NOVA AURORA

PARANÁ

Parceria entre Polícia Penal e Unifacear cuida da saúde de presos em Piraquara

Publicado em

Um novo projeto elaborado em parceria pela Polícia Penal do Paraná (PPPR) e a faculdade Unifacear, de Curitiba, envolve ações de cuidado com a saúde de pessoas privadas de liberdade (PPL) que cumprem pena na Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEP I), na Região Metropolitana de Curitiba. Com apoio dos acadêmicos do curso de Enfermagem, são realizados testes de HIV, sífilis e aferições de pressão arterial com o objetivo de prevenção e acompanhamento das condições de saúde dos custodiados.

As atividades iniciaram na última sexta-feira (01) e prosseguirão até que todos os apenados sejam atendidos. Os presos também recebem orientações de saúde e medicamentos para controle parasitário. A equipe de acadêmicos trabalha sob coordenação da professora Manuela Kaled e acompanhamento do técnico de enfermagem da PEP I, Cláudio Rogério Alves da Silva.

Para o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, a ação tem um impacto positivo na sociedade. “Essa parceria é importante não só para o sistema penal, mas para a saúde pública. A ação é preventiva para que os apenados não precisem sair das unidades e dividir espaço com a população para atendimento nas unidades de saúde”, disse.

Leia Também:  Novo secretário de Segurança Pública reúne comandantes das forças do Paraná

O diretor da unidade prisional, Thorsten Ferraz, destacou o apoio da universidade nessa ação e o desempenho da equipe da saúde da PEP I. “Esta é uma importante ação que reforça a assistência aos privados de liberdade sob custódia na PEP I e que auxilia na prevenção a enfermidades. A PEP I não registrou nenhum óbito durante a pandemia da Covid-19. Com ações preventivas e atenção dos gestores Polícia Penal do Paraná estamos mantendo a unidade com índices de cuidados à saúde e de escolaridade acima da média nacional”, disse.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio das polícias de GO e MS, PCPR prende foragido da Justiça e acusado de estupro

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem condenado pelos crimes de homicídio e roubo ocorridos em Goiás e acusado de outros crimes no Paraná, neste sábado (5), em Cascavel, na região Oeste.

Ele foi preso em flagrante por agredir sua companheira com um fio elétrico e ameaçá-la de morte, alegando possuir uma arma de fogo escondida em casa. Ele ainda a obrigou a publicar imagens ao seu lado nas redes sociais.

Durante o registro do Boletim de Ocorrência, o homem forneceu informações contraditórias sobre sua identidade, o que levantou outras suspeitas. Além dos crimes relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher, ele também passou a responder por falsa identidade no Paraná.

A PCPR representou ao Poder Judiciário pela decretação da prisão preventiva do suspeito, a fim de viabilizar sua identificação civil, e após diligências conjuntas com outras forças de segurança foi possível descobrir a verdadeira identidade do homem. Ele estava foragido do sistema prisional de Goiás desde 2017, onde cumpria pena pelo crime de homicídio. Além disso, havia um mandado de prisão em aberto contra ele pelo crime de roubo.

Leia Também:  Ipem pretende instalar novo posto de fiscalização de caminhões-tanques no Paraná

O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça. A operação foi feita em apoio à Polícia Civil de Goiás (PCGO).

OUTRO CASO – Em outro caso, a PCPR prendeu temporariamente um homem, de 58 anos, investigado por ao menos quatro casos de estupros de vulnerável ocorridos na região de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado. A captura aconteceu neste domingo (6), em Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, e contou com apoio da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

Os crimes foram praticados contra quatro vítimas menores de idade entre o final de 2024 e início de 2025. Conforme apurado, as investigações apontaram que o suspeito havia alterado seu endereço na tentativa de evitar a responsabilização pelos crimes.

De acordo com a delegada Yasmin Espicalsky, por meio da integração e do trabalho conjunto das polícias dos dois estados, foi possível localizar e monitorar o investigado, resultando na sua captura. “Essa operação destaca a importância da colaboração entre as forças de segurança para garantir a proteção da sociedade e a efetividade da justiça”, explica.

Leia Também:  Bombeiros do Paraná ajudam a combater incêndio de grandes proporções no Paraguai

Durante a ação, os policiais também encontraram uma espingarda na residência do investigado, o que resultou em sua autuação em flagrante por posse irregular de arma de fogo. O homem também foi encaminhado ao sistema penitenciário.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA