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Paraná tem a 5ª maior população em área urbana do Brasil

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O Paraná tem a quinta maior população morando em áreas urbanas no Brasil, com 89%, o equivalente a 10.179.847 dos 11.444.380 habitantes do Estado. Outros 11% (1.264.533) moram em áreas rurais no Estado. O resultado está acima da média nacional, em que 87,4% residem em zonas urbanas. Os dados são do “Censo Demográfico 2022: Malha de Setores Censitários Definitivos”, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última semana.

Apenas Rio de Janeiro (97,9%), São Paulo (96,8%), Distrito Federal (96,5%) e Goiás (93,2%) estão à frente do Paraná, em relação a quantidade de suas populações residindo em áreas urbanas. Em números absolutos, o Paraná também figura com a 5ª maior população vivendo em zonas urbanas (10,1 milhões). São Paulo (42,9 mi), Minas Gerais (18,1 mi), Rio de Janeiro (15,7 mi) e Bahia (10,8 mi) antecedem o Paraná, todos estados mais populosos.

Na comparação com o Censo de 2010, quando 8.912.692 pessoas moravam em áreas urbanas (85,4%), o crescimento foi de 14,22% no número de habitantes,. O índice é maior do que o crescimento populacional total do Paraná no período entre os dois censos. De 2010 a 2022, a população paranaense cresceu 9,57%. Já o número de moradores de áreas rurais no período reduziu 17,45%, seguindo a tendência nacional.

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REGIONAL — Dos 399 municípios do Paraná, apenas dois não possuem moradores em zonas rurais: Curitiba e Pinhais, na Região Metropolitana da Capital. Além disso, 354 cidades (88,72% dos municípios do Estado) contam com mais de 50% de sua população residindo em áreas urbanas, enquanto que 45 municípios (11,28%) têm a maioria vivendo em zonas rurais.

Com exceção de Curitiba e Pinhais, Sarandi, na região Norte, é a cidade com a maior proporção de residentes em zonas urbanas, com 99,5% dos seus 118.455 moradores vivendo nesta área. Na sequência aparecem Foz do Iguaçu e Maringá (99,4%), Matinhos (99,1%), Paiçandu (98,8%), Fazenda Rio Grande e Pontal do Paraná (98,5%), Telêmaco Borba e Ponta Grossa (98,2%).

Na outra ponta, Antônio Olinto tem a maior população vivendo em áreas rurais (82,7%), seguida de Nova Laranjeiras (74,7%), Mato Rico (71,9%), Doutor Ulysses (71,1%), Manfrinópolis (71%) e Quitandinha (70,9%). Das 45 cidades em que a maioria da população vive em área rural, apenas Mandirituba tem mais de 20 mil habitantes; outras 13 têm de 10 mil  a 20 mil; 16 têm de 5 mil a 10 mil; e 15 têm até 5 mil habitantes.

BAIRROS — Outro recorte analisado pelo IBGE é sobre o número de residentes por bairros em cada município. A Cidade Industrial de Curitiba (CIC) é o 5º bairro do Brasil com o maior número de residentes, com 172.510 pessoas. É o primeiro fora do Rio de Janeiro a aparecer na lista, de um total de 17.576 bairros em todo o Brasil.

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Outros cinco bairros de Curitiba aparecem na lista dentre os 100 maiores do Brasil. Sítio Cercado aparece em 24º lugar, com 102.293 moradores; Cajuru (29º – 90.002 habitantes); Uberaba (45º – 73.241); Boqueirão (65º – 65.618); e Xaxim (93º – 58.124).

O primeiro bairro do Paraná fora da Capital a aparecer na lista é Uvaranas, de Ponta Grossa, com 43.420 (167º lugar). Cara Cara (182º – 42.594) e Contorno (212º – 40.173), também da cidade dos Campos Gerais, são os próximos destaques paranaenses na lista.

Os recenseadores percorreram 172.804,57 quilômetros em todo o Paraná, a 8ª maior distância no Brasil. Minas Gerais teve o maior trajeto percorrido, com 461.955,59 km, seguida da Bahia (350.609,33 km), São Paulo (251.802,02 km), Rio Grande do Sul (203.305,53 km) e Mato Grosso (199.294,12 km).

Fonte: Governo PR

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Rede estadual de educação do Paraná acolhe professores e alunos autistas

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Quando ingressou como professor na rede estadual de ensino, aos 21 anos, Evalney Riely Horst sentia que havia uma barreira entre ele e os demais colegas. Interpretar simples entonações de voz ou outros sinais não verbais representava uma dificuldade para ele. Ao participar do planejamento de educação inclusiva da escola, anos depois, ele teve a oportunidade de conhecer mais a fundo o que era autismo. Tendo se identificado com muitas de suas características, resolveu ele mesmo procurar orientação profissional.

Em 9 de abril de 2024, Evalney, aos 37 anos, finalmente recebeu o diagnóstico de portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA). “No começo foi estranho, precisei de um tempo até aceitar. Mas depois tudo foi fazendo sentido”, lembra. 

Desde a época em que estudava, Evalney tinha dificuldade para se enturmar, exceto quando se envolvia com atividades que o interessavam, como xadrez, informática e jogos eletrônicos, e que o tornavam alvo de bullying. Faltavam ao ambiente escolar formas de acolhimento a alunos como ele. “Não havia suporte, nem ouvíamos falar sobre autismo naquela época. Foi bem complicado para mim”, afirma.

Com o objetivo de promover a inclusão e o combate à discriminação da pessoa autista, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 2008, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. O TEA é um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado principalmente pela dificuldade de comunicação e interação social, podendo apresentar ou não déficits intelectuais e hiperfocos.

“Não tem cura, mas tem tratamento”, afirma a pedagoga e especialista em psicopedagogia e educação especial, Siana do Carmo de Oliveira Franco Bueno. “O maior desafio enfrentado pela pessoa com TEA é que muitas vezes ele é tratado de forma equivocada, apenas com medicação. Também é necessário que haja acompanhamento terapêutico e orientação adequada”.

O diagnóstico é feito por meio de avaliações, observações e acolhimento de relatos familiares e clínicos e deve acontecer o mais cedo possível. “Aos primeiros sinais atípicos no desenvolvimento infantil, pode-se iniciar o acompanhamento multidisciplinar objetivando uma avaliação completa do quadro”, explica o psicólogo Paulo Ricardo Ferreira.

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Segundo Siana, a importância do diagnóstico precoce ajuda a evitar complicações ao longo da vida para a pessoa com TEA. “É para que o autista não venha a sofrer graves consequências na vida adulta, como depressão ou mesmo outros transtornos mais sérios, que poderiam causar prejuízos pela dificuldade de compreensão, tanto por ele como pelas pessoas de seu entorno”.

ENSINO DE QUALIDADE E INCLUSÃO – Juarez Gabriel Miranda Franco de Lima sempre gostou de ir ao circo. Um dia, em 2020, pendurou uma cortina na garagem de casa, botou um nariz de palhaço, apontou uma câmera para o palco improvisado e se apresentou como o palhaço JG. “Teve malabarismo com chapéu, piadas e muitas músicas infantis”, ele recorda. “Normalmente eu faço sozinho, mas às vezes deixo meus amigos fazerem uma apresentação”.

Aos 6 anos, Juarez era tratado como uma criança hiperativa. Até que Cleusa, sua mãe, orientada pela escola em que ele estudava, procurou ajuda profissional para o diagnóstico para TEA, que acabou se confirmando. A princípio preocupada – na adolescência, ela havia cuidado de uma criança com autismo severo –, Cleusa ficou aliviada com o apoio dado pela escola. “Ele conseguiu uma professora para ajudá-lo a se desenvolver nos estudos”, ela conta. “Tinham muita paciência e muito amor por ele. Ele é um menino muito inteligente e muito carinhoso com todo mundo”. 

Além das apresentações como o palhaço JG – devidamente registradas em seu canal no YouTube –, Juarez, que está no terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Wolff Klabin, é atleta, tendo competido em três edições dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), representando o Centro de Referência Paradesportiva de Telêmaco Borba. Em 2023, ele foi campeão paranaense, tendo conquistado ouro nas modalidades de 100, 200 e 400 metros. Correr, diz Juarez, o ajudou a se tornar uma pessoa mais independente. “Consigo cuidar de mim mesmo e já saio sozinho. Eu costumava me isolar, mas agora saio e convivo com outras pessoas”, comemora Juarez.

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Essas conquistas de Juarez e de outros 12 mil estudantes com diagnóstico de TEA são possíveis graças aos serviços de acolhimento e assistência oferecidos pela Secretaria Estadual da Educação (Seed-PR). Esses serviços são distribuídos nas escolas levando-se em conta as necessidades dos estudantes.

Os Profissionais de Apoio Escolar (PAE), que ajudam estudantes com deficiência a participar das atividades escolares, e Professores de Apoio Educacional Especializado (PAEE), que atendem alunos com necessidades educacionais especiais, são contratados conforme estudo de caso. 

Já as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), que funcionam no contraturno e ajudam na integração social dos alunos, são autorizadas para todas as escolas que possuam estudantes da educação especial e que não sejam de educação integral.

“O Paraná desenvolve ações voltadas aos alunos com TEA desde a origem do atendimento educacional especializado”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “Com o aumento do número de estudantes identificados, as ações têm sido potencializadas para garantir a inclusão de todos eles”.

Hoje, para atender estudantes com diagnóstico de TEA, a rede estadual de educação conta com cerca de 3 mil SRMs, 1.400 PAEs e 4.100 PAEEs.

“Hoje em dia, eu percebo muitas coisas boas, como atendimento especializado com profissionais capacitados, salas de recursos multifuncionais e palestras para conscientização”, avalia Evalney, que hoje leciona no Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, em Irati, no Centro-Sul do Estado. “Na escola, quando contei do diagnóstico, a direção me acolheu e inclusive me incentivou a usar o cordão do autismo, como forma de inspirar alunos autistas”.

Fonte: Governo PR

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