NOVA AURORA

PARANÁ

Parque Guartelá funciona parcialmente após ter estruturas danificadas por chuvas

Publicado em

Após ser fechado no domingo (29) em razão das fortes chuvas, o Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, nos Campos Gerais, funcionará parcialmente a partir desta terça-feira (31). As seguidas tempestades, com cheias e alagamentos, causaram diversos danos à Unidade de Conservação (UC). A Cachoeira da Ponte de Pedra e o mirante ficarão inacessíveis por tempo indeterminado já que parte das estruturas da ponte que leva os visitantes aos espaços caiu.

As trilhas que dão acesso aos panelões, à prainha e às pinturas rupestres do parque, também não poderão ser utilizadas até que a água acumulada seja escoada e o caminho possa ser reconstituído. A medida do Instituto Água e Terra (IAT), órgão ambiental responsável pela administração do Guartelá, atende a uma orientação da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil para garantir a segurança dos frequentadores do complexo – neste momento apenas a recepção e o espaço para motorhomes estão autorizados a receber público.

Leia Também:  Missão ao Japão e Coreia do Sul foi exercício da habilidade comercial, diz secretário

OUTROS PARQUES – Em relação aos parques estaduais que foram fechados no fim de semana por motivo de segurança, o Pico Paraná, nos municípios de Campina Grande do Sul e Antonina, e Serra da Baitaca, em Piraquara e Quatro Barras, seguirão sem receber visitantes pelo menos até esta terça-feira (31), seguindo a previsão do tempo de chuvas fortes para a região.

Já o Parque Estadual Pico do Marumbi, em Morretes, no Litoral, reabriu nesta segunda-feira (30) e está funcionando normalmente. Porém, permanece sob monitoramento, podendo ser fechado novamente caso as condições climáticas voltem a preocupar.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Prêmio Mecenas da Inovação homenageia 16 pessoas de destaque na área no Paraná

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  15.977 vagas: Agências do Trabalhador ofertam oportunidades em todo o Estado

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA