era de 51% a 60%.

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    O perfil de consumidores das empresas de alimentos e bebidas é formado, em maioria, por moradores locais, turistas de lazer e turistas de negócios. Nas agências e guias de turismo os segmentos mais ofertados são o turismo cultural (47,9%), o ecoturismo (41,9%) e o turismo de aventura (31,1%).

    Para Giovanni Bagatini, coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio PR, as respostas demonstram o desenvolvimento e o potencial do setor no Estado. “A pesquisa mostrou que a maioria dos empresários respondentes reconhece o Turismo como um forte impulsionador da economia local e da geração de empregos. Os dados destacam a importância estratégica do setor para o desenvolvimento regional e estadual”, afirma.

    “Além disso, o levantamento apontou, que para o maior  percentual de empresários, houve um crescimento de 10% na ocupação média dos meios de hospedagem se comparado a 2023, evidenciando a recuperação e a expansão da atividade turística no Paraná. Esses resultados refletem o potencial do turismo como motor econômico e social, estimulando investimentos e desenvolvimento sustentável da atividade”, acrescenta.

    CADASTUR – 74,3% das empresas respondentes estão registradas no Cadastur,  2% a mais em relação a 2023. O sistema do Ministério do Turismo formaliza e regulariza os prestadores de serviços turísticos do Brasil, também servindo como fonte de pesquisa para viajantes, que podem buscar por empreendimentos e profissionais registrados.

    Opcional para algumas empresas e profissionais, como restaurantes e locadoras de veículos, o registro no Cadastur é obrigatório para acampamentos, parques temáticos, agências de turismo, guias de turismo, organizadoras de eventos, meios de hospedagem e transportadoras turísticas. O cadastro atualizado também dá acesso a benefícios junto ao governo federal, como financiamentos em bancos oficiais, possibilidade de participação em feiras, eventos e programas de qualificação de mão de obra.

    A Secretaria do Turismo também elaborou uma cartilha, com informações, requisitos e maiores orientações aos empreendedores e profissionais do setor, a respeito dos benefícios do registro no Cadastur. Acesse o material  AQUI .

    Fonte: Governo PR

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    PARANÁ

    Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

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    A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

    Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

    Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

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    “O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

    SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

    O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

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    “Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

    A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

    As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

    Fonte: Governo PR

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