NOVA AURORA

PARANÁ

Parques do Iguaçu e Vila Velha estão entre os melhores do País pela avaliação da TripAdvisor

Publicado em

A plataforma TripAdvisor, uma das mais populares do setor do turismo e viagens, mostra que, na avaliação de turistas o Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Estadual de Vila Velha estão entre os dez melhores do Brasil. O ranking leva em consideração as avaliações dos destinos e atrativos feitas pelos próprios viajantes.

A posição no ranking pode variar para mais ou para menos, porque as avaliações feitas pelos usuários do site são dinâmicas, em tempo real. Na tarde desta terça-feira (22), o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, ocupava a primeira colocação entre os dez mais bem avaliados do País, e o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, aparecia em sexto na lista.

O secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, ressalta que esses dois parques são exemplos de como devem ser os espaços destinados a receber turistas. “Para configurar entre os melhores em uma plataforma de viagem, não adianta o local apenas ser bonito. Também precisa de estrutura, de um bom atendimento e atender a diversos outros fatores. Esses atrativos devem servir de inspiração para outros espalhados por todo o Estado”, disse Nunes. “É importante estar em plataformas que conversam diretamente com o público final, ou seja, os turistas, porque essas avaliações servem de base para que outros viajantes definam seus roteiros, incluindo o Paraná nos planos de viagem”, completou.

FOZ DO IGUAÇU – Idealizado no final do século 19, o Parque Nacional do Iguaçu é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, por seus muitos ecossistemas naturais. Além do turismo, o local é um importante espaço para realização de pesquisas científicas e para o desenvolvimento de atividades educacionais, trabalhando conceitos da sustentabilidade, preservação e contato com a natureza.

Leia Também:  Paraná participa do principal evento do setor portuário na América Latina, em Santos

O parque abriga as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas do Mundo e um dos principais atrativos turísticos mundiais. Famosa por seu conjunto de 275 quedas de água, as Cataratas foram eleitas recentemente como o principal atrativo do Brasil e da América do Sul, também pela TripAdvisor.

“Ver a importância e relevância que o Parque Nacional do Iguaçu vem ganhando ao longo dos anos nos enche de entusiasmo. Nesse mesmo ano as Cataratas do Iguaçu ganharam o Travellers’ Choice, tornando-se eleita a principal atração do Brasil e da América do Sul pelo TripAdvisor, além disso as Cataratas também ocupam o 21.º lugar no ranking mundial de atrações pela plataforma. Com certeza é um marco muito significativo e nos mostra que estamos no caminho certo”. afirma Mario Macedo, CEO da Urbia Cataratas, concessionária do parque.

VILA VELHA – Primeiro Parque Estadual criado no Paraná, em 1953, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico estadual e hoje é uma concessão do Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra (IAT) e da empresa Soul Vila Velha. O local é famoso por suas formações rochosas milenares – os arenitos, furnas, cavernas verticais e lagos. O conjunto de belezas naturais, aliado a atividades turísticas de aventura e natureza, configuram o atrativo como um dos cartões-postais mais simbólicos do Paraná.

Leia Também:  Mulheres são maioria entre estudantes e professores das universidades estaduais

Leandro Ribas, gestor do parque, reforça a importância de configurar na lista dos 10 melhores do Brasil. “É um reconhecimento muito significativo para nós. O Parque Estadual de Vila Velha é um verdadeiro patrimônio natural, e ver que os visitantes valorizam nossa dedicação em oferecer experiências únicas, seja pela beleza dos arenitos, Furnas ou Lagoa Dourada, nos motiva ainda mais. Esse reconhecimento reforça o nosso compromisso em garantir que cada pessoa que venha ao parque tenha uma conexão especial com a natureza, vivenciando um lugar seguro, bem cuidado e repleto de atividades para todos os perfis de aventureiros”, disse.

PLATAFORMA – O site TripAdvisor reúne avaliações, rankings e indicações feitas por turistas, se configurando como um grande portal de troca de experiências e importante mecanismo influenciador, sendo uma ferramenta quase indispensável para viajantes na hora de planejar um roteiro.

Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, órgão ligado à Secretaria do Turismo, que faz a  promoção comercial do turismo do Estado, aponta a influência que a plataforma tem para o setor turístico estadual. “Quando falamos do mercado, muitos turistas tem essa ferramenta como forma de consulta e definição de suas próximas viagens. Ter plataformas como esta é fundamental para mostrar a organização, representatividade e opções qualificadas que existem no Paraná. Neste caso, temos destacadas no portal duas opções dentro dos dez melhores parques do Brasil”, disse.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paraná tem maior salto em inovação da última década entre principais estados, aponta INPI

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Prazo de consulta pública para política de ciência e inovação é prorrogado até 8 de dezembro

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA