NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná recebe 1º encontro para elaboração do Plano Nacional de Diretrizes do Audiovisual

Publicado em

A partir desta quarta-feira (4) até sexta (6), às 17h, no Auditório Brasílio Itiberê, que fica na sede da Secretaria de Estado da Cultura, em Curitiba, ocorre o primeiro encontro para a elaboração do novo Plano de Diretrizes e Metas (PDM) do audiovisual brasileiro. O diálogo é promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV), e em parceria com o Conselho Superior de Cinema (CSC).

Buscando ampla participação, as reuniões ocorrerão em formato híbrido, com transmissão ao vivo e participação tanto presencial quanto online. Interessados para o encontro regional podem se inscrever AQUI, até as 23h59 desta segunda-feira (2). 

O novo plano orientará as políticas públicas do setor audiovisual pelos próximos dez anos e reflete o compromisso estratégico com o desenvolvimento sustentável e inclusivo do segmento no país. Durante o encontro, a equipe da SAV apresentará o histórico do último PDM (2011-2020), além de diagnósticos e pesquisas atualizadas sobre o setor, para subsidiar as discussões.

Leia Também:  Após ser resgatado por PMs, lobo-guará volta à natureza com atuação de técnicos do IAT

O processo de construção do PDM 2025-2034 será marcado pela participação ativa da sociedade civil. As primeiras conversas ocorrem nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba, e se estendem até sexta-feira (6). Os eventos têm como objetivo coletar sugestões e propostas que contribuirão para a formulação do novo PDM, garantindo que as diretrizes do audiovisual brasileiro sejam construídas de maneira coletiva e alinhadas às necessidades e aspirações regionais.

O grupo de trabalho (GT) responsável pela elaboração do PDM conta com representantes de diversos ministérios, membros do Conselho Superior de Cinema e técnicos da Agência Nacional do Cinema (Ancine). O grupo traz especialistas com vasta experiência em áreas essenciais para o setor audiovisual, como educação, produção, exibição e mercados audiovisuais.

SOBRE O PDM – O novo Plano de Diretrizes e Metas do audiovisual brasileiro busca criar um planejamento estratégico de longo prazo para o setor. Isso contribui na construção de parâmetros para programas e projetos que promovam o desenvolvimento da área. Além disso, visa articular ações entre diferentes ministérios, esferas de gestão e a sociedade civil, fortalecendo a governança e a sustentabilidade do setor.

Leia Também:  Maior índice desde 2018: PCPR soluciona 76% dos homicídios ocorridos em Curitiba em 2024

Serviço:

Data: 04 a 06/09

Horário: 17h

Local: Secretaria da Cultura do Paraná, no Auditório Brasílio Itiberê – Rua Ébano Pereira, 240 – Centro – Curitiba

Participação online AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Comemoração de um ano da placa preta no Paraná reúne mais de 100 veículos antigos

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Prefeitos e técnicos podem se inscrever em fórum estadual sobre nova Lei de Licitações

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA